Minha lista de blogs

segunda-feira, 15 de março de 2010

Faça sua parte


Reveja suas atitudes
Veja algumas dicas simples de como você pode colaborar para não lançar muitos gases causadores do efeito estufa na atmosfera.
Ao comprar

Carne:

Pergunte ao seu açogueiro ou ao supermercado que freqüenta de onde vem a carne que você compra. Cerca de 70% das áreas desmatadas são para abertura de novas pastagens. O desmatamento é o principal responsável por nossas emissões de gases causadores do efeito estufa. Madeira:


Procure sempre o selo FSC. O selo é a garantia de que a madeira foi retirada corretamente. O desmatamento é o principal responsável por nossas emissões de gases causadores do efeito estufa. Quanto mais incentivamos o manejo sustentável, menores serão os incentivos para desmatar completamente determinadas áreas.
Transporte

Prefira o transporte público. Além de ser menos poluente, você evitará parte do estresse do dia-a-dia; Use bicicleta ou caminhe sempre que possível. É saudável e você estará contribuindo para um planeta mais limpo; Se não houver ciclovias, fale com seus representantes políticos para que as construam; Para viagens curtas a trabalho ou de turismo, prefira o ônibus.
Carro

Faça sempre uma revisão. Além de evitar possíveis dores de cabeça, um carro que funciona corretamente consome menos combustível e menos gases causadores do efeito estufa; Calibre bem os pneus do seu carro. Os pneus bem calibrados evitam um consumo excessivo de gasolina e dão mais segurança; Ao comprar, dê preferência aos veículos flex e que sejam mais econômicos; Se puder, abasteça com álcool e não com gasolina.
Em casa

Procure sempre comprar aparelhos eficientes em consumo de eletricidade; Desligue as luzes dos ambientes não utilizados; Retire das tomadas os aparelhos em stand-by (os que ficam com as luzinhas vermelhas acesas); Instale painéis solares para aquecer a água. A longo prazo, você poupará energia e dinheiro; Substitua as lâmpadas principais da casa por lâmpadas fluorescentes compactas, consomem 75% a menos que as convencionais; Desligue o chuveiro quando estiver se ensaboando. No trabalho

Verifique se as luzes estão desligadas ao sair; Seja ativo: forme uma comissão para verificar como a empresa pode gastar menos energia; Mantenha os aparelhos de ar condicionado a 25o C; Verifique se os aparelhos de ar condicionado estão na sombra. Eles consomem 5% menos se não estiverem no sol. Se cada um fizer sua parte e divulgar essas dicas, pode ser que consigamos reverter o assustador quadro em que o nosso planeta se encontra hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário