Minha lista de blogs

sexta-feira, 30 de julho de 2010

CUIDADOS DESODORANTE ANTITRANSPIRANTE

CUIDADOS DESODORANTE ANTITRANSPIRANTE




Por todo o nosso corpo nós suamos. O suor tem uma função homeotérmi-
ca (de manter a temperatura do corpo), mas tem função de desintoxica-
ção também.

Em algumas partes do corpo, devido ao contato permanente da pele, o
suor tende a acumular. Com isso o cheiro no local fica desagradável.

O principal local onde isso acontece são as axilas. Ali o acúmulo do
suor vai causando um odor desagradável.

A maioria dos desodorantes ataca o mecanismo natural do corpo, evi-
tando a transpiração, principalmente por meio de sais de alumínio,
que impedem a transpiração total e, portanto, não há mau cheiro.

Nesse caso há dois problemas sendo criados:

1 - O suor não é eliminado e as substâncias que deveriam ser elimi-
nadas com ele começam a ficar presas nos tecidos em volta da axila,
inclusive as mamas.

2 - O próprio sal de alumínio que impede a transpiração começa a ser
assimilado pela pele e se acumular nos tecidos, junto com as toxinas
que não são eliminadas.

Quando o primeiro desodorante anti-transpirante foi criado, ninguém
sabia dos efeitos maléficos do alumínio nos tecidos do corpo humano.

Atualmente se sabe que a intoxicação dos tecidos pelo alumínio causa
diversos problemas à saúde, como câncer de mama e a diminuição gradu-
al da capacidade erétil do homem (redução da potência sexual masculi-
na).Porque as axilas cheiram mal?

Nas axilas há dois tipos de glândulas que produzem o suor, as écrinas (que produzem um suor molhadinho, aquoso e sem cheiro) e as apócrinas (que produzem um suor mais leitoso e que gera o mau odor ao se acumular e sob a ação das bactérias da pele).

Como os braços ficam abaixados a maior parte do tempo, a pele das axilas fica encostada, gerando uma temperatura mais alta do que o resto do corpo e fazendo com o suor na região sejá muito maior do que em outras partes mais arejadas do corpo.

O suor apócrino vai se acumulando e acaba gerando o famoso “cecê”.

Como os desodorantes atuam:

Os desodorantes funcionam atuando em três processos:
1 – “Escondendo” o mau cheiro – Como um “Bom Ar” disfarça o mau cheiro.
2 – Matando as Bactérias – Reduzindo ou Eliminando as bactérias da flora axilar.
3 – Reduzindo a Transpiração Total – Através de substâncias anti-transpirantes (a base de sais de alumínio).

Seria um sistema perfeito, se não tivessem descoberto que essa redução da transpiração causa alguns problemas acumulativos no organismo do ser humano.

O primeiro problema é bem óbvio, se o suor deveria sair e não sai, pra onde estão indo as substâncias que seriam eliminadas do organismo através do suor.

A sudorese é um dos processos mais importantes de limpeza do corpo humano.O segundo problema é que, além de impedir a desintoxicação, os sais de alumínio, ao serem absorvidos no contato com a pele, vão se acumulando no organismo e vão parar na corrente sanguínea.

Acontece que descobriram que o alumínio é cancerígeno e foi estabelecida significante relação estatística entre o uso de desodorantes anti-transpirantes e o aumento no número de casos de câncer de mama.

E qual a solução?

E porque acontece a ardência, irritação e mau cheiro no início?

Sabe quando uma pessoa pára de fumar e ela toma nojo de cigarro? Pois é, alguns organismos quando ficam livres dos sais de alumínio que os impediam de suar normalmente, entram num processo temporário sudorese excessiva.

Se houver muito suor apócrino (aquele suor leitoso) ele tende a reagir com as bactérias da pele e com os próprios componentes do desodorante e isso pode causar desde coceiras, ardência, irritação até mau cheiro.
Mas isso é temporário até que organismo se equilibre em uma nova condição.

Existe alguma outra possível causa?

Sim. Quando o desodorante natural contém alguma substãncia que estimula uma limpeza no organismo, ele pode provocar um processo de desintoxicação na pele da axila e forçar a saída das toxinas acumuladas por anos de uso de desodorantes com anti-transpirantes a base de sais de alumínio.Nesse caso essas toxinas é que vão sofrer ação das bactérias da pele e reagir com os componentes do desodorante. Com o tempo o organismo vai eliminar as toxinas acumuladas e a flora da axila vai se adaptar às novas condições.

E se a ardência e o mau cheiro forem MUITO fortes?

Em caso de ardência eu sugiro que se pare de usar o desodorante natural por duas semanas, substituindo por um bom pós-barba sem álcool na composição e que tenha forte efeito cicatrizante.

Em caso de mau cheiro e escurecimento da pele, sugiro que substitua o desodorante natural por um gel com forte poder cicatrizante, de preferência à base de babosa, durante 10 dias.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi! Voce tem certeza que essa sudorese excessiva temporaria eh temporaria mesmo? Se voce diz que sim, eu fico mais aliviada. Eh que ja estou com isso ha uns 7 meses.
    Eu usava um desodorante anti-transpirante ja ha alguns anos. Eu estava sempre sequinha e cheirosinha. Nao suava nem andando na esteira. Com esse papo de que isso podia causar cancer de mama, fui parando de usar. Nao totalmente, mas diminui muito. Nunca mais usei aa noite. E mesmo durante o dia reduzi bastante e estava aa procura de um sem o cloridrato de aluminio.
    Muito bem. No comeco, nao senti nada e achei que eu nem precisava de desodorante. Acho que o processo eh gradativo. So um ano depois, eh que tive a primeira experiencia traumatica. Nao me refiro ao suor nao. Ate passei a suar um pouquinho mais. Mas estou falando eh do cheiro mesmo. Fiquei desesperada. Fui aa farmacia... comprei sabonete antibacteriano... bucha... e voltei com tudo no meu desodorante anti-transpirante. Mas, infelizmente, nao adiantou nada. Fiquei mais desesperada ainda, voltei na farmacia, comprei outros desodorantes... sem perfume... e nada. Experimentei ate desodorante pra homem... e nada. Com aluminio, sem aluminio, com alcool, sem alcool, spray, aerosol, solido, rollon, creme, gel... e nada. Fui a uma medica, e ela me indicou um desodorante hiper-mega forte que queimou o meu braco na primeira noite de uso. Fiquei aterrorizada, achando que, alem do mau cheiro, talvez teria de conviver com uma terrivel cicatriz no meu braco. Seguindo a recomendacao de um medico, tratei a 'dermatite' com corticosteroide, o que, Gracas a Deus, me livrou de uma cicatriz, mas causou alguns efeitos colaterais desagradaveis como crescimento de pelos no braco e mesmo no rosto, ja que o corticoide vai para o sangue e pode causar tal efeito mesmo em regioes onde nao tenha sido aplicado.
    Ok... nao foi tanto assim... e alguns ja ate cairam... mas ainda assim... eh mais do que o comum e incomoda bastante uma mulher... e alem de tudo... nada garante que os outros tbm vao cair, neh?!

    ResponderExcluir
  4. E o pior... eh que o cheiro nao sumiu.
    Tentei bicarbonato de sodio e agua... e nada.
    Tudo que consegui foi uma bela irritacao nas axilas.
    Pra piorar ainda mais, quando tudo aconteceu, eu estava em um intercambio no exterior.
    Nao preciso nem dizer que isso arruinou a minha experiencia, neh?!
    Tentei aproveitar ao maximo como pude, neh?! Mas eh horrivel ver as pessoas se afastando de voce... e voce delas... porque voce fica tao constrangida... e algumas pessoas acham ate engracado... e pensam que voce nao toma banho.
    Eu tomava uns 2 ou 3 por dia... e minhas companheiras de quarto nao entendiam e ja estavam reclamando muito dos meus banhos demorados.
    No final... cheguei a tentar o leite de Magnesia... mas onde eu estava nao tinha o Phillips... Tentei o que tinha... nao resolveu nada.
    Decidi voltar ao Brasil 3 meses antes do que deveria, porque estava gastando dinheiro aa toa. Nem estudar eu nao estava conseguindo. Nao conseguia me concentrar de jeito nenhum, ate porque era na escola que o cheiro ficava mais evidente... pois as salas de aula ficavam mais abafadas porque tinha mais gente reunida num mesmo ambiente. Aas vezes, eu nao cheirava... mas, na maioria das vezes, era embaracoso. Peguei atestados medicos... e faltei varios dias, ate que decidi voltar de vez.
    E o pior eh que meus pais estao inconformados. Eles nao acreditam... nao entendem como pode uma pessoa tomar banho e usar desodorante e ainda cheirar.
    Aqui, estou me tratando com o leite de magnesia Phillips que parece ser mais consistente... e revezo os desodorantes DAP e um da SVR que minha dermatologista recomendou.
    O aerosol SP sempre foi maravilhoso para transpiracao. Usei ha muitos anos atras. Tentei novamente, fiquei sequinha, mas o cheiro ficou muito forte. Entao aboli.
    Os meus desodorantes de antes so vou voltar a usar quando minha situacao voltar ao normal, quer dizer, se um dia voltar neh.
    Aqui, nao da pra sentir muito... pois fico o dia inteiro na minha casa fresquinha me cuidando... Entao nao sei se o tratamento esta funcionando mesmo. So vou saber no dia que tiver que ficar num lugar com mais pessoas... o que espero que nao aconteca tao cedo.
    Espero que isso passe, viu! Comecou ha 7 meses.
    Voce acha que vai passar?
    Sabe que ate hoje tenho um odio muito grande de ter reduzido tanto o uso do desodorante na epoca em que eu era sequinha e cheirosinha.
    Estava tudo perfeito, ate alguem vir com esse papo de cancer de mama. E, pra completar, tanto a minha ginecologista quanto a minha dermatologista, me disseram agora que isso tudo eh boato... que isso nao tem o menor fundamento... que a glandula mamaria nao tem nada a ver com as glandulas sudoriparas que sao afetadas pelos anti-transpirantes. Disseram que isso foi um boato sem nexo que se espalhou pela internet... que o uso de anti-transpirantes pode causar outras coisas, sim... mas, com certeza, nao um cancer de mama... e que, avaliando riscos e beneficios, eu devo usar sim... afinal de contas... como que vai viver cheirando, neh gente!?
    Olha, me arrependo ate o meu ultimo fio de cabelo de um dia ter acreditado nessa historia e de um dia ter parado de usar meu anti-transpirante.
    Se eu pudesse dar um conselho hoje, eu diria... nunca pare de usar o seu desodorante anti-transpirante.
    Eu vivia uma vida maravilhosa... e agora ela se transformou em um inferno.
    E como ja faz 7 meses... tenho medo que isso se estenda por 1 ano... 2 ...3 ou mesmo uma vida inteira.
    Sera que isso vai passar?

    Abracos,

    PS: meu teclado nao tem acentos pois esta com a configuracao toda em ingles.

    ResponderExcluir
  5. Mano... eu sofro com isso e fiquei com pena de você.
    Meu cecezin era tenso, parei de usar o com alumínio também e o q mais me ajudou foi usar o desodorante da Forever Living com o Sabonete que chama Bath Gellé, ele puxou as toxinas todas pra fora a ponto de queimar a pele do meu braço de tão danosas que eram, dae percebi o mal que estava em mim. Bem... uma semana depois a pele queimada escamou e nasceu uma bonitinha e branquinha. Tenta achar algum distribuidor dos produtos... Espero ter ajudado, beijos. :(

    ResponderExcluir
  6. Já li muito sobre Odaban e como muitas pessoas que usam este desodorizante cuja embalagem vem em forma de vaporizador em spray também digo que salvou a minha vida! É usado por homens e mulheres em todo o mundo e o mais eficaz na prevenção de suor e neutralização do desenvolvimento bacteriano, impedindo odores desagradáveis. Se a pele é saudável, pode-se escolher Odaban pois é hipoalergénico e dermatologicamente testado. Devem-se ler e seguir as instruções de uso: secar bem as axilas, espalhar o produto uniformemente, evitar o uso de uma quantidade excessiva, esperar as axilas secarem antes de se vestir e nunca aplicar o produto diretamente na roupa.

    ResponderExcluir