Minha lista de blogs

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Cachorro e gatos com pressão alta.

Quanta pressão
A hipertensão chega sem aviso prévio aos animais. A novidade é um equipamento médico que facilita a tomada da pressão em cães e gatos.Quem vê esse cachorro, com essa cara pra lá de alegre, não imagina o apuro pelo qual passou, para grande susto de sua dona. Ele teve uma diarréia daquelas, conta a pedagoga Sandra Jorge Lopes, de São Paulo. No hospital, o check-up revelou: a pressão sangüínea do cãozinho estava nas alturas. Um defeito na válvula mitral do coração disparou o problema, que agora precisa ser controlado com remédios.E o caso de Pongo não tem nada de raro. Pelo contrário. Tanto os cães como os bichanos vira e mexe se tornam vítimas da hipertensão.

Na maioria das vezes ela é conseqüência de enfermidades como insuficiência renal e disfunções na tireóide ou na glândula adrenal, explica o veterinário Wagner Luis Ferreira, professor da Universidade Estadual Paulista. Mas outros inimigos também deixam as artérias no maior sufoco, obrigando o organismo a bombear sangue com força. A obesidade é um deles. E está aumentado entre os bichos, revela o cardiologista veterinário Mário Marcondes dos Santos, do Hospital Veterinário Sena Madureira, em São Paulo.

Outro vilão é o sedentarismo. Quatro patas que mal se movem trilham o caminho que faz a pressão subir. O complicado é que a hipertensão quase não dá sinal de vida. Por isso dizemos que ela é um mal silencioso, observa Mário Marcondes. Nas raras vezes em que se manifesta, o animal se cansa com facilidade e parece tonto por causa de alterações na visão. No caso de Pongo, a família nada percebeu. Ele sempre foi de brincar e correr pra lá e pra cá, diz Sandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário