Minha lista de blogs

segunda-feira, 17 de maio de 2010

OS ANIMAIS E O BEBÊ-

OS ANIMAIS E O BEBÊ- Revista Pais e Filhos
Meu filho nasceu e tenho um cão, de 1 ano e 6 meses, que é dócil e companheiro. Por enquanto, não mostrou sinais de ciúme. Gostaria de saber qual a melhor maneira de apresentá-lo ao bebê.
Luis Antônio Menassi Junior, Piracicaba– SP
Não é preciso se desfazer de animais quando nasce um bebê. Cuide bem da saúde do cachorro, cheque se a vacinação está em ordem e siga as orientações do veterinário, isso dará tranqüilidade à família (geralmente quando o bebê nasce há os que são contra manter o cão). Mude o mínimo possível a rotina do seu animal, dê atenção e carinho da mesma forma que antes, não se esqueça dos cuidados básicos (comida, água, passeio). Fique junto quando o cachorro se interessar em observar, conhecer e se aproximar do bebê, fale com ele, apresente-o, diga o nome da criança. Geralmente não há problemas na adaptação dos animais da casa em relação à chegada dos bebês. Os gatos tendem a se manter afastados, mas os cachorros geralmente brincam com a criança quando ela vai para o chão.Bebês e Animais
Quanto a questão da convivência de bebês e gatos especificamente, não há problema algum se algumas regras forem seguidas. Primeiramente, os animais devem estar com a vacinação em dia.Tanto a Polivalente quanto a Anti-rábica.

Devem estar com a higiene bem cuidada (aliás, eles mesmos cuidam disso), ter uma alimentação balanceada (ração), o que evita restos alimentares na cavidade bucal e mantém as fezes mais homogêneas, e muita atenção à vermifugação.

Evite que o bebê tenha acesso ao "banheiro" do animal. Esses são os cuidados básicos quanto à saúde dos animais e dos bebês. Outro aspecto importante é o relacionamento social. Temos uma variação muito grande em relação ao temperamento do felino.

Alguns são muito dóceis, outros são apenas ariscos e evitam o contato com pessoas, e outros, esses perigosos, são muito agressivos. Felinos são caçadores, e adoram "atacar sua presa", ou seja, qualquer coisa que se mova perto deles. Portanto, quanto ao temperamento, cada um deve conhecer bem o seu felino. Outra dica importante é fazer a apresentação do novo morador da casa, para o seu gato, e tentar manter o mesmo nível de atenção e carinho dispensado ao mesmo.

Tendo bom senso e higiene, é perfeitamente possível um ótimo convívio.Quanto a cães não existe uma indicação de raças específicas para convivência com crianças. Existe o bom senso. Logicamente, cães de porte grande e hiperativos (Ex: Labrador, Boxer, etc) podem brincar e derrubar crianças pequenas, então é necessário supervisão dos pais.

Cães de índole feroz (Rottweiler, Fila, Pitbull, etc.), devem ser apresentados a criança em questão, para que se tornem muito amigos e até protetores das mesmas.

Também cães muito pequenos e frágeis, podem sofrer traumatismos sérios por brincadeiras de algumas crianças.

Existem realmente raças mais adequadas, mas teoricamente qualquer cão pode conviver pacificamente com crianças desde que ambos se tornem amigos, pois o cão é mesmo muito fiel.

Entre os felinos, a raça persa seria a mais indicada por ser quase que de "pelúcia" de tão mansos. Mas também existem outros felinos que podem conviver com crianças.Eles demonstram a índole muito cedo. Devemos escolher o mais "manso" possível, aquele que podemos esticar, amassar, torcer e ele não esboça a mínima agressividade.

Mas cá entre nós, uma mordida aqui, um arranhão ali, um beliscão, etc , tudo faz parte dessa convivência, senão, não teria a menor graça. Faz parte do aprendizado da criança e dos adultos.

Dr. Ricardo Pupo
Médico Veterinário
Fonte: Guia do Bebê – Site Universo do Bebê .

Nenhum comentário:

Postar um comentário