Minha lista de blogs

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Gatos e crianças: uma união perfeita.

Muitos pais decidem adquirir um gatinho para as crianças.
Os benefícios dessa relação são inúmeros: as crianças tornam-se mais calmas, mais responsáveis, e adolescentes emocionalmente mais equilibrados, quando desde tenra idade iniciam sua relação com os animais. A conscientização e valorização da Vida farão parte integrante de seu caráter; porém, desde que seu relacionamento com o gatinho seja agradável e prazeroso; ou, pode tornar-se traumático para o adulto, que, por sua vez, impedirá também o contato de seus filhos com os felinos.

Para uma relação de sucesso, é importante considerar alguns fatores. Idade, raça, temperamento e a escolha do local certo para a aquisição do filhote são aspectos fundamentais, adequando-os também ao temperamento e idade da criança.

Crianças com menos de 04 anos não tem consciência de sua força física, e associa o gatinho com seu bichinho de pelúcia favorito, que o acompanha por toda a casa, geralmente arrastado pelas pernas ou pela cauda; portanto, um filhote com menos de 3 meses poderá sofrer traumatismos sérios, que poderão levá-lo à morte, caso a criança, ainda aprendendo a andar e equilibrar-se, venha a cair em cima dele, ou mesmo se pisá-lo.

Por outro lado, até os 3 meses de idade, o próprio gatinho não desenvolveu ainda instintos de defesa e/ou de fuga em caso de perigo iminente. O ideal é que o filhote tenha mais de 4 meses, pois nessa fase já desenvolveram agilidade suficiente para correrem e interagirem mais nas brincadeiras com a criança. Além disso, o sistema imunológico do filhote já está estruturado, ele já está bem adaptado à ração, e partindo de um Gatil aonde os animais são amados e respeitados, filhotes nessa idade já estão bem sociabilizados para conviver com a nova família. De qualquer forma, a supervisão dos pais é fundamental.

Outro fator importante a considerar é a raça do filhote. Crianças mais agitadas tornam-se mais tranqüilas na convivência com um gatinho de temperamento mais calmo, como os Persas e Himalaias, raças de pelagem longa; crianças tímidas divertem-se mais com filhotes de pelagem curta, como os Exóticos e British, gatos naturalmente mais ativos e agitados. Gatos de pelagem curta, em geral, apreciam as brincadeiras com unhas, o que poderia assustar a criança, no caso de alguma arranhadura acidental. Filhotes da mesma raça apresentam personalidades diferentes, embora adotem padrões comportamentais dependendo do sistema do próprio criador.

Adquira seu bebê sempre em Gatis especializados e conhecidos, e nunca selecione apenas por telefone e por preço: na grande maioria dos casos, o que se gasta com veterinários corresponde a 10 vezes o valor do gato, e nem sempre este sobrevive. Filhotes bem cuidados, mantidos em excelentes condições de manutenção, com alimentação super premium, com vitaminas, vacinados, vermifugados, mantidos em ambiente higienizado e tendo cuidados constantes de beleza são gatinhos de valor mais alto, mas que refletem uma excelente qualidade de saúde durante toda a sua vida.

Castração é outro fator fundamental a ser providenciado em gatos de companhia: esse procedimento torna o gato mais calmo, mais alegre, brincalhão e menos suscetível a fugas, o que evita acidentes como atropelamentos e/ ou acasalamentos acidentais, além de protegê-lo de uma série de doenças decorrentes desses últimos fatores.

Não deixe de fazer uma visita ao Gatil, para conhecer bem o temperamento dos filhotes em seu próprio ambiente. A visita lhe permite constatar as condições dos gatos em geral, seu temperamento, e também é bastante eficiente para constatar se a criança pode desencadear alguma reação alérgica, pois no contato com diversos gatinhos, com certeza ele a manifestará.

Saúde é fundamental. Alguns problemas de pele nos filhotes podem ser transmitidos aos humanos. Cheque se o gatinho está esperto, se está gordinho, se as orelhas apresentam uma oleosidade natural, mas clarinha, e se as narinas não apresentam secreções. Os olhos do Grupo Persa lacrimejam um pouco em função do padrão da própria raça, mas, não demais, o que pode indicar algum problema respiratório – os olhos devem estar brilhantes e abertos.

Normalmente, os gatos escolhem seus donos, e não o contrário. Seus olhos meigos e derretidos conquistam o feliz proprietário, que, naquele momento, sentiu que encontrou seu companheiro ideal, e que fez a escolha certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário