Minha lista de blogs

terça-feira, 13 de abril de 2010

Histórias que a mídia não conta.Chuvas castigam animais do Sul.

Chuvas castigam animais do Sul
Santa Catarina é a região mais afetada.
O cruel destino dos que não conseguem se defender.O número de mortes causadas pela chuva na região Sul, mais especificamente em Santa Catarina, já chega a mais de 100. São quase 80 mil desalojados e desabrigados, pelo menos 19 pessoas permanecem desaparecidas, totalizando mais de 1,5 milhão de pessoas afetadas pelas chuvas*. Existe também um lado desta história que os canais de comunicação não abordam: a dura e cruel realidade dos animais na região.

Quando os morros começaram a desabar, a Defesa Civil removeu rapidamente as famílias, que tiveram que deixar para trás seus pertences. Alguns conseguiram levar seus animais de estimação, porém muitos ficaram para trás. Não se sabia então a proporção da tragédia. Muitos animais foram soltos e perambulam pelas ruas, a maioria com coleira.

Outros estão presos nas residências em áreas de risco e os donos não podem mais se aproximar daqueles locais, por causa do perigo de desabamento, sem muita possibilidade de ajuda para aqueles que estão isolados em locais de acesso proibido.

Cães têm sido encontrados mortos, presos a coleiras nos pátios de suas casas. Gatos ficaram nos apartamentos, sem que seus donos tivessem conseguido salvá-los. Centenas de animais domésticos, galinhas e todo tipo de aves, enfim parte considerável da fauna silvestre continua nos telhados e nas árvores para fugir das águas, muitas vezes sucumbindo aos esforços para a sobrevivência.

As Ongs e os abrigos da região foram atingidos de alguma forma e não têm condições de recolher mais animais. As ações se concentram no atendimento veterinário básico, alimentação e fornecimento de água onde os animais forem localizados e objetivam garantir a sobrevivência deles até que a situação se normalize e suas famílias possam reencontrá-los.

Os animais não têm como pedir socorro e não conseguem se ajudar sozinhos. Muitos estão ilhados, sem comida, com medo, frio, à espera de ajuda. Cães e gatos sobreviventes vagam pelas ruas à procura de suas famílias e de alimentação. Apela-se aos moradores que tentem alimentar os animais que estão na rua, mas não há ração disponível para compra na cidade, precisando ser enviada de outros lugares.

* Informações contabilizadas até o dia de fechamento da edição 49 da Revista Pulo do Gato.

SOS animais Santa Catarina

O Instituto Ambiental Ecosul, em parceria com a WSPA – (World Society for the Protection of Animals) - Sociedade Mundial de Proteção Animal e o Blog Mãe de Cachorro criaram a RESA – Rede Catarinense de Solidariedade aos Animais, com o objetivo de arrecadar donativos e adotar outras providências para amenizar na vida dos animais o impacto da tragédia que se abate sobre Santa Catarina.

É nosso dever legal e moral considerar os animais parte das vidas atingidas pelas tragédias e manter planos de contingência permanentes para resgate, assistência e minimização de seus sofrimentos. Nosso apelo, neste momento, é para que, além da ajuda oferecida aos humanos, também se façam donativos para os grupos que estão tentando resgatar e tratar animais.

Necessidades imediatas

• Vacinas contra Leptospirose, Raiva, Antibióticos,
Sarnicidas, Anestésicos, seringas, agulhas
• Máscaras e luvas descartáveis
• Ração para cães, gatos, bovinos e eqüinos
• Água potável em embalagens de 5 litros
• Coleiras e correntes para cães
• Casas e caixas de transporte para cães e gatos
• Materiais de higiene e desinfecção de instalações e dos animais
• Cobertores e toalhas
• Potes para alimentação e água

Como ajudar

Neste momento difícil e delicado, em que centenas de vidas foram perdidas, qualquer ajuda é bem-vinda. Se para nós humanos que ainda temos como nos proteger a situação já é desesperadora, para os animais que são frágeis e sensíveis a situação é ainda pior. Se você quiser colaborar, envie uma mensagem para Halem Nery (E-mail halemecosul@gmail.com), coordenadora da RESA ou acesse o site

http://www.wspabrasil.org/wspaswork/AuxilioemDesastres/Postos-de-arrecadacao-Enchente-Santa-Catarina.aspx

para pegar indicações de onde e como fazer as doações (para quem está dentro ou fora do Estado). Não deixe de contribuir com esta causa, estamos contando com sua ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário