Minha lista de blogs

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Não basta que a ração felina tenha boa qualidade. Ela precisa ser adequada à raça, à idade, à fase da vida e também às condições de saúde do bichano.

Se existe um bicho com paladar exigente, esse é o gato. Um verdadeiro gourmet — o que explica o cardápio variado das rações industrializadas. Tem para todos os gostos: sabor de bife, carneiro, peru, frango, peixe e vegetais. Só que, além de saborosas, elas precisam ser nutritivas. "Os bons alimentos para gato não devem apenas conter os nutrientes básicos, mas também ácidos graxos, fibras e doses extras de minerais, como o zinco, que fortalecem o pêlo", enfatiza o veterinário especialista em alimentação Rodrigo Bazolli, de Campinas, interior paulista. É preciso levar em conta ainda o momento que o felino está vivendo. Complementar as refeições com frutas e legumes é um zelo desnecessário. "A ração basta. Só mantenha por perto um prato com água limpa para que o animal fique hidratado", ensina Bazolli.

RAÇÕES ESPECIAIS
Estes são alguns dos tipos de produtos que podem atender às necessidades do seu gato

PARA AS MAMÃES
Durante a gestação, a necessidade de energia da fêmea aumenta cerca de 25%, ao mesmo tempo que a capacidade do estômago diminui. "Para não aumentar o tamanho das porções, o ideal é alimentá-la com ração para filhote, mais calórica e com maior concentração de gordura, cálcio e outros minerais", recomenda a veterinária Diane Sanches, da clínica Pet Center Marginal, na capital paulista. Vale o mesmo para o período de lactação.
Opções de marca: Royal Canin, Friskies, Pro Plan, Whiskas.

GATINHOS BEM NUTRIDOS
Até 1 mês de vida, o leite materno é suficiente. Após esse período, porém, as rações para filhote são as mais apropriadas. Além de fornecerem muitos nutrientes e energia para o bom desenvolvimento da cria, elas reforçam a imunidade e são mais fáceis de mastigar.
Opções de marca: Royal Canin, Cat Chow, Ciclos, Friskies, Pro Plan, Sofisticat,Whiskas.

SÓ PARA ADULTOS
"Nessa fase eles já não necessitam de tanta caloria, cálcio e gorduras como os filhotes. Ao contrário, devem controlar o peso. Por isso as rações disponíveis no mercado para os gatos crescidos são mais light", afirma a veterinária Diane Sanches.
Opções de marca: Friskies, Royal Canin, Pro Plan, Whiskas.

IDEAIS PARA IDOSOS
Com a idade, os bichanos tendem a engordar porque se exercitam menos. Pouco calóricas, as rações para gato maduro também são ricas em fibras, dando uma força ao intestino, que se torna preguiçoso com a falta de movimentação. Já existem também rações especiais para fortalecer a imunidade, proteger as articulações e facilitar a mastigação dos felinos mais velhos.
Opções de marca: Royal Canin, Cat Chow, Ciclos, Friskies.

CARDÁPIO DOS OBESOS
"Esse grupo deve ingerir mais fibras e reduzir o consumo de gorduras e energia", recomenda Rodrigo Bazolli. O mesmo vale para os gatos castrados, já que eles tendem a engordar pra valer. As fibras também são excelentes para facilitar o trânsito intestinal e eliminar os pêlos que os gatos costumam engolir.
Opções de marca: Cat Chow, Garfield, Pro Plan, Royal Canin.

CONTRA DOENÇAS DO TRATO URINÁRIO
Os felinos são muito propensos a esse tipo de problema. Ainda bem que já existem alimentos com menor teor de magnésio e capazes de controlar a acidez da urina tudo isso para evitar a formação de pedras nos rins.
Opções de marca: Friskies, Garfield, Royal Canin, Iams, Pro Plan, Whiskas.

PARA OS PEQUENOS ÓRFÃOS
"Quando a mãe não amamenta os filhotes, seja qual for o motivo, eles podem ser nutridos com um substituto do leite materno que deve ser preparado de acordo com as orientações do veterinário", ensina a veterinária Renata Vanzo, representante da Royal Canin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário