Minha lista de blogs

quinta-feira, 25 de março de 2010

Como tratar um gato com o olho arranhado.


Gatos são naturalmente curiosos e se enfiam nos mais diferentes lugares e objetos de uma casa. Isso significa que a chance de arranhão ou irritação nos olhos é alta.

Alguns gatos também sofrem de irritação nos olhos devido a vírus, alergias (em inglês), poeira, sujeira, brigas, etc. Uma irritação pode causar uma leve inflamação na membrana ao redor do olho (conjuntivite) ou dano grave à córnea. Doenças do trato respiratório superior (em inglês) são, provavelmente, a causa mais comum de conjuntivite entre gatos. Quando examinar os olhos do gato, é importante saber que eles têm uma terceira pálpebra localizada no canto dos olhos, próxima ao nariz. Ela pode cobrir completamente o globo ocular e, às vezes, dar a impressão que parte do olho sumiu. Se essa pálpebra estiver aumentada ou avermelhada, o olho está inflamado. Não toque nem manipule o local. Toda irritação nos olhos deve ser tratada por um veterinário.
Se você não tem certeza se o gato está com o olho arranhado, algumas das evidências são piscar com os olhos meio fechados e esfregar e bater com as patas nos olhos. O olho também terá uma supuração grossa ou vermelhidão. Se seu gato tem o olho arranhado ou irritado, siga as dicas deste artigo.




2006 Publications International, Ltd.
Passo 4


Passo 1: aproxime-se do gato cuidadosamente. Se seu gato for nervoso ou ansioso, prenda-o se necessário.

Passo 2: lave bem o olho do animal (três a quatro vezes) com solução salina ou água pura.

Passo 3: você deve ajudar a evitar que o gato machuque os olhos. Uma proteção deve ser enrolada na pata da frente do mesmo lado do olho afetado.

Passo 4: se o gato estiver arranhando continuamente o olho, corte um pedaço grande de papelão no formato de um colar do tipo elizabetano.

Passo 5: Leve o gato imediatamente ao veterinário.

7 comentários:

  1. agradecida, amiga! a minha gatinha apareceu com o olho super feio agora à noite, nem que eu quisesse ia conseguir um veterinário nesta hora, puxa. Foi bom ler as suas dicas. Lavei o olho dela com floral de bach com rescue, walnut e crab apple, e ela já abriu um milímetro acho... Pelo menos saiu da toquinha em que tinha se enfiado, e deu uma andadinha. Daqui uma hora lavo de novo com o floral e se de manhã ainda estiver ruim levo na vet... abração, super grata! Tânia

    ResponderExcluir
  2. tenho dois gatos a gata é muito grande e esta enciumada com meu filhotinho de 3 meses q comprei então ela acertou de arranhar o olho direito dele logo dentro do olho ele abre o olho mas esta escorrendo uma água e percebo q arranhou que o lugar esta ficando acinzentado por favor me ajudem!

    ResponderExcluir
  3. o meu gato tem um irmao e eles vivem brincado agr fui ver e meu gato esta deitado com um dos olhos fechados e o outro entre aberto com a parte branca e em vermelho e enchado alguem me ajuda pfff

    ResponderExcluir
  4. O meu gato estava brincando com o outro gato e foi machucado um dos.olhos deles sangrou e.agora ta.inchado oq devo passar.

    ResponderExcluir
  5. Minha gata apareceu com um dos olhos muito inchado com sangue e pelo naris tambem
    Ela ficara cega?
    Oque devo fazer

    ResponderExcluir
  6. Esta de noite n tem nada aberto
    Oque devo fazer ate levala para o veterinario
    O olho dela esta muito feio com sangue e pelo naris tbm

    ResponderExcluir