Minha lista de blogs

sexta-feira, 12 de março de 2010

VC SABIA?VEGETARIANISMO - VEGANISMO


VEGETARIANISMO
Vegetarianos alimentam-se de vegetais ou, de outra forma, vegetarianos não se alimentam de animais.
Se uma pessoa come algum tipo de carne ou derivados de animais (laticínios, ovos, mel),
ela não é vegetariana.

VEGANISMO
é uma opção de vida de pessoas que por razões éticas (relacionadas ao respeito aos direitos animais) não utilizam e não consomem quaisquer produtos de origem animal na alimentação, na vestimenta (seda, lã ou peles) e nos produtos que consomem.



--------------------------------------------------------------------------------

Vegetariano
- adj (veget(al)+ar3+i+ano2)
Relativo à alimentação exclusivamente vegetal. sm
Partidário da alimentação exclusivamente vegetal.
Fonte: Dicionário Michaelis

--------------------------------------------------------------------------------



Copiado do Perfil de "Fabinho" no Orkut (ativista vegano pelos direitos animais)

1 - Vc é vegetariano?
Sou.
_____________________________________________


2 - Vc só come salada?
Não. Deixar de comer carne não quer dizer comer só alface.
_____________________________________________


3 - Mas peixe e frango!? Vc come, né?
Desde pequeno aprendi que peixe e frango não nascem em árvores.
_____________________________________________


4 - Mas salsicha pode comer?
Aham, ali na horta tem um pé...
_____________________________________________


5 - Dizem que é preciso de proteína pra viver.
Eu também digo, mas não precisa da proteína da carne. A Associação Dietética Americana recomenda uma dieta vegetariana.
_____________________________________________


6 - Os animais não matam outros pra se alimentar?
Sim, os animais não-humanos matam. Eles precisam agir desta forma pra sobreviver. Você faz cocô na rua, xixi no poste, e fica pastando ? Se somos diferentes em diversas coisas porque teremos que imitar os outros animais nesse caso?
_____________________________________________


7 - Comer carne faz parte da tradição!
Depende. Tem raça que come cachorro. A gente tem o cão como parte da família e seria nojento pensar em comê-lo. Na Índia as vacas são sagradas, aqui a gente devora sem dó.
Sem dizer das tribos canibais, né, mas é a tradição.rs.
_____________________________________________


8 - Minha vó disse que conhece um vegetariano doente.
Acredito nela... e eu conheço vários onívoros doentes. Faça o teste, quando alguém espirrar
de seu lado não diga "saúde", diga "você come carne?". A resposta não será uma surpresa!
_____________________________________________


9 - Eu acho que os animais não merecem tanto respeito quanto os humanos... eles não têm autoconsciência, os humanos são superiores, somos mais inteligentes!
Uma criancinha, um débil mental, e um anencéfalo também não têm a capacidade de um porco, um cão ou um chipanzé de se relacionar com um membro de sua própria espécie, nem por isso eu acho certo comer ou subestimá-los.
_____________________________________________


10 - Eu não matei o animal, por isso vou comer e pronto!
Mas ao comprar a carne vc assassina...ops, patrocina a morte.
A criação de animais de corte é responsável por 90% do desmatamento de florestas tropicais. Para cada hambúrguer "Big Mac" de carne bovina são necessários 50m² de floresta.
--


Fabinho

http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=17379555857196700962



Vídeo sugerido: http://www.youtube.com/watch?v=dScutbJpHoA


--------------------------------------------------------------------------------


Fonte - http://www.anda.jor.br/?p=25016 - 12 de outubro de 2009


Ética, dietas e conceitos
Sônia T. Felipe


Vegetusiano, vegetariano ou vegano? Qual a diferença? Se perguntarmos a qualquer pessoa na rua o que lembra a palavra “vegetariano”, a maioria vai responder que essa palavra designa uma pessoa que não come nada de animais. Se perguntarmos o que quer dizer “vegano”, poucas são as pessoas que conhecem o termo. E raras são as que conhecem a distorção deliberada que os “vegetarianos tradicionais” fizeram do conceito por detrás do termo. Ouvimos dos “vegetarianos” que ingerem laticínios, ovos, mel e qualquer derivado de secreções glandulares de fêmeas de outras espécies, que a palavra deriva do latim, vegetus, cujo significado é vigoroso.


Se fosse verdade que a palavra inglesa vegetarian derivasse do latim, conforme querem os “ovo-lacto-api-vegetarianos” conservadores, a palavra não poderia ter sido escrita desse modo, deveria ser: vegetusian. Em português deveria ser, então, vegetusiano. Leite e ovos não dão em árvores, nem são extraídos do solo. São extraídos do corpo de fêmeas de outras espécies.

Se os vegetarianos conservadores de fato estivessem a nomear sua escolha com base no conceito latino, derivado da palavra vegetus, deveriam dizer-se vegetusianos, deixando a palavra vegetariano, que foi sequestrada por eles para designar falsamente sua dieta, repleta de produtos de origem animal. Que pena! Poderíamos agora ter mais transparência ética na designação do tipo de dieta adotada pelos ovo-lacto-api-vegetarianos.
Os que não adotam uma dieta pensando apenas em se tornar vigorosos, e sim em erradicar de seu prato qualquer comida que resulte da exploração de animais, teriam então o termo correto para se autodesignar: vegetarianos, isto é, os que comem exclusivamente alimentos de origem vegetal.

Quando os vegetusianos usam a palavra vegetariano para designar seu “estilo” alimentar, cometem um erro. Fazem passar sua escolha pelo que de fato ela não é. Vegetarianos deveriam ser somente os que se alimentam exclusivamente de produtos de origem vegetal. Vegetusianos deveriam ser aqueles que adotam uma dieta com o intuito de se tornarem fortes, vigorosos. Para os vegetusianos a questão do sofrimento e morte dos animais é menos relevante. A maioria deles até topa participar de debates em defesa dos animais, mas seu propósito é divulgar o vegetusianismo, ainda que usando a palavra vegetarianismo. Isso confunde as pessoas.

O fundador da primeira sociedade britânica vegana, Donald Watson, denunciou em 1944 o engodo dos vegetarianos que passavam ao público a ideia de que a palavra vegetarian derivaria do latim vegetus. Segundo Watson, os “vegetarianos” assim procedem porque não conseguem explicar para as pessoas o uso do termo vegetariano para designar sua dieta, quando ela contém ovo, leite, mel e derivados destes.

Para não ter de explicar que eram vegetarianos só numa parte do conteúdo de seu prato, os conservadores inventaram essa história de que o termo vegetariano deriva do latim vegetus. Cometem um erro grosseiro, pois basta olhar o termo vegetus para ver que dali não dá para derivar vegetariano e sim vegetusiano. Uma acrobacia tem de ser feita com as letras, para escrever vegetariano como se derivasse de vegetus. Essa acrobacia devemos aos conservadores ovo-lacto-api-vegetusianos.

Uma lástima. Por sorte, após anos de insatisfação por ter de explicar para as pessoas que era vegetariano estrito, autêntico, que só comia coisas do reino vegetal, que não ingeria laticínios, nem ovos, nem mel, Donald Watson, juntamente com Elsie Shrigley e outros cinco vegetarianos estritos, fundaram a primeira sociedade vegana na Inglaterra [cf. Joanne Stepaniak, The Vegan Sourcebook]. Desde então temos esses dois termos, vegetariano e vegano, para distinguir quem come coisas de origem animal e quem não as come.


Para além da alimentação, veganos têm uma díaita, do grego, “modo de vida”, que escolhe a abstenção de todo e qualquer produto de origem animal, não apenas na hora de comer, mas também na hora da higiene pessoal, da limpeza da casa, dos acessórios de moda, dos cosméticos, dos medicamentos. Obviamente, viver um projeto de vida vegana em meio à ditadura da propriedade, exploração e extermínio de animais não é algo que possa ser concretizado de forma pura. Por isso, para ser vegano é preciso, além da honestidade com o uso do termo quando explica a outras pessoas o que a distingue das demais em seu modo de vida, muita determinação e lucidez, para desfazer, uma a uma, as pregas, dobras, rugas e os vincos da moralidade tradicional traiçoeira, ardilosa, que nos enredou nessa forma de vida que representa puro tormento para os animais.

Veganos são vegetarianos no sentido autêntico do termo. “Vegetarianos tradicionais” são vegetusianos. Sua preocupação não é com o sofrimento e morte dos animais, é apenas com seu próprio vigor. E aí, mais uma vez, erram. Ingerir laticínios é a fonte da maior parte das doenças degenerativas e crônicas do nosso tempo. Seria bom antenar-se para o sentido original do termo vegetus, que tanto dizem seguir: buscar o vigor. Ingerindo laticínios não estão apenas a torturar fêmeas bovinas, estão a produzir em seus organismos muitos males. [cf. Frank A. Oski, Don’t Drink Your Milk!; Neal Barnard, Breaking the Food Seduction; e Foods That Fight Pain; John A. McDougall, Digestive Tune-up; Caldwell B. Esselstyn, Prevent and Reverse Heart Disease; Jane A. Plant, The No-Dairy Breast Cancer Prevention Program; T. Colin Campbell e Thomas M. Campbel II, The China Study; Keith Woodford, Devil in The Milk; Robert Cohen, Milk–the Deadly Poison].
A única saída para a saúde e vigor, sem violência contra fêmeas de outras espécies, é a díaita vegana.
Abandonem a inocência, vegetusianos!
--
Fonte - http://www.anda.jor.br/?p=25016

--------------------------------------------------------------------------------

VEGETARIANISMO FAZ A DIFERENÇA

Sergio Greif - Biólogo

*Citação:*
"Gostaria de saber se é verdade que cada pessoa que deixa de comer carne, poupa 35 animais ao ano. Esse dado é real? Como interpretá-lo?"

Depende... se a pessoa comia galinha todo dia são poupadas muito mais do que 35 galinhas; se comia bife, são poupados menos do que 2 vacas por ano.

Estes dados numéricos que surgem do nada não podem ser confirmados, a informação importante que posso te passar é que no Brasil o consumo per capita de carne bovina é de 36 Kg/ano, suina 9 kg/ano e frango 24 Kg/ano.

Na Argentina o consumo de carne bovina é de 58 Kg/pessoa/ano, na itália é de 2 kg/ano;
na Alemanha consome-se 54 Kg/ano de carne suina;
em alguns países este consumo nem é significativo;
nos EUA consome-se 48 Kg/ano de frango;
na maioria dos países subdesenvolvidos este consumo não chega a 5 Kg/ano.

Portanto este dado deveria ser mais claro, porque não especifica de que país e de que "animais" estamos falando.

--------------
*Citação:*

"Aqui no Brasil somos quantos vegetarianos?"

Esta é uma boa pergunta. Nenhum país conseguiu até hoje determinar o número de vegetarianos até porque a palavra "vegetariano" pode ser entendida de diferentes maneiras. Alguns superestimam a quantidades porque consideram que quem come peixe pode ser considerado vegetariano e alguns as subestimam, pois utilizam dados de filiação à sociedade vegetariana, que nem sempre possui muito filiados. Mas as quantidades são por enquanto baixas (menos de 1% da população).

-----------
*Citação:*
"Entendo que o aumento no consumo de carne supera adiminuição que os vegetarianos representam.
Ou seja, o número de pessoas que se tornam vegetarianos deve ser menor do que o número de pessoas que passam a comer carne, portanto, o impacto do não consumo de carne não deve aparecer nas estatísticas. Isso é correto?"

É provável que o vegetarianismo ainda não represente nenhum impacto significativo para a industria da carne. Isto só será conseguido quando mais pessoas se tornarem vegetarianas.

------------
*Citação:*

"De que forma então estamos salvando os animais, se o que estamos fazendo não se traduz em menos vacas, galinhas ou porcos sendo mortos?"

Estamos fazendo nossa parte, dando exemplo. É claro que se você não comprar um peixe haverá a necessidade de capturar menos um peixe. Você salvou a vida daquele animal.
Se você não comer seus 100 gr de bife naquele dia, você terá deixado de consumir apenas 1/2.000 de uma vaca. Um brasileiro come uma vaca a cada 5-6 anos, isto pode parecer pouco, mas não é. Salvamos a vida de animais
quando deixamos de comer sua carne, isto é óbvio. Os números são apenas detalhes. Se queremos de fato fazer a diferença, salvar a vida de animais, precisamos levar adiante a mensagem do vegetarianismo.
Convencer mais pessoas a não consumi-los. Desta forma sim podemos impedir que animais sejam abatidos. Por isso a importância não apenas de praticar, como de disseminar o vegetarianismo.

--------------
*Citação:*
"Por favor é com muita humildade que te escrevo. meu questionamento não é pra desacreditar o vegetarianismo, já que eu mesma aderi a ele. quero apenas entender.
minha irmã, vegetariana desde o início do ano, diz que eu não devia precisar de dados nem de conhecimento algum. mas penso que vegetarianismo não é seita, que só exige fé dos participantes. quero poder pensar no assunto com honestidade, não aceitar dogmas. meu foco é nos animais. quero fazer coisas que realmente os salvem.
continuarei sendo vegetariana mesmo que isso não evite que as vacas sejam mortas, mas quero saber se alguma deixa de ser morta por causa do avanço do vegetarianismo, ou se isso ainda é utopia."

De fato eu concordo com sua irmã de que a gente não precisa destes dados que te passei para entender o vegetarianismo. Importa realmente quantas pessoas são vegetarianas para que nós mesmos nos tornemos vegetarianos?
O que pode ter mudado agora que sabemos quantos quilos de vaca cada pessoa come no Brasil. Você mesma disse que está no vegetarianismo pelos animais, então não é uma questão de dogma, existe uma boa razão para não
comermos animais. Quando o fazemos, somos responsáveis diretos por suas mortes.

Você consegue levar à boca a carne e deixar de pensar que aquilo é o tecido de um animal?
Isto é o que realmente importa, não estes números que te passei.

Recebo mensagens de pessoas que querem saber se Jesus ou Einstein eram mesmo vegetarianos.
Eu respondo com minha opinião, mas na verdade o que isso importa? O que importa é que nós sejamos vegetarianos pelos motivos que nos empurrem para isto.
Se ainda somos poucos é porque não estamos sendo eficientes em difundir nossa mensagem. Conto contigo para que possamos salvar mais vacas, porcos e galinhas e aí sim, fazer deste mundo um lugar melhor.

abraços

Sérgio Greif (Biólogo) - sergio_greif@yahoo.com
--

Fonte: Veg-Fórum do Guia-Vegano - http://guiavegano.com.br/forum/


--------------------------------------------------------------------------------


Fonte: GAE - Grupo Anti Especista - Porto Alegre-RS - www.gaepoa.org
--

O que um vegano não faz:

* Um vegano não come nenhum produto de origem animal.
* Um vegano não usa roupas feitas com couro, peles, lã, seda...
* Um vegano boicota empresas que façam testes com animais.
* Um vegano não vai a circos, zoológico, touradas, rodeios ou qualquer forma de entretenimento que utilize animais.
* Um vegano não compra animais de estimação, afinal, amigos não se compram.

O que um vegano não é:

* Como os direitos animais são uma evolução dos direitos humanos,
* um vegano não é racista, machista, xenófobo ou homofóbico;
* um vegano não é um hippie natureba;
* um vegano não é um neurótico por saúde que fica contando calorias (veganos não estão "de dieta");
* um vegano não é uma pessoa desequilibrada que busca defender os animais por ter péssimas relações com outros humanos.

Mas afinal o que os veganos são?

* Os veganos são advogados, médicos, filósofos, antropólogos, biólogos, físicos, engenheiros, designers, estudantes, desempregados, empresários...
* Os veganos são pessoas pacíficas, pois defendem os Direitos Humanos, assim como os Direitos Animais.
* Os veganos podem ter qualquer religião, qualquer credo, qualquer opção sexual, qualquer estilo.
* Os veganos, assim como você, são pessoas muito preocupadas com o aquecimento global, com a violência, com a pobreza, com a falta de empregos e com as crianças de rua.

E o que eles podem fazer?

* Veganos podem comer todos os alimentos de origem vegetal - cereais, frutas, legumes e verduras - e cogumelos.
* Veganos podem comer fast-food, tomar refrí, comprar alimentos industrializados ou mesmo transgênicos. Mas, é claro, veganos adoram discutir essas questões e sempre têm uma opinião formada.
* Veganos podem beber! Ah, a não ser aquela tequila com vermes.
* Veganos podem fazer sexo. (E com uma vantagem: a super dieta afrodisíaca vegana).
* Veganos podem ir ao cinema, ao teatro, a parques, museus...
* Veganos podem adotar animais - devem esterilizá-los e dar a eles muito amor e proteção.

Por que devo ser vegano?

A decisão de se tornar vegano não precisa ocorrer da noite para o dia (é ótimo quando ocorre): ela pode começar com uma possibilidade, ir amadurecendo e enfim se concretizar.

Se quero assumir uma postura de respeito aos animais, não há outro caminho. Assim, a decisão de se tornar vegano começa com uma tomada de consciência: é moralmente errado explorar os animais (independentemente de se com ou sem dor).

Tornamo-nos veganos quando nos damos conta de que é errado pensar e agir como se os animais fossem nossa propriedade. Onde se legitimaria esse pressuposto de que animais são produtos a nosso dispor?

Devo ser vegano se entender que é uma obrigação moral não usar os animais, sendo assim o veganismo a única opção ética de quem se deu conta de que os animais não nos pertencem.

Uma pequena introdução aos Direitos Animais

* Animais não-humanos também sentem dor, possuindo todos os mecanismos biológicos para tanto e a expressam de forma muito
* Animais não-humanos sentem stress da mesma forma que nós quando privados de sua liberdade, e em geral, animais em seu meio ambiente necessitam de grandes espaços para se locomover, caçar, voar, nadar, montar tocas e criar suas famílias.
* Animais não-humanos também gostam de conforto.
* Grande parte dos animais não-humanos também possuem famílias, e muitos dão tanto valor à estas quanto nós. A privação decorrente da separação de mães e filhos é extremamente dolorosa para eles.
* Animais também gostam de trabalhar e são extremamente engenhosos, basta ver o joão-de-barro, as formigas e o incrível trabalho do castor.
* Animais também gostam de se comunicar. Apesar de não compreendermos, a comunicação não é feita apenas pela linguagem humana. Golfinhos são capazes de dar nomes à seus semelhantes.
* Animais também gostam de pensar e de jogar. Para os animais carnívoros, a caça é um jogo que os une. Porcos são capazes de operar joysticks. Gorilas e chimpanzes são capazes de se comunicar via linguagem de sinais.
* Animais também dão valor às suas vidas e são capazes de sofrer e lutar muito para mantê-las.
* Animais também são capazes de amar.
--
Fonte: http://www.gaepoa.org/site/index.php?m=Materia&id=6

------------
RESUMINDO:
+ Veganos são contra a exploração dos animais.
+ Veganos respeitam o direito dos animais à vida, à integridade física e à liberdade.
+ Veganos não utilizam animais e seus derivados na alimentação (laticínios, ovos, mel), no seu vestuário (couro, lã, peles, seda).
+ Veganos não consomem produtos que fazem testes em animais.
+ Veganos são ativistas do movimento pela libertação animal e atuam contra a indústrias de entretenimento que utilizam animais (circos, rodeios, zoológicos), contra as indústrias de testes em animais (farmacêuticas e de produtos de higiene e limpeza) e contra o comércio de animais silvestres, selvagens ou de estimação.
+ Veganos são abolicionistas.
+ Veganos são anti-especistas.

--------------
Para saber mais acesse
www.sereslivres.blogspot.com/
www.veganismo-brasil.blogspot.com
www.direitosanimais.org/
http://veganaporamoraosanimais.blog.terra.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário