Minha lista de blogs

terça-feira, 13 de abril de 2010

Banho do Gato .

Os banhos dos gatos devem ser periódicos para a manutenção da saúde e pelagem perfeita. Lembre-se que gato toma banho e gosta muito, basta acostumá-lo desde pequeno.

Primeiramente, suas unhas devem ser aparadas com tesoura apropriada e suas orelhas limpas com solução anti-séptica.

Em seguida, deve-se colocá-lo em água quente, mais próxima possível de sua temperatura corporal (38,6º C). Para se colocar o gato dentro da água, é preciso pegá-lo com uma mão sob as patas traseiras e segurá-lo com a outra na pele do pescoço (nuca).

De preferência, colocá-lo embaixo de um chuveiro ou chuveirinho e molhá-lo, esfregando um sabonete neutro para retirar a sujeira mais grossa. Em seguida, aplica-se um xampu apropriado para a pelagem do gato, para isso, utiliza-se uma esponja para distribuir o produto em todas as partes do animal. Deve-se enxaguar muito bem para retirar todo o excesso de espuma e resíduos.

Na última lavagem, aplica-se um xampu hidratante ou com condicionador, para devolver o PH natural do pêlo. Novamente deve-se enxaguá-lo e o gato deverá ser envolto em uma toalha felpuda, para secá-lo.

Na última fase do banho, deve-se utilizar um secador de cabelos, de preferência o mais silencioso possível, numa temperatura de morno para quente, tomando o máximo cuidado para não colocar muito próximo do animal, e não queimar a sua pelagem. Neste momento, é importante o uso de bons pentes e rasqueadeiras para penteá-lo e retirar os pêlos mortos.

A escovação deverá ser feita sempre no sentido contrário ao nascimento dos pêlos, para que a aparência fique volumosa e bem solta. No final, o uso de um talco apropriado e bem perfumado é aconselhável para as pelagens claras e o toque de estilo é aplicar umas borrifadas de um excelente perfume próprio para gatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário