Minha lista de blogs

quarta-feira, 10 de março de 2010

Gatos leves têm mais chance de sobreviver a quedas

Gatos leves têm mais chance de sobreviver a quedas.A física e a ciência explicam muito do que reza a lenda sobre os gatos: eles realmente parecem ter sete vidas. A constatação foi obtida após resultado de uma pesquisa norte-americana publicada recentemente. O estudo revelou que em 90% das quedas de gatos de prédios entre dois e 32 andares, os animais sobreviveram. As explicações para a notícia surpreendente são diversas, a começar pelo fator peso.
De acordo com a revista “Superinteressante”, os veterinários que acompanharam os casos revelaram que os bichanos sobreviventes eram mais leves, o que contribuiu substancialmente para a força do impacto da queda ser menor. Outro fator apontado para a sorte dos felinos foi o passado selvagem dos animais. Segundo acreditam os cientistas, os bichanos evoluíram “pulando de árvore em árvore” e acabaram incorporando técnicas especiais para seus saltos.
Ao cair, os animais usam estratégia semelhante a dos paraquedistas: primeiro contraem todos os músculos, depois esticam os membros horizontalmente, relaxando-os, como se fossem planadores. Esse movimento distribui a força do impacto por todo o corpo, além de ajudar a reduzir a velocidade da queda. Parece que a técnica foi fundamental para a sobrevivência de um dos bichanos estudados pelo grupo de cientistas. Após cair de 32 andares, o animal sofreu nada além de um dente quebrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário