Minha lista de blogs

sexta-feira, 12 de março de 2010

PLANTAS ORNAMENTAIS TÓXICAS

FONTE DE PLANTAS TÓXICAS:

PLANTAS DE VASO:
Dieffenbachia picta (comigo ninguém pode)
Monstera sp (costela de adão, dragão fedorento, 7 facadas)
Alocasia sp (orelha de elefante, orelha de burro, pulmão de aço)
Nerium oleander (espirradeira)
JARDINS E QUINTAIS:
Ricinus comunis (mamona)
Iris sp
Tulipa sp
Rhododendron sp (azaléa)
Arbus precatorius (olho de cabra)
Euphorbia pulcherrina
Philodendron sp (cipó-imbé, barra de macaco, filodendro)
Nicotiana tabacum
Narcisus sp

PLANTAS QUE CAUSAM GASTRITE E ESTOMATITE
Amaryllis sp
Rhododendron sp
Tulipa sp
Narcisus sp
Iris sp
Euphorbia pulcherrina (bico de papagaio)

* A azaléa produz uma toxina (antrometotoxina); uma pequena quantidade é capaz de provocar a intoxicação que ocorre após 6 horas. Há um aumento de defecação (não é diarréia), porém dificilmente causa a morte.
Tratamento: sintomático + fluidoterapia

PLANTAS QUE CAUSAM GASTRITE E ENTERITE
Abrus precatorius (toxina é a abrina)
Ricinus comunis (toxina é a ricina)

*O Abrus precatorius possui a toxina (uma proteína) mais potente conhecida, onde meia semente é capaz de matar uma pessoa. Oanimal apresenta diarréia catarral hemorrágica intensa, ocorrendo óbito após 24h se não tratado.
Tratamento: lavagem gástrica + protetor de mucosa

PLANTAS QUE CAUSAM ESTOMATITE E GLOSSITE
Dieffenbachia picta
Monstera sp
Alocasia sp
Philodendron sp
* a toxina é uma substância semelhante à uma proteína, que promove liberação de histamina pelos mastócitos. Pode promover edema de glote e o animal morrer por asfixia.
Tratamento: anti-histamínico + diurético

PLANTAS QUE ATUAM SOBRE O SNC

De uso lícito:
Nicotina tabacum (princípio ativo= nicotina)
* age em receptores nicotínicos colinérgicos (ação semelhante ao curare). Em doses pequenas, provoca excitação, tremores musculares e ataxia. Em doses altas provoca depressão.
Tratamento: bloqueador ganglionar do tipo não despolarizante, que é um antagonista da nicotina quando o animal está excitado (ex:mecamelamina). Respiração artificial quando o animal está na segunda fase ( fase de depressão ). É importante realizar diagnóstico diferencial com intoxicação por organofosforados, onde se usa atropina.

De uso ilícito:
Datura stramonium (saia branca, trombeta)
Pricípio ativo: alcalóides tropânicos (escopolamina, niosciamina, atropina).
Atuam em receptores colinérgicos muscarínicos. Os sintomas são alucinações, delírios, secura das secreções, taquicardia, midríase, pele seca e quente emeteorismo.
Tratamento: anticolinesterásico, antagonista colinérgico (neostigmina). Para auxílio diagnóstico, deve-se coletar urina, instilar no olho do camundongo e observar midríase.
Cannabis sativa (maconha)
Princípio ativo: THC (tetrahidrocanabiol)
Os sintomas são: animal depressivo e às vezes agressivo quando estimulado, olhos "vidrados", perda de noção de ambiente.
Tratamento: estimulante inespecífico de SNC, pentileno tetrazol(0,25 mg/Kg) + anequetamina (analéptico respiratório).

PLANTAS DE AÇÃO CARDIOTÓXICA
Digitalis purpura (dedaleira)
Nerium oleander (espirradeira)
Princípio tóxico: glicosídeos cardioativos (aumentamos níveis de digoxina), atuam na bomba de NaK ATPase.
Os sintomas são: bradicardia, aumento da força decontração cardíaca, fibrilação cardíaca, com os bat. chegando perto de 20/min., a morte estápróxima.
Tratamento: antiarrítmico, procainamida (100-500 mg) , cloridrato de potássio (monitorar pelo ECG).

Renato Faria Sanches
Médico Veterinário


Fonte - http://www.saudeanimal.com.br/artig109.htm


--------------------------------------------------------------------------------


Plantas Tóxicas para Gatos

Dra. Marilene Tavares de Oliveira

Os animais podem ter acesso a plantas tóxicas em vários lugares; elas podem estar dentro de vasos em casa, no quintal, em terrenos onde o animal vai passear. Por isso é importante conhecer as plantas que colocamos em casa, pois muitas delas são comuns e muito bonitas, mas quando ingeridas pelo animal podem ter efeitos nocivos.
Os sintomas mais comuns de intoxicação são inespecíficos, como vômitos, diarréia e salivação intensa. Mas também podem ocorrer queimaduras, convulsões e alterações cardíacas, renais e hepáticas graves.

A ingestão de plantas é comum em cães e gatos. Filhotes de cães são curiosos e tem o hábito de morder tudo o que encontram. Alguns cães ingerem plantas por estarem "entediados", outros mantêm na idade adulta o hábito destrutivo. As causas de ingestão variam, mas o cão não consegue discernir entre a planta tóxica e a não tóxica.

Os gatos ingerem plantas para facilitar a eliminação de pêlos engolidos na higiene do corpo, seja através do vômito, seja pelas fezes.
Caso ocorra a ingestão e o animal comece a apresentar qualquer sintoma de intoxicação, ele ser levado a um médico veterinário para que seja instituído o tratamento o mais rápido possível. Não é recomendado medicar o animal em casa, nem induzir o vômito. Embora isso seja feito com boa intenção, muitas vezes pode agravar o quadro. Também não se deve "esperar para ver se melhora".
Em alguns casos é necessária a monitoração do coração através de eletrocardiograma, lavagem gástrica, indução segura do vômito, e outros procedimentos que somente o médico veterinário pode fazer. Além disso, quanto mais rápido o início da terapia com medicamentos que podem reverter o quadro, maiores as chances de boa recuperação do animal.

Evitar que o animal ingira uma planta tóxica nem sempre é possível, mas algumas medidas simples podem evitar a intoxicação. A primeira delas é saber se as plantas que temos em casa são tóxicas. Se não queremos nos desfazer delas, elas devem ser mentidas cercadas ou fora do alcance dos cães e gatos. Os animais não devem passear soltos ou sozinhos; estando presos à coleira podem ser rapidamente afastados de qualquer planta que tentem ingerir. Sempre que possível, deve-se evitar que o cão ou gato passeie livremente em sítios, chácaras ou fazendas. Deve-se evitar também receitas caseiras feitas com plantas sem orientação do médico veterinário.

Abaixo estão relacionadas algumas plantas tóxicas mais comuns:


1. Aloe Vera (babosa) 9. Espirradeira
2. Amarílis 10. Filodendro
3. Antúrio 11. Hortênsia
4. Azaléia 12. Mamona
5. Cheflera 13. Mandioca brava
6. Comigo-ninguém-pode 14. Orelha-de-elefante
7. Copo-de-leite 15. Ruibarbo
8. Espada-de-são-jorge 16. Trombeteira

Se o seu animal gosta ou têm hábito de ingerir plantas, ele pode ser "presenteado" com um bonito canteiro de erva-cidreira, por exemplo.

Falando ainda em plantas, é bom lembrar que muitos produtos utilizados como adubo (por exemplo, a torta de mamona) ou inseticidas para controle de pragas nas plantas, também são fontes muito perigosas de produtos tóxicos para os animais.

Todo cuidado é pouco para manter a saúde dos nossos bichinhos!

--

Dra. Marilene Tavares de Oliveira



--------------------------------------------------------------------------------


Veja também http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=346

Nenhum comentário:

Postar um comentário