Minha lista de blogs

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Leiam porque...Crianças brasileiras são mais vulneráveis à toxoplasmose BBC /Terra/ Brasil Escola -



Um estudo conduzido por uma equipe internacional de pesquisadores sugere que crianças brasileiras são mais vulneráveis à toxoplasmose do que as européias. Pesquisadores, da Áustria, Brasil, Dinamarca, França, Itália, Polônia, Suécia e Grã-Bretanha, testaram os malefícios que a doença pode causar à visão de crianças do nascimento aos quatro anos de idade.
Os autores do estudo acreditam que as crianças brasileiras apresentem sintomas mais agressivos porque o país abriga tipos mais virulentos do protozoário, raramente encontrados na Europa. A toxoplasmose é causada pelo protozoário Toxoplasma gondii e pode ser transmitida da mãe para o feto, mas não de pessoa para pessoa.
O gato é o hospedeiro mais comum. No entanto, a doença é contraída a partir da ingestão de água ou alimentos mal cozidos ou crus que contenham ovos do protozoário. A infecção pode causar lesões no olho que afetam a visão.
Diferentemente do muita gente pensa, o gato não é o grande vilão desta doença, o protozoário da toxoplasmose é liberado quando os gatos infectados defecam na terra ou nas plantas. Se as fezes forem ingeridas por outros animais, este animal também estará infectado.
Apenas o contato com os gatos não transmite a doença e sim o solo por ele contaminado. Os gatos domésticos dificilmente possuem o protozoário da toxoplasmose, já que em geral, eles se alimentam de ração industrializada, assim o risco de um gato doméstico contrair o protozoário é muito pequeno.Visão comprometida - Na pesquisa, coordenada por Ruth Gilbert, do Instituto da Saúde Infantil, do University College London, crianças com toxoplasmose congênita, isto é, que haviam contraído a doença ainda no útero, foram acompanhadas a partir da gestação ou logo após o parto. O grupo descobriu que, no Brasil, as crianças tinham até cinco vezes mais chances de desenvolver lesões oculares aos 4 anos do que as européias.
Desmistifique a toxoplasmose - Além de mais freqüentes, as lesões também eram mais sérias, comprometendo a visão de até 87% das crianças brasileiras analisadas, em comparação com 29% das européias. Estudos anteriores já haviam constatado complicações mais severas entre crianças brasileiras com toxoplasmose do que entre as européias ou americanas.
O trabalho foi publicado na revista especializada PLoS Neglected Tropical Diseases.MINHA OPINIÃO:Médicos antenados e atualizados afirmam que gatos (e outros animais também) só trazem benefícios quando convivem com os bebês.
Toxoplasmose já está mais do que desmitificada. Já sabemos como pegamos, já sabemos que tendo os cuidados de higiene básicos, não há transmissão, tudo isso está aí na literatura médica para o nosso conhecimento.Deixa o povo falar sozinho e vamos cuidar dos nossos bebês, tantos os humanos quanto os felinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário