Estímulo de determinados pontos do corpo através da inserção de agulhas, aplicação de calor, massagens e técnicas de manipulação e eletroestimulação, ultra-som, injeção de substâncias nos pontos e do uso de raio laser.A Acupuntura é o principal método terapêutico da Medicina tradicional chinesa, que visa a restauração e a manutenção da saúde através do equilíbrio da energia vital. O tratamento por Acupuntura vem sendo utilizado em animais e seres humanos há pelo menos 5 mil anos com sucesso e continua sendo o principal método terapêutico de pelo menos ¼ da população mundial. A sessão de Acupuntura consiste no estímulo de determinados pontos do corpo através da inserção de agulhas, aplicação de calor, massagens e técnicas de manipulação e eletroestimulação, ultra-som, injeção de substâncias nos pontos e do uso de raio laser.
Como funciona a Acupuntura?
Meridianos são canis por onde circula a energia vital do organismo. Tecidos e órgãos internos estão conectados à superfície da pele através desses meridianos. Logo, a aplicação de agulhas ou outros estímulos a pontos nestes meridianos gera reações tanto em tecidos adjacentes quanto órgãos a distância.
Um animal saudável apresenta o fluxo de energia liberado nestes meridianos, nutrindo todos os órgãos e tecidos do organismo. Quando há um bloqueio, obstrução, excesso ou deficiência de energia nos meridianos, o corpo fica propenso a problemas físicos, emocionais e de órgãos internos.
Através do correto diagnóstico sob o ponto de vista da Medicina tradicional chinesa, o acupunturista veterinário poderá equilibrar os meridianos afetados, influindo em órgãos internos, tecidos moles, parte emocional, etc. Causando a liberação de endorfina, cortisol, relaxando a musculatura, melhorando o funcionamento tendíneo muscular e orgânico como um todo.
A Medicina chinesa pode ser associada à Homeopatia, que age de forma sinérgica acelerando o processo de recuperação do paciente.
Dr. Marcio Bernstein - Certified Veterinary Acupuncturist - I.V.A.S International Veterinary Acupuncture Society - www.renalvet.com.br
terça-feira, 13 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário