Minha lista de blogs

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Proteinúria :Relação Proteína/Creatinina Urinária.

Os testes por meio de fitas reagentes são pouco sensíveis,só conseguem detectar concentrações de proteínas acima de 30mg/dl de urina,além de sofrerem influências do pH,concentração e volume da amostra.Os mesmos não diferenciam a proteinúria renal da pós ou pré-renal,portanto o método mais eficaz de se detectar precocemente uma proteinúria é a relação proteína/creatinina urinária.

A insuficiência renal crônica está cada vez mais presente em nossos felinos.O tratamento é complicado,dispendioso e muitas vezes frustrante,por isso,identificar o problema prontamente é crucial.

Antigamente baseávamos nossa conduta nos parâmetros sanguíneos de uréia e creatinina,entretanto sabemos que para um aumento destas substâncias no sangue,75% da função renal já deve está acometida,o que é MUITO!

Com a relação P/C urinária podemos diagnosticar uma nefropatia muito antes de uma sintomatologia clínica ou laboratorial,podendo o tratamento ser instituído precocemente,aumentando a expectativa de vida do nosso paciente e a satisfação do nosso cliente.Além de ser uma forte ferramenta para a monitorização do tratamento e a evolução do quadro.

O teste é simples e barato*,pode ser solicitado junto com a urinálise de rotina.Deve-se ter apenas o cuidado de não coletar em quadros de processos inflamatórios ou hemorrágicos das via urinárias,ou em disproteinemias(hiperproteinemia plasmática).Nestes casos,o exame será feito posteriormente,quando estes processos forem controlados.

O recomendado é fazer três amostragens em um período de 2 semanas,calculando-se a média,obtendo-se a relação final.Porém,alguns autores afirmam que o valor obtido em uma única amostra de urina é bem fidedigno e seguro.Não esquecer que a colheita é por cistocentese.

Um resultado menor que 0,2 indica que o animal não é proteinúrico.Valores entre 0,2 a 0,4 são considerados mediamente proteinúricos,processos como febre,exercício e doença cardíaca podem causar esses valores.Estes pacientes devem ser reavaliados com 30 ou 60 dias,para confirmar ou não uma proteinúria persistente.Relação P/C urinária acima de 0,4 indica felino doente renal,as causas devem ser pesquisadas e o tratamento logo iniciado.

Colegas,a medicina avança,os conhecimentos multiplicam-se,informações são passadas rapidamente...não dá para acompanhar um paciente renal só com dosagem sérica de uréia e creatinina.Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário