Minha lista de blogs

segunda-feira, 7 de junho de 2010

O que fazia Senna ser diferente?


Ayrton era um furacao nas categorias de acesso a F-1, mas os holofotes em 84 tinham como estrelas principais pilotos que poderiam ser considerados medalhoes. O veterano Niki Lauda iniciava seu retorno a F-1 apos a sua companhia Air Lauda perder milhoes e milhoes; Nelson Piquet era um bicampeao jovem numa epoca de concorrencia acirrada; Alain Prost era um dos principais postulantes ao titulo, mostrando-se bastante veloz e combativo; havia ainda Keke Rosberg o campeao de 82, que tecnicamente pilotara o seu maximo em 83.

Mas, COMO Ayrton Senna comecou a galgar o seu caminho na F-1?

Esta questao pode ser respondida por 3 fatos que vou enunciar em 1984, mas tambem atraves de uma descricao mais longa.

Ayrton Senna conseguiu o seu primeiro e suado ponto na segunda corrida. Uma das principais observacoes e q seu Toleman Hart nao era um equipamento que permitisse aspirar a vitorias ou podio. E, neste contexto, apos sentir as dificuldades de pilotar um F-1 por duas horas, Senna entendeu que seu preparo fisico era insuficiente para aguentar 2 extenuantes horas.

O segundo acontecimento de destaque foi indubitavelmente, com um carro de segunda linha, surpreender os grandes pilotos no GP mais charmoso da F-1, Monaco. Neste apertado circuito, onde Ayrton viria a ser Rei, uma chuva cai sobre a pista criando dificuldades extras. Mansell, na epoca um obscuro piloto da Lotus, desafia Prost e o ultrapassa, abandonando voltas depois pelo seu excesso de vontade q o levou a um erro. Prost conseguia manter se a lideranca. Mas, as atencoes comecavam a se voltar para um novato com um carro branco de segunda linha realizando muitas ultrapassagens, inclusive uma arrojada ultrapassagem no bicampeao Lauda. Na saida da "curva" dos boxes, Senna freia por ultimo e vence o monoposto do ano na volta 19. So resta Prost. E um espetaculo que se prenuncia. O novato vai engolindo a diferenca do frances, porem quando Senna inicia o movimento de ultrapassagem a prova e interrompida. Na verdade o fora na volta anterior, de numero 31 numa decisao bastante polemica do diretor de prova, o belga Jack Ickx, q antes de Ayrton foi considerado o melhor homem da historia em provas com chuva. Senna vez a volta mais rapida da prova 1:54.334 na volta 24 e deu seu primeiro show, evidenciando nitidamente sua enorme e descomunal habilidade na chuva.

O terceiro fato de grande relevancia em 84 foi um evento a parte organizado pela Mercedes. Oferecendo carros iguais para seus participantes, feras como Alain Prost, Niki Lauda e outros pilotos como John Watson abrilhantaram o evento. Tambem um novato, um "tal" de Ayrton Senna fora convidado. Senna sabia q seria uma oportunidade unica de competir em igualdade de condicoes com os melhores corredores do mundo e precisava mostrar seu talento. Levando o evento muito a serio, como tudo q fez em sua vida, Senna assume a lideranca e vence a prova, liderando Niki Lauda.

Estes 3 eventos mostram q Senna nao iria ser apenas um novato ou figurante. Estava nascendo uma nova estrela na F-1.

Apos a exposicao dos fatos, vejamos alguns detalhes. Ayrton iniciou um intenso e meticuloso trabalho fisico com o Professor Nuno Cobra. O metodo revolucionario do Professor Cobra transformou um menino franzino numa maquina de combate, e Senna enfim igualou seu corpo a seu enorme desejo de vitoria.
No GP de Suzuka 88, onde Senna fizera diversas ultrapassagens, uma prova fisicamente desgastante, Senna ligou para Cobra depois: "Nao cansei!" No auge, Senna suportava picos cardiacos de 194 batimentos por minuto; transformando se num atleta exemplar capaz de percorrer 42195 metros em aproximadamente 3 horas. Isto privilegiava sua mente para trabalhar variaveis durante a corrida.

Outro fato e sua inigualavel precisao. Um piloto normal apresenta uma tolerancia de 3 polegadas. Senna variava um ponto na pista em uma polegada ou 2.54 centimetros. Aliado a sua enorme precisao, Senna tinha uma sensibilidade extrema com seu pe, a tecnica footworking, dando 6 toques suaves no acelerador em um segundo, mantendo o carro em RPM ideais para saida de curva. Prost e Berger tentaram copiar esta tecnica, mas jamais conseguiram domina-la ao extremo. O footworking de Senna era algo como um controle de tracao, e isto dava uma vantagem extra ao brasileiro.

Tecnicamente, na epoca de carros com cambios manuais, seu braco bom, o esquerdo segurava o volante, enquanto a maioria dos pilotos usava o direito para mudar marchas, o q tambem pode ter privilegiado Senna.

Abs :Senna tambem tinha uma memoria fantastica. Logico, isto se deve a sua devocao. Em primeiro lugar, era comum ele percorrer o circuito e memoriza-lo. Foi assim em Monaco 84 com voltas bem lentas, como se fotografasse cada detalhe e vislumbrasse como poderia arriscar uma ultrapassagem, ou eventualmente uma defesa de posicao.

A questao da memoria e muito importante, pois ele dirigia de maneira tao concentrada, q conseguia antever a reacao do carro uma curva depois, como se fosse um computador mental q calculasse e previsse o q iria ocorrer. Tal afirmacao nao e exagerada, pois quando a telemetria engatinhava, ele maravilhava os engenheiros de motores com a precisao dos seus detalhes e explanacoes. Isto tera cativado os engenheiros da Honda.

Mas, na epoca do lendario Lotus negro, Bernard Dudot ficava maravilhado, como pode ser visto no Racing is in my blood. "Senna dizia q com modificacoes, podemos perder 2 decimos aqui, ganhar 3 decimos em outro trecho, e outros 5 em outro, e no final viamos diferencas de 1.5 segundos ate!!".

Memoria e concentracao. Tudo aliado a sua precisao no controle de tracao humano, ou Senna footwork, alem da sua incomparavel direcao acurada.

Mas, apesar de ser extremamente veloz e conquistar 7 poles em 85, um dos fatos q chamou a atencao, nao foi exatamente sua alucinante direcao. Peter Warr, ex diretor da Lotus, comparava a direcao dele com De Angelis, com a seguinte mensagem.

Ele pensava ser incrivel a suavidade com que Senna dirigia. Embora ele seja muito veloz, visualmente nao da a transparecer isto, pelo contrario, ate parece estar lento, mas os resultados comprovam q nao e no final das provas havia uma enorme diferenca de desgaste nos equipamentos entre Senna e De Angelis, com o brasileiro poupando muito mais.

Esta sensibilidade e precisao talvez fossem sobremaneira importantes na era turbo, em q o piloto precisava domar cavalos brutos de mais de mil hp nas saidas de curva, ou na chuva. Outra caracteristica confundida com talento dele: perseveranca.

Senna representa a conjuncao ideal do talento com perseveranca.

Isto e eloquente no tocante a sua descomunal direcao na chuva, a que muitos erroneamente reduzem a seu nao menos assombroso talento. Talvez poucos saibam, mas ele proprio relata que a sua primeira corrida na chuva foi "simplesemente uma piada; pilotos me passando pela direita, esquerda, e eu nao podia fazer nada", na epoca do kart.

Foi entao que ele percebeu que deveria se desenvolver neste ponto fraco.

O garoto Ayrton nao deixou por menos. Quando o nublado ceu paulistano prenunciava uma chuva, ele treinava com afinco. Foram horas nesta batalha para superar seus limites e se desenvolver.

As corridas epicas que o notabilizaram no inicio da carreira como uma nova estrela comparavel a magnitude de Clark como em Monaco 84 e Portugal 85 foram a ratificacao da conjuncao do seu talento desenvolvido com a perseveranca que resultaram em performances simplesmente avassaladoras.

Abs SER O MELHOR
Uma de suas característica mais marcantes era a humildade e o profissionalismo. Senna corria para vencer, não se limitava em ser apenas profissional, era um especialista naquilo que fazia. Nem sempre teve o melhor carro, como nos tempos da Lotus, quando fazia verdadeiros milagres com o lendário carro negro de letras douradas, ao conquistar um lugar no podium entre as escuderias favoritas, que tinham carros muito superiores. Competia bravamente com as poderesas como Willians, McLaren e Ferrari sem se deixar intimidar pela superioridade delas e sim as colocando à prova!
Nos proporcionou momentos inesquecíveis com numa prova da F1 em Interlagos já na McLaren, que debaixo de muita chuva corria o autódromo com incrível habilidade enquanto diversos dos melhores "rodavam" para fora da pista. Aquela "mancha" do carro vermelho e branco em meio a névoa úmida não sai da minha mente, e na chuva não tinha ninguém melhor.
Outro momento marcante foi vencer um GP totalmente desidratado, pois o tubo que o alimentava de líquido havia se desconectado. Se não me engano foi nessa, que no pódium ao receber o troféu, visivelmente debilitado e exasuto mal conseguiu erguer o mesmo. Não é preciso lembrar que uma piloto de F1 perde "quilos" de peso durante uma competição e imaginem só a "perda hídrica" somada à isto.
Foi um grande vencedor, um verdadeiro campeão, um exemplo de determinação e acima de tudo uma inspiração para toda a nação.

CURIOSIDADE: acredito que pouquíssima gente deve saber disso, mas quando disputava o GP em que ele morreu, foi encontrado dentro do cockpit do seu carro uma bandeira do país do piloto que havia morrido no treino do dia anterior. Se conseguisse vencer a prova, conlui-se que ele iria comemorar a vitória ostentando essa bandeira. Por estas e muitas outras, fazem dele SER ÚNICO! Ele amava este pais, sabia q seu esporte
sua luta poderá mudar este Brasil... ter ousadia e tecnica e usar os dois em beneficio dele. ao contrario de rubinho que e piloto de tecnica e na hora de ser ousado ñ e. resumindo tudo rubinho frocho e senna eo melhor dos ultimos tempos e ta para nascer um igual a ele.

2 comentários:

  1. Era um talento indomável e que saudades deixou, depois ele nunca mais vi provas de F1. Beijinhos adoro os temas que escolhe para aqui.até breve.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada amiguxa amada. beijinhos no coração

    ResponderExcluir