Minha lista de blogs

sexta-feira, 4 de junho de 2010

O que é regressão?

A regressão é uma técnica psicoterapêutica que pesquisa a consciência, e pode ser de dois tipos: Regressão à Infância e Regressão na Linha do Tempo. As duas técnicas estão incuídas num tratamento psicoterápico, que deve ser feito por um psicólogo especializado. Tem certa duração, que varia de pessoa para pessoa.

A regressão à infância é uma técnica da Hipnoterapia Ericksoniana. Procura, desde o nascimento até ao momento presente, fatos que sejam significativos para explicar o trauma. Esta técnica é usada depois de identificado o sintoma do qual o paciente se queixa, e pelo qual procura a terapia. Tem geralmente bons resultados.

Ao longo da vida, pequenas coisas vão acontecendo que vão fazendo a nossa história. Muitas delas deixam marcas profundas, mesmo parecendo sem importância. Um castigo, uma briga na escola, uma gozação dos colegas, uma repreensão, um pequeno flagrante, uma chamada de atenção, uma crítica, uma ridicularização, uma surra, podem se tornar a gota de água.

Um fato que para o adulto pode ser sem importância, para a criança toma proporções enormes. Um momento que tenha “caído mal” pode marcar para sempre, prejudicando o desenvolvimento da vida adulta. A criança marcada por um trauma tende a se tornar um adulto amargo. A todo o momento temos contato com pessoas que não são bem sucedidas, e que apresentam problemática do passado.

Por sua vez a Terapia da Linha do Tempo faz uma pesquisa mais ampla, investigando no inconsciente fatos do passado mais remoto. Este tipo de terapia é importante por identificar um padrão de comportamento que seguimos repetindo sem cessar.

Assim como o automóvel foi feito para funcionar, assim o nosso corpo e a nossa mente foram feitos para serem completamente funcionais. O tratamento psicoterápico é a oficina da mente, é onde recuperamos o amor próprio e a auto-estima, e onde nos preparamos para uma vida melhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário