Minha lista de blogs

terça-feira, 13 de abril de 2010

OS SINAIS DO FRACASSO AMOROSO.

Maria Fernanda Schardong.Como já dizia o poeta Carlos Drummond de Andrade: ?... Preste atenção nos sinais. Não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: o amor?. Brigas constantes, ofensas e crises de insegurança são sinais de que a relação não vai bem. Porém, nem sempre estamos atentos a eles. Quando um não quer, dois não brigam, já diz o bom e velho ditado.

Para a psicoterapeuta de Casal e Família Heloisa Yoshida, um membro do casal não tem o poder, sozinho, de acabar com a relação. Segundo ela, a responsabilidade é do casal. ?Quando um relacionamento esfria, a responsabilidade não é somente de um dos cônjuges, mas de ambos. Quando um dos membros do casal se afasta e o outro não se interessa em procurar saber se o companheiro está com problemas pessoais, profissionais ou de saúde, enfim, permanecer próximo, também esta se afastando. E o outro pode se sentir só, fragilizado, desvalorizado e abandonado?, explica ela.

As crises existem e variam de acordo com a idade. A entrada dos filhos no mercado de trabalho e na faculdade pode gerar crises entre os parceiros com mais de 50 anos, por exemplo. Mas a tempestade pode ser passageira se o casal tiver paciência, segurança e, principalmente, afeto. ?Se o casal vive somente para a função de casal parental é natural que o casal conjugal se dissolva com o fim das atribuições de educar e formar os filhos. Caso ainda haja carinho nesta fase, o casal vai precisar procurar ajuda especializada para retomar o seu casamento e passarem a olhar um para o outro e fazerem planos para o futuro a dois ou individualmente.

Superar as dificuldades é possível, garante a terapeuta. Estar atento aos sinais que o parceiro dá pode ajudar o casal na empreitada de recompor o relacion amento. ?Mostrar que gosta e admira o outro, mesmo em momentos de silêncio, de afastamento físico do casal é um exemplo de maturidade emocional e de amor incondicional natureza e tipo de amor adulto, que ama o outro incondicionalmente, aceitando às diferenças, as virtudes e dificuldades do outro?, conclui Heloisa.

Para saber como anda o seu casamento, a terapeuta Heloisa Yoshida enumerou os 10 sinais de um fracasso amoroso. Confira abaixo :

Fique atento aos seguintes sinais:

1. Não querer fazer programas a dois como, por exemplo, ir ao cinema, sair para jantar.

2. Cada um sair com o seu grupo de amigos, evitando os programas de casal;

3. Não ficarem a sós. Estarem sempre com amigos;

4. Dificuldade de negociação;

5. Fazer a refeição sem esperar pelo companheiro;

6. Sentar-se com as pernas cruzadas voltadas para o lado contrário do da outra pessoa. Os sinais corporais também são importantes: quando o casal quase não se toca é sinal de que algo não vai bem;

7. Perda da empatia, de se colocar no lugar do outro;

8. Esquecer datas do aniversário de casamento;

9. Passar o fim de semana em casa na companhia dos amigos na churrasqueira, bebendo, comendo e dormindo;

10. Ausência de carinho e afagos durante o cotidiano do casal.
====================================
Visite www.fatimahborges.com.br e veja nossa Agenda de Eventos !

Nenhum comentário:

Postar um comentário