Minha lista de blogs

sexta-feira, 12 de março de 2010

Gatos x Asma

Pesquisas revelam que



CRIANÇAS QUE CONVIVEM COM GATOS

TÊM MENOS CHANCES DE SEREM ASMÁTICAS



Pesquisa publicada no jornal médico The Lancet - www.thelancet.com/home



Os pesquisadores descobriram que altos níveis de poeira do pelo de gato na casa diminui o risco de asma para algumas crianças, aparentemente alterando a resposta imune a gatos.

Os gatos são muito diferentes dos alérgenos caseiros como os ácaros do pó. Estas criaturas microscópicas induzem o ato de espirrar e se escondem nos travesseiros, camas e carpetes. Quanto mais ácaros a casa tiver, mais chances você terá de se tornar alérgico e desenvolver asma, num grau tão intenso que cause constrição das vias aéreas, tornando a respiração difícil.

Os gatos são diferentes porque quanto mais alérgenos de gato na casa mais protegidas estarão algumas crianças, afirmam os estudos. Os pesquisadores estudaram 226 crianças, entre 12 e 14 anos, medindo seus níveis de anticorpos para poeira de pêlo de gato e poeira de ácaro, assim como a quantidade de alérgenos de gato presentes na casa. Pequenas ou baixas quantidades de poeira de pelo de gato pareceram desencadear alergia, mas altas quantidades reduziram a possibilidade de desenvolver asma e alergia a gatos. Esse resultado altera o tipo de conselho que os médicos dão aos seus pacientes, quando recomendam aos pais que não tenham gatos ou se desfaçam deles se estão preocupados com a possibilidade de seus filhos desenvolverem uma condição asmática. Entretanto, isso não é válido para todas as crianças, a exposição a altas quantidades de alérgenos de gatos para algumas, pode ser um fator de risco.



Muitos especialistas ainda não acreditam nesses estudos, ainda é muito cedo para se generalizar e temos que ser cautelosos. Então, como devem agir os proprietários de gatos? A ALA oferece um livrinho explicativo gratuito sobre como reduzir a exposição à poeira de pelo de gato e outros alérgenos. Dentre as dicas: banhar o seu gato semanalmente e impedir que ele entre no quarto de dormir.

O telefone da ALA nos USA é: (800) 388-3458 e peça o Home Enviroment: A Guide for Creating a Healthier Home.


FONTE DE PESQUISA: Cat Fancy Magazine - Julho de 2001
Tradução de texto: Regina Lucia F. de Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário