Minha lista de blogs

sexta-feira, 30 de julho de 2010

PROTETOR SOLAR...- Bloqueador, filtro dos protetores solares

Protetor solar, também chamado de bloqueador ou filtro solar, é uma loção que bloqueia os raios ultravioletas solares e reduz queimadura pelo sol e outros danos à pele, diminuindo, desta forma, o risco de câncer de pele.

Os melhores protetores solares bloqueiam tanto os raios UVB, que queimam a pele, quanto os raios UVA, que podem danificar a pele sem causar queimadura. A maioria dos protetores solares contêm ou químico orgânico que absorve a luz ultravioleta, ou material opaco que reflete a luz, ou combinação de ambos.
Muitas pessoas aplicam bloqueador solar somente quando participam de atividades ao ar livre durante o verão, porém especialistas sugerem sua utilização durante todo o ano para prevenir danos cumulativos e diminuir o risco de câncer de pele. É recomendado que se use o protetor solar 30 minutos antes da exposição ao sol.

Fator de proteção do filtro solar

O fator de proteção de um filtro solar (FPS) é uma medida laboratorial da sua eficiência. Quanto maior for o FPS, maior será a proteção oferecida pelo bloqueador solar contra os raios ultravioletas.

Tabela do fator de proteção x bloqueio dos raios ultravioletas:

Fator de proteção do filtro solar Bloqueio de raios ultravioletas
10 90,0%
20 95,0%
30 96,7%
60 98,3%
Em teoria o fator de proteção do filtro solar é um multiplicador do tempo levado para queimar. Por exemplo, se uma pessoa queima depois de 12 minutos sob o sol, levaria 120 minutos para queimar usando um bloqueador solar com fator de proteção 10.Porém, na prática a proteção do bloqueador solar depende de fatores como:


. tipo de pele;
. quantidade de protetor solar aplicado e freqüência das re-aplicações;
. atividade engajada, por exemplo natação ocasiona perda do filtro;
. quantidade de protetor solar absorvida pela pele;
. porcentagem de raio ultravioleta refletida pelo ambiente, por exemplo areia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário