Minha lista de blogs

quinta-feira, 27 de maio de 2010

paravc.que é dono de gato persa.HISTÓRIA DA RAÇA PERSA.


O Gato Persa, tem seu nome devido a sua origem na Pérsia. Trazido para a Itália por Pietro Della Valle por volta do ano de 1700, não possuía as características atuais. Seu porte físico e sua cara eram mais parecidas com as de outros gatos, porem tinham uma longa e espessa pelagem.
Após aproximadamente um século, iniciam-se suas transformações, em primeiro, com cruzamentos de Persa com Angorás, para tornar sua pelagem longa e espessa, em uma pelagem mais sedosa e fina.
Perto de 1870 um grupo de criadores, começa os cruzamentos seletivos, com trabalhos genéticos, com a finalidade de obter um padrão ideal para a raça.
Hoje em dia, reconhecer um Persa não é muito difícil, porem temos vários padrões e categorias para os Gatos de Pelo Longo, como são chamados na Inglaterra, ( País que para cada cor em conjunto com certas características representa uma diferente raça; em outros paises da Europa e EUA, todos recebem o nome Persa).
No entanto, o temperamento da raça não difere.
O Persa raramente mia e quando o faz, quase não se houve. Calmo, companheiro e extremamente carinhoso, nunca recusa o colo de seu dono , normalmente retribuindo a atenção é caseiro e dorminhoco nunca recusando um afago.
Com este incrível temperamento, muitos consideram o Persa como o companheiro ideal nesta nossa moderna e movimentada sociedade.
Exigindo de seus donos apenas um cuidado especial com sua pelagem, que necessita de uma escovação regular e banhos freqüentes, alem é claro, de uma boa alimentação, água fresca, uma confortável cama e muito amor.

PADRÃO DA RAÇA ( Estabelecidos pelas Federações Internacionais de Felinofilia )

Com corpo compacto, maciço e robusto, a cabeça deve ser grande, redonda e maciça com pequenas orelhas bem separadas e com belos tufos de pelos, olhos cor de cobre e brilhantes, bochechas cheias e nariz achatado, curto e posicionado bem na linha dos olhos. Suas patas e cauda são também curtas em relação a seu corpo.

Persas Show : conhecidos como gatos extremados ou top show, estes exemplares possuem todas as características estabelecidas pelas federações, podendo participar de Exposições Internacionais, com grandes chances de obter um bom resultado. Vale ressaltar que cada item julgado tem uma pontuação.

Persas Breeder : são gatos provenientes de uma excelente linhagem, filhos de campeões, nascidos em uma ninhada de gatos Show, porem não possuem as características necessárias para serem um Gato show ( possuem caudas mais longas, nariz um pouco abaixo do recomendado, orelhas um pouco maiores, ) . Porem estes gatos possuem um excelente Pedigree, carregando uma genética muito boa, podendo no futuro gerar filhotes extremados.

Persa Pet : com ou sem pedigree, filhos de pais Persas, porem não possuindo dentro de suas descendências gatos dentro do padrão desejado, em conseqüência, nunca podendo gerar um filhote Show .

VARIAÇÕES DE CORES

Persas de cores Sólidas : são os Persas tradicionais, nas cores Preta, Azul, Ruiva (Vermelho), Creme, Escama ou AzulCreme.



Bicolores e tricolores : a principal característica pretendida nesta criação, é um V branco invertido sobre os olhos denominada Van, o que ocorre com mais freqüência nos Ruivos, Pretos e Azuis, assim os que possuem esta característica são muito apreciados.
No caso dos Bicolores, temos ainda as cores : Creme e Branco, Lilás e Branco e Chocolate e Branco, todos com os olhos cor de cobre. O colorido cobre em média 2/3 do corpo destes Persas e podem ser para exemplares Machos ou Fêmeas.
Exclusivo para as Fêmeas, temos as cores , Escama de Tartaruga ( Fios Pretos misturados a cor Ruiva e Cinza, muito parecido com um casco de tartaruga ), Azul / Creme, Azul / Creme / branco ( Cálico Diluído ), Escama de Tartaruga / Branco (Cálico Sólido). Nestes exemplares a cor Branca deve ocupar 1/3 de seu corpo e suas manchas devem ter as cores bem definidas.
Nesta categoria, temos ainda os Escama de Tartaruga / Chocolate, e os Persas com manchas coloridas restritas a cabeça e cauda.
Unindo - se todas as cores acima , acrescente a cor Fumaça, assim teremos o reconhecido Persa Bicolor Fumaça.




HIMALAIOS OU PERSAS PONTEADOS


De acordo com algumas federações, o himalaia é uma derivação do persa ou também denominado persa ponteado e para outras é uma raça a parte. Ele foi desenvolvido a partir do cruzamento de gatos siameses com gatos persas e mais tarde aperfeiçoado para voltar as características de padrão do persa. Existem várias cores reconhecidas para os himalaias tais como chocolate point, seal point, lilac point, blue point, red point, cream tortie point, blue-cream point, chocolate-tortie point, lilac-cream point, seal lynx point, blue lynx point, red lynx point, cream lynx point, tortie lynx point, blue-cream lynx point, chocolate lynx point, lilac lynx point, chocolate-tortie lynx point and lilac-cream lynx point. A cor é restrita á máscara e as extremidades sendo que o corpo varia de branco a creme quase chocolate.

As demais características morfológicas são iguais as do persa, e além da diferença na coloração da pelagem, todos os exemplares possuem olhos azuis.


EXOTIC SHORTHAIR


O exótico é um persa de pêlo curto, que foi criado através do cruzamento do persa com o pêlo curto americano, visando criar um gato com as características do persa, mas com uma pelagem mais fácil de ser cuidada. Foi criado nos EUA na década de 60.

Em termos de temperamento, assemelha-se muito ao persa, sendo porém mais ativo e brincalhão, apresentam uma pelagem densa e curta, com subpêlo, e os cruzamentos do exótico com o persa são permitidos, gerando estatisticamente 50% de filhotes exóticos e 50% de filhotes persas, nunca mestiços.

As cores permitidas são as mesmas que as do persa, inclusive existem os exóticos ponteados ou exóticos himalaios, existindo 95 padronagens de cores.

Cabeça
Redonda, maciça. Crânio muito largo. Fronte arredondada. Bochechas redondas e cheias. Focinho curto, largo, redondo. Nariz curto, largo com «stop» acentuado. Narinas largas e abertas, para facilitaro fluxo de ar (1). Queixo forte. Mandíbulas largas e fortes.

Orelhas
Pequenas, arredondadas na ponta, não excessivamente abertas na base. Bastante espaçadas e muito peludas no interior.

Olhos
Grandes, redondos, bastante espaçados.De cor pura e profunda, correspondente à da pelagem. (De ouro a cobre na maioria das variedades; verde nos chinchilas e golden; azul nos brancos e colourpoint).

Pescoço
Curto e grosso.

Corpo
De tamanho médio, cobby, de patas curtas.Peito largo. Ombros maciços. Estrutura óssea robusta, musculatura vigorosa.

Patas
Curtas, direitas e fortes. Pés redondos, fortes. São desejáveis tufos de pêlo entre os dedos.

Cauda
Curta, grossa, apresentação baixa. Extremidade arredondada.

Pelagem
Pêlos curtos mas ligeiramente mais longos que os das outras raças de pêlo curto. Pelagem densa, tipo pelúcia, volumosa. São reconhecidas todas as cores dos Persas.

Defeito
Cabeça excessivamente comprida ou demasiado estreita. Nariz muito longo ou romano; focinho estreito, fino. Olhos pequenos, oblíquos, de tonalidade pálida. Orelhas demasiado grandes. Corpo excessivamente comprido, estreito. Peito estreito.Patas longas, finas. Pés ovais. Cauda muito comprida.Desqualificação: medalhões ou manchas (2).

Carácter
Trata-se de um gato sossegado mas um pouco mais vivo do que o Persa.Curioso, brincalhão, dotado de bom carácter, é sociável com os seus congéneres e cães. De fácil convivência, discreto pois raramente mia, não suporta a solidão. Afectuoso, tem necessidade da presença carinhosa do dono. Este gato robusto só alcança a maturidade por volta dos 3 anos e a sua puberdade é bastante tardia... Quando se cruzam dois ExoticShorthair, podem surgir gatinhos de pêlo comprido.Denominados «Exotic Longhair» pela C.F.A.; em França, são considerados Persas. A sua manutenção é fácil, basta ser penteado e escovado uma vez por semana. Durante a muda, esta operação deverá ser feita diariamente. Devido ao lacrimejar bastante frequente destes gatos, é conveniente limpar-lhe os olhos todos os dias.

Observação
Cruzamentos autorizados com outras raças: Persas.(1) F.I.Fe (2) L.O.O.F. (3) C.F.A. (4) T.I.C.A.

fonte- site da royal canin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário