Minha lista de blogs

terça-feira, 6 de julho de 2010

ENCONTROU ?UM ANIMAL?

ENCONTROU ?

* Não dê as costas
Ao encontrar um animal na rua, não lhe dê as costas. Se ele ficar ao relento, à mercê do tempo, do trânsito, das doenças, da fome, do frio, e principalmente da maldade humana, não terá uma vida longa nem digna. Certamente morrerá das piores formas possíveis. Não pense que haverá uma alma caridosa que o recolherá e cuidará dele. Isso acontece muito raramente, e mesmo assim, por que motivo a alma caridosa não pode ser você ?

* Se não puder levar, ao menos ajude a minimizar o sofrimento
Se as possibilidades de você poder abrigar o animal que encontrou forem zero, ao menos faça alguma coisa para minimizar seu sofrimento. Ofereça água, comida, um abrigo contra a chuva e o frio. Se o animal estiver em local de risco, leve-o para um lugar mais seguro.

* Não passe a bola pra frente
Lembre-se: quem encontrou o animal foi você. Não o passe adiante para aquela vizinha que já tem muitos animais, nem o leve para aquele parque ou praça onde já vivem vários outros animais. Isso não é ajudar, é fugir da responsabilidade.
Não foi você o responsável pelo abandono do animal, mas foi você o escolhido para olhar por ele.

* Abrigos não são lares
Não jogue um animal em um abrigo. Abrigos não são lares, e já estão superlotados, cheios de problemas e sem amparo do governo ou da sociedade. Levando um animal para um abrigo você não está fazendo a sua parte, apenas empurrando o problema para outras pessoas. Cuide, ajude, castre, vacine, alimente. Se você não tiver condições de fazer isso sozinho, por falta de recursos financeiros, procure saber se em sua cidade há instituições ou órgãos públicos que realizem esses serviços a preços reduzidos ou gratuitamente.

* E se o animal estiver perdido ?
Siga as dicas do RENAD ( Registro Nacional de Animais Domésticos ) e aprenda a diferenciar um animal perdido de um abandonado.

* Dê lar temporário
Um animal precisa do conforto de uma casa e de carinho, alimentação e cuidados básicos. Rua não é lugar de se viver... Você pode ajudar oferecendo um lar temporário até que o animal esteja pronto para ser doado. Existem vários sites onde se pode anunciar animais de graça, e geralmente são muito acessados. Tente... Você não vai se arrepender de ser solidário.

* Castre antes de doar
Mesmo que o adotante se comprometa a castrar o animal que você está cuidando, quem garante que o fará ? Corte o mal pela raiz, e só doe animais castrados.

Se cada um fizer a sua parte, um dia o mundo poderá ser um lugar melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário