Minha lista de blogs

sexta-feira, 4 de junho de 2010

o trabalho do Psicólogo e a terapia.

O Psicólogo é um profissinal capacitado a orientar o paciente a resolver as suas questões pessoais, e por isso a melhorar de vida.

Através de conversas terapêuticas, da escuta atenta e direcionada, o psicólogo detecta os distúrbios dos quais o paciente se queixa, e que aparentemente o paralizam, para que venham à tona e sejam resolvidos.

Quando, através da fala do paciente, os sintomas são apontados e direcionados para uma nova maneira de ver as coisas, a solução se apresenta e faz com que, automaticamente, tudo melhore.

As mudanças ocorrem quando o paciente percebe e compreende onde estão os pontos que, de certa forma, precisam de atenção, e a partir daí decide agir e colocar em prática a nova conduta aprendida.

Assim, aos poucos, ao adotar posturas mais apropriadas ao que se deseja atingir, as mudanças vão acontecendo automaticamente. Cabe ao paciente elaborar e colocar em prática as novas idéias.

É oportuno ressaltar que, nos dias de hoje, é muito comum o uso da palavra terapia, para toda e qualquer atividade que se faça. Entretanto, embora muitas dessas atividades possam melhorar estados de ânimo, são alívios temporários. Um tratamento psicoterapêutico pressupõe um aumento de consciência, e mudança na qualidade de vida.

Freud comparava a mente a um enorme iceberg, em que a parte submersa correspondia ao nosso inconsciente, aproximadamente 90%, e a parte acima da superfície da água à nossa consciência, 10%. Muitos teóricos contemporâneos se utilizam deste percentual, para descrever a diferença entre o que temos consciente e inconsciente.

Uma pessoa que faz terapia, tem mais consciência de si, aprende a se perceber melhor, e por conseguinte, administra a sua vida de uma maneira mais equilibrada. Desvenda aos poucos partes ocultas da sua mente, de modo a ter mais acesso a esse mundo magnífico que é o inconsciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário