Minha lista de blogs

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Higiene e alimentação.

Higiene
Por ser um gato de pêlos longos é muito importante que se faça escovação da pelagem, isso influi não só na beleza, mas também na saúde. A escovação impede que o felino engula pêlos em excesso e deve ser feita com pente de aço e escova de cerdas naturais. Na época da muda, normalmente duas por ano, o ideal é escovar uma vez ao dia e nos demais meses, quatro vezes por semana.
Além da formação da "bola de pêlos" no estomago, a ingestão excessiva de pelos também provoca gastrite crônica e obstrução do intestino, úlcera perfurada e até câncer.
Além dos produtos à base de óleo mineral, dados pelo veterinário, ter em casa ervas comestíveis plantadas, facilita a eliminação dos pêlos através das fezes. Os gatos as procuram espontaneamente.
Para embelezar o pelo pode-se dar banho. Os Persas que participam de exposições o tomam com freqüência. Há shampoos importados especiais para determinadas cores de pêlo (branco, preto etc).
Os banhos também ajudam a combater problemas de pele, se dados com shampoos próprios, recomendados pelo veterinário. Depois do banho, é preciso verificar se o gato está bem seco, inclusive nas axilas, barriga e orelhas - pontos mais suscetíveis a fungos e dermatites.
As pelagens dos Persas de cor creme, azul e preta ficam queimadas se muito expostas ao sol. Para preservá-las, o ideal é que não tomem mais de uma hora de sol, restrito ao período da manhã.
Os Persas com a cara muito achatada são propensos à secreção lacrimal intensa, que mancha muito os pêlos ao redor dos olhos, especialmente os mais claros. Para remover as manchas, recomenda-se passar diariamente no local um pedaço de algodão embebido em água morna, filtrada, fervida e depois um produto importado próprio para isso.
Outro problema comum na raça são problemas de parto, devido ao tamanho da cabeça do filhote. Os filhotes costumam ter problemas para passar pelo canal do parto devido a cabeça muito larga. Sendo assim o parto deve ser acompanhado de um veterinário.


Alimentação
O gato é um carnívoro verdadeiro, o que quer dizer que ele está perfeitamente adaptado a se alimentar de roedores e outras presas pequenas, assim como sempre faz seu primo selvagem. O gato assimila perfeitamente dietas ricas em proteínas animais (aves, carne de boi, peixe...), assim como em gorduras (gorduras e óleos). Por outro lado, ele não digere bem o amido (arroz, milho), a menos que este esteja perfeitamente cozido ou presente em quantidade equilibrada no alimento, entretanto hoje em dia não se faz nescessário que ele se alimente desta forma haja visto termos hoje disponíveis no mercado, rações comerciais de excelente qualidade que não só alimentam como em alguns casos auxiliam no tratamento de animais com problemas de saúde. Nutrientes como a taurina (aminoácido essencial para a visão), o ácido araquidônico (ácido graxo essencial), a vitamina A e a niacina (vitamina do complexo B) também deve estar presentes na alimentação dos gatos.Os alimentos para cães geralmente são mais pobres em proteínas e em gorduras e mais ricos em amido para satisfazer as necessidades da espécie canina. Além disso, eles são carentes em taurina e não possuem controle de pH. Um gato pode comer seu alimento diário de uma só vez, entretanto, ele prefere ingeri-lo pouco a pouco e em várias vezes. Ele também pode permanecer vários dias sem comer se o alimento não lhe agrada. Um jejum prolongado (vários dias) pode ter conseqüências graves para a saúde de seu gato. Portanto, é importante assegurar que ele coma bem. Isto nem sempre é fácil, principalmente quando há mais de um gato na casa. è importante salientar que o gato não necessita de uma grande variação na sua alimentação ao contrário do que pensam muitos proprietários. Fonte- site da royal canin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário