Minha lista de blogs

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Psicoterapia .

A psicoterapia é um conjunto de técnicas específicas que permitem o conhecimento e o aprofundamento na mente humana, e desenvolve na pessoa que a inicia a compreensão de sua própria consciência. Este conhecimento engloba uma redefinição na sua vida, questionamentos e tomada de decisões, ampliação da capacidade de comprender a si mesmo e aos outros, melhoria nos relacionamentos e muitas outras questões.

Fazer terapia é uma busca de si mesmo, uma busca intensiva e profunda, honesta, e que se desenvolve através do fornecimento de informações que permitem ao terapeuta realizar o trabalho para o qual está tecnicamente capacitado.

Existe uma força poderosa dentro de nós que nos impele à evolução, à maturidade, à independência, mas muitas vezes nos deparamos com dificuldades na vida que nos impedem de seguir essa enorme força da natureza. Por outro lado, há um preconceito social quanto a pedir ajuda a um profissional habilitado, pois estas pessoas serão vistas como fracas e incapazes de tomar conta da própria vida. Tornou-se então comum pedir ajuda a um amigo, ao padre, ao parente, ou até mesmo a um desconhecido, e na verdade cada um ajuda a resolver o problema dentro das suas possibilidades.

A pessoa que faz terapia é perfeitamente capacitada para descobrir seus próprios caminhos, de ajudar-se a si mesma e de se auto-realizar, mas percebe, ao procurar a ajuda de um profissional, que desta maneira o processo se tornará mais ativo, uma vez que o trabalho do psicoterapeuta é exatamente o de facilitar esse processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário