Minha lista de blogs

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Hipnose ou Hipnoterapia?

A Hipnoterapia Ericksoniana baseia-se no fértil trabalho de Milton H. Erickson, M.D.

Na década de 1890, Freud trabalhava com um clínico geral chamado Breuer, um dos melhores hipnotizadores daquela época, e que usava a hipnose com fins terapêuticos. Freud se interessou pela técnica, começou a usá-la com alguns pacientes, mas constatou que nem todos eram hipnotizáveis. Além disso, verificou que, para que o paciente se curasse dos sintomas, seria necessária a rememoração, ou seja, a compreensão de todo o processo. Os sintomas voltavam passado algum tempo, ainda não curados, nos pacientes que ele conseguiu hipnotizar. Freud abandonou a hipnose ao ver que ela não dava conta de curar os pacientes. Entretanto, todas estas experiências foram importantes para o surgimento da Psicanálise.

Milton Erickson, (1901-1980) deu nova cara ao método da hipnose tradicional, criando métodos mais modernos, metáforas, tom de voz, respiração, ritmo da fala, etc. Adotou a abordagem de cooperação, ou seja, o paciente nunca perde a consciência de si mesmo. A técnica é feita no estado alternado de consciência, no estado de relaxamento, e é muito seguro para o paciente. A este novo método de tratamento deu-se o nome de Hipnoterapia Ericksoniana.

Nos dias de hoje a Hipnoterapia começa a evoluir da mesma maneira que a psicoterapia, quando esta se popularizou e começaram a aparecer inúmeras escolas e linhas. É, de certa forma, a arte de comunicar certas idéias, que aumentam a motivação e mudam percepções, sem nenhum risco para o paciente. É indicada e se aplica a uma grande variedade de casos médicos e desordens psíquicas, uma vez que as sugestões hipnóticas são individualizadas, feitas para a personalidade, expectativas e motivações do paciente.

Há 2 abordagens muito importantes na hipnose: a autoritária e a de cooperação.

A abordagem autoritária usada por alguns profissionais e largamente difundida nos meios de comunicação, exige do “paciente” um estado passivo, forçando-o a ter atitudes que normalmente não aceitaria ter. Ex: latir como cachorro ou imitar uma galinha. Este tipo de abordagem não leva em conta a individualidade de cada um, nem reconhece o direito de escolha . Freud abandonou este método, por constatar que o paciente não obtinha os resultados desejados.

A abordagem de cooperação teve como idealizador Milton Erickson, M.D. que criou uma forma inovadora e terapêutica de hipnose. Nesta abordagem, o hipnotizador e o paciente cooperam numa unidade comum, e o transe sempre ocorre num contexto de relacionamento entre os dois.

Os profissionais autorizados a exercer a hipnoterapia são os Psicólogos, Médicos e Dentistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário