Minha lista de blogs

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Pele esticadinha de forma natural


"Nada de bisturis, preenchimentos ou toxina botulínica... Fiquei um tanto desconfiada ao ouvir que fazer caretas na frente do espelho poderia ajudar a rejuvenescer. Mas é exatamente isso o que promete a fonoaudióloga estética Valesca Resende, de Minas Gerais, que desenvolveu uma terapia que alia exercícios faciais a alguns tratamentos alternativos, não para relaxar, mas para combater o envelhecimento. Fui, então, tirar a prova. A especialista abriu a consulta com um verdadeiro inquérito sobre meus hábitos. Acabei por descobrir que tenho mais marcas no lado esquerdo do rosto e mais flacidez no direito porque evito mastigar do lado direito. Quem diria que a mastigação tem a ver com a firmeza da pele do rosto?

A parte prática do tratamento começou com uma leve e gostosa drenagem linfática, uma massagem que percorreu alguns pontos do meu rosto e ajudou a desinchar as bolsas embaixo dos olhos. Depois ela aplicou uma outra técnica, o shiatsu – aquele mesmo para aliviar a dor nas costas –, que usa a pressão dos dedos em determinados pontos de fluxo de energia para relaxar regiões enrijecidas como testa, olhos e perto do nariz. Foi um pouco doloroso, mas valeu o sacrifício: logo, fui invadida por uma sensação de alívio. O próximo passo foi uma massagem modeladora, feita com deslizamentos bem firmes, principalmente nas regiões mais fiácidas – no caso do rosto, bochechas, pálpebras e papada. Achei curioso, pois a impressão inicial foi de que minha pele iria se soltar mais ainda com tanto estica e puxa. Mas me enganei.

Valesca me explicou que esse tipo de movimento age diretamente no músculo, modelando-o como se fosse uma espécie de argila. Disse que dá até para levantar as maçãs e as sobrancelhas! O ritual continuou com dez minutos de acupuntura nas rugas e nos sulcos para estimular a circulação na área onde foi aplicada. Bem nutrida, a pele fica mais viçosa e menos marcada, me contou a especialista. E, finalmente, a tão esperada ginástica facial.

A terapeuta me passou quatro exercícios para serem feitos todos os dias. Alguns foram fáceis de executar, outros nem tanto. O bom é que, no dia-a-dia, essa série não vai tomar nem três minutos do meu tempo. Mas confesso que me senti um pouco palhaça. Ao término dessa única consulta, naturalmente não pude notar no espelho nenhuma diferença brutal. Porém, saí do consultório achando meu rosto mais iluminado, menos abatido e fiquei realmente com a impressão de que minha pele estava até mesmo mais esticadinha. Adorei! Agora só me resta fazer minha série de caretas na frente do espelho.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário