Minha lista de blogs

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Qual é a importância da morte e ressurreição de Cristo para o Cristianismo?

Porque Jesus teve que derramar o seu sangue?Muitos críticos rejeitam a “teologia sangrenta” da Bíblia porque a vêem como um resquício de um tipo muito primitivo de religião conhecido como “religião de matadouro”. Muitos abandonam o Cristianismo bíblico porque se consideram refinados demais para incluir pensamentos de um sacrifício em sua adoração.
A Bíblia declara claramente "A alma que pecar, essa morrerá", e "o salário do pecado é a morte" (Ezequiel 18:20; Romanos 6:23). No governo moral de Deus, ele determinou que a penalidade para o pecado seja a morte, física e eterna. As pessoas podem reclamar deste decreto de Deus considerando-o injusto ou extremo, mas seus protestos apenas mostram como o pecado os cegou para a verdadeira natureza do mesmo. O fato de que Deus requer um castigo tão drástico para o pecado deveria ensiná-los não que Deus é brutal, mas que o pecado é abominável.
Ainda assim, Deus, em seu amor incomparável pelo homem, também determinou que a penalidade pelo pecado pode ser colocada sobre um substituto e, sobre este princípio, o sistema sacrifical do Velho Testamento é construído.

"Porque a vida da carne está no sangue; e eu a tenho dado a vocês sobre o altar para fazer expiação por suas almas; porque pelo sangue se faz expiação pela alma."
-Levítico 17:11 .Mesmo que o homem quisesse, ele não poderia oferecer a si próprio como pagamento por seus pecados, pois esse mesmo pecado o desqualifica como um sacrifício aceitável. Consequentemente, o Velho Testamento providenciou o oferecimento de certos animais selecionados, cujo sangue era derramado vicariamente pelos pecados dos que se arrependiam e acreditavam na revelação de Deus.
Todos os animais inocentes, sem mácula, que foram oferecidos como sacrifício no Velho Testamento apontavam para o grande sacrifício, feito por Jesus Cristo na cruz do Calvário. João Batista introduziu a Cristo, dizendo "eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" (João 1:29). O castigo que Deus impôs pelo pecado é ao mesmo tempo justo e de amor, por que o próprio Deus, na pessoa de seu Filho, pagou o preço por todos aqueles que o aceitam como seu Substituto.
Deus o Filho, revestido de forma humana, derramou o seu sangue pelo pecado do homem, satisfazendo assim a justiça santa de Deus. E, através de seu sangue precioso, Deus se mostrou ao mesmo tempo "o justo e justificador de todos aqueles que crêem em Jesus" (Romanos 3:26).
A Bíblia retrata o homem sem salvação como um escravo do pecado e fala sobre libertá-lo da mesma maneira que um escravo era redimido no mundo antigo. Em Cristo "nos temos a redenção através de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas de sua graça" (Efésios 1:7). "Porque vocês não foram redimidos através de coisas corruptíveis, como prata e ouro, do modo vão como vocês viviam ... mas pelo precioso sangue de Cristo, como o Cordeiro sem defeito ou mácula" (1 Pedro 1:18-19).
Separados de Jesus Cristo, todas as pessoas estão alienadas de Deus. A rebelião causada pelo pecado abriu um abismo entre Deus e o homem impossível de ser transporto humanamente. O sangue de Cristo construiu a ponte entre Deus e o homem.
"Em Cristo Jesus vocês, que antigamente estavam longe, foram trazidos para perto através do sangue de Cristo."
-Efésios 2:13

"Mas Deus mostra o seu amor para conosco quando, ainda pecadores, Jesus Cristo morreu por nós. E muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, somos salvos da ira de Deus através dele [Jesus Cristo]."


-Romanos 5:8-9
O pecado humano polui o coração de uma maneira que somente pode ser purificada pela graça de Deus. E a graça de Deus se manifesta na eficácia do sacrifício de Jesus Cristo como declara o apóstolo João: "o sangue de Jesus Cristo, o Filho de Deus, nos purifica de todo o pecado" (1 João 1:7). Ainda que Deus deteste o pecado, nós ainda podemos gozar de sua amorosa graça por causa do sangue de Jesus Cristo. O livro de Apocalipse nos dá uma mostra da glória futura:


"Estes são os que vieram da grande tribulação, que lavaram as suas vestes e as tornaram brancas através do sangue do Cordeiro. Portanto, eles estão diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu templo."


-Apocalipse 7:14-15
A Bíblia enfatiza o sangue de Jesus Cristo porque somente através de seu sacrifício encontramos perdão, purificação, reconciliação, salvação e glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário