Minha lista de blogs

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Toc-Transtorno obsessivo,compulsivo.

Este tipo de transtorno, conhecido como TOC, ou Transtorno Obsessivo Compulsivo, está inserido na ordem dos Transtornos de Ansiedade no (DSM-IV), Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Psiquiátrica Americana.

Caracteriza-se por pensamentos obsessivos e recorrentes, descontrolados e inaceitáveis, e pela compulsão de realizar certos rituais que a pessoa portadora do transtorno acredita poderem neutralizar estes pensamentos. Por exemplo: uma pessoa que tenha pavor de elevador mas que seja obrigada a usá-lo, pode acreditar que se estiver usando alguma peça de roupa vermelha nada vá acontecer com ela de perigoso. E assim passa a usar diariamente uma peça de roupa vermelha.

Pensamentos recorrentes são pensamentos que se repetem incontrolavelmente, e que geralmente são obscenidades, sofrimento pessoal, atos pecaminosos e proibidos, pensamentos sexuais, agressões, assassinatos, preocupações com doenças, etc. São acompanhados de medo, angústia e de um grande desconforto. Causam perda do controle do pensamento e grande tensão, pois os pensamentos que se manifestam são impróprios e contrários à indole da pessoa que apresenta este transtorno. O paciente, porém, não consegue afastar ou desviar estes pensamentos da sua mente, mesmo considerando tudo um absurdo, e que não lhe dizem respeito.

Numa tentativa de afastar e neutralizar estes pensamentos obsessivos, o paciente começa a realizar certos rituais compulsivos. Acredita que se realizar estes rituais as coisas que teme não acontecerão. Podemos então definir compulsões como gestos ou rituais que se repetem continuamente, com a finalidade de neutralizar as obsessões. As compulsões mais conhecidas são: tocar determinados objetos, lavar as mãos repetidamente para não se contaminar pelos germes, arrumar objetos de uma determinada maneira, verificar várias vezes se as portas estão fechadas, etc.

O tratamento psicoterápico consiste em pesquisar em que momento da vida o paciente perdeu a capacidade de auto controlar os seus pensamentos, restabelecer o domínio sobre a mente e recuperar o ö equilíbrio da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário