Minha lista de blogs

terça-feira, 13 de abril de 2010

AGENTES CAUSADORES DE ALERGIA E INTOLERÂNCIA EM GATOS.

Dra. RACHEL BORGES RIBEIRO.Atualmente os felinos estão apresentando quadros constantes de alergia e intolerância, decorrente de diversos fatores, entre eles: alimentar, tópico e ambiental. A atopia, alergia desencadeada por inalantes (ácaros, bolores, pólen e produtos de limpeza) está ocorrendo em grande freqüência nos gatos domésticos que apresentam queda de imunidade, desencadeando um processo dermatológico e respiratório acelerado, gerando patologias irreversíveis.

Assim como por contato, a alergia alimentar se manifesta como dermatite e intensa coceira, mas em alguns casos pode ocasionar vômito, diarréia, oleosidade excessiva na pele ou queda de pêlo A intolerância alimentar não aparece imediatamente após a exposição ao alérgeno, pode levar de 2 a 10 anos. Mais de 80% dos gatos com alergia alimentar ingeriu o alérgeno por pelo menos 2 anos. Tome cuidado só porque você já deu ao gato um alimento ruim uma vez não significa que ele pode consumí-lo. Algumas toxinas têm efeito acumulativo, causando uma reação severa ou fatal depois do felino ingerir certa quantidade.

Alimentos de origem protéica (carne bovina e frango) podem ocasionar intolerância , por isto , algumas empresas de rações já elaboraram alimentos a base de carne de cordeiro e ovelha, chamados ?hipoalergênicos?. A ingestão de petiscos de hábito alimentar humano, torna-se muito prejudicial à saúde do gato, por exemplo : o chocolate, causa problemas no ritmo cardíaco e no sistema nervoso. O açúcar, amido e frutose podem levar a um quadro de obesidade e distúrbios hormonais, também uma pequena quantidade de sal pode causar sérios problemas no felino doméstico, como tremor, convulsão e morte. O gato doméstico não deve diminuir o consumo de rações apropriadas, esta deve ser específica para ele. A composição varia conforme a necessidade da espécie precisando de elementos nutricionais como a taurina. A deficiência desta pode causar cegueira, crescimento lento, diminuição da eficiência reprodutiva e problemas neurológicos.

A cenoura não pode ser oferecida aos felinos, pois possui o B-caroteno que não é metabolizado pelo fígado levando a forte dermatite e dificultando a eliminação, prejudicando assim o funcionamento renal. O fermento presente em massas de bolos e pães continua a crescer no estômago do gato causando inchaço e gás podendo ocorrer ruptura do intestino e estômago. O n-propil presente na cebola promove a quebra das células da série vermelha do organismo dos felinos tornando-se tóxica desencadeando patologias como: taquicardia, apatia e distúrbios respiratórios. A clara de ovo crua possui uma enzima (avidina) que pode causar problemas de pele e pêlo sendo prejudicial à saúde . Evite dar sobras de comida de hábito alimentar humano, podem provocar diarréias e tártaro. Além disto, a nutrição não será adequada.

As condições ambientais podem favorecer outro tipo de alergia nos felinos, que seria por contato com pulgas, piolhos e ácaros. A saliva da pulga desencadeia quadro alérgico local, e quando o animal causa uma lesão, após intensa coceira, promove a instalação de bactérias e fungos presentes no ambiente, isto leva a uma dermatite acelerada. Observam-se áreas com perda de pêlos e prurido, a morfologia e a distribuição das lesões são características. As pulgas devem ser eliminadas tanto do animal como do ambiente, pois apenas um único parasita por algumas horas pode provocar toda sintomatologia.

Dê a seu gato doméstico uma vida saudável e balanceada. Verifique se os alimentos e o ambiente em que vive são apropriados, em caso de qualquer alteração procure imediatamente um Médico Veterinário para que este faça um acompanhamento apropriado.

Rachel Borges Ribeiro,
Médica Veterinária da clínica Pet Art - Cesário Alvim, 3- Loja A- Humaitá- R.J

Nenhum comentário:

Postar um comentário