Minha lista de blogs

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Neste texto, vamos falar sobre PIRÂMIDE ALIMENTAR!

A. GRUPO DOS ENERGÉTICOS:

O corpo precisa de energia para andar, pensar, trabalhar, brincar e para atividades que até dormindo não podem parar, como por exemplo: respiração, batimentos do coração, circulação do sangue, nas veias e outras. Todos os alimentos fornecem energia, uns mais que outros. Os que fornecem muita quantidade de energia estão neste grupo;

CARBOIDRATOS – pães, biscoitos sem recheio, farinha de trigo, farinha de mandioca, farinha de milho, araruta, féculas de batata e mandioca, cereais, aveia, mandioca, mandioquinha, batata doce, batata inglesa, cará, inhame, arroz, massas e açúcar, brancos e integrais. Geram energia e o produto final da digestão é glicose (açúcar);

LIPIDIOS (GORDURAS) – azeite de oliva, óleos: de soja, milho, girassol, canola, gergelim, uva, macadâmia, manteiga, margarina. Geram energia e o produto final da digestão é ácido graxo, sendo que as gorduras mais indicadas são as de origem vegetal como os óleos e o azeite.

B. GRUPO DOS REGULADORES.

Rico em vitaminas, sais minerais e fibras. O organismo precisa de nutrientes para regular seu funcionamento, para prevenir doenças e para ajudar na digestão dos alimentos. Os nutrientes reguladores são as vitaminas (A, complexo B, C, D, E, K) e os sais minerais (ferro, cálcio, sódio, potássio, zinco, magnésio, manganês, etc.).

HORTALIÇAS E FRUTAS.

C. GRUPO DOS CONSTRUTORES.

Auxiliam no Crescimento e Restabelecimento dos Tecidos. O nosso corpo tem capacidade de fazer reparos e de construir ossos, pele, cabelo, unhas, dentes e outras partes. Da mesma forma, quando cortamos as unhas e os cabelos, eles continuam a crescer. Os alimentos que fornecem os nutrientes necessários à construção destes tecidos estão no grupo dos construtores:

PROTEINAS DE ORIGEM VEGETAL – leguminosas (soja, feijões, grão de bico, ervilhas, vagens, alfarroba), quinoa em grão, amaranto, frutas oleaginosas, leite de soja e seus derivados.

Geram energia e o produto final da digestão é aminoácido.

PROTEINAS DE ORIGEM ANIMAL – ovos, carne branca (peixes e aves), carne bovina, carne suína, carne de avestruz, cordeiro (carnes de caça), leite de vaca e derivados.

Geram energia e o produto final da digestão é aminoácido

Nenhum comentário:

Postar um comentário