Minha lista de blogs

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Gatos comem grama.de graminha pra eles.

Todo mundo já viu um gato se lamber. E com se lambem os danadinhos... Puro prazer? É bem provável, mas toda essa lambedura tem um motivo muito mais importante: a higiene do próprio animal. É o famoso banho de gato... E dessa maneira, lambendo-se o tempo todo, que gatos e gatinhas são considerados um dos animais domésticos mais limpos de nosso convívio.

Mas, infelizmente, toda essa "limpeza" tem um preço pois, no ato da lambedura, os felinos engolem uma quantidade muito grande pêlos. Esses pêlos, na maioria das vezes, podem irritar a mucosa do estômago (é comum presenciar gatos regurgitando, através de pequenos vômitos, para se livrarem do incômodo) ou se acumularem nos intestinos formando bolas de pêlos (conhecidas como fecalomas), obstruindo os intestinos e dificultando a saída de fezes que, em certos casos, se faz necessáro uma intervenção cirúrgica. Mas a natureza, sábia como sempre, faz com esses adoráveis animais encontrem o seu próprio remédio. Você já viu gato comendo grama?

Mas por quê que os gatos, então, precisam, comem e gostam de gramas e matinhos? Os felinos saem atrás de "graminhas" para providenciarem fibras vegetais, que irão regularizar o trato intestinal e auxiliar na eliminação dos bolos de pêlos acumulados em seus intestinos. Logo, de vez em quando, o seu gato ou a sua gatinha, dá uma escapada, sem você perceber, para poder comer e degustar alguns matinhos e graminhas...

2 comentários:

  1. Eu amo gatoooooooooooooooooooos..........

    Não sabia disso, belo post, foi um ótimo aprendizado...Obrigado...

    Bjuxxx

    ResponderExcluir
  2. Carlos .amiguxo. obrigada.,mas se vc olhar mais vai aprender muiito mais.Sou tambem apaixonada por felinos. tenho 7 gatinhos ,queria ter uns milhões.rsrsrsr.kkkk.loucura delicia.Beijinhos no coração.

    ResponderExcluir