Minha lista de blogs

terça-feira, 6 de julho de 2010

AJUDANDO E CUIDANDO DE GATOS.


Muitos dos voluntários que alimentam gatos de rua têm gatos em casa e, portanto, dispõe de serviço veterinário. Pergunte ao seu veterinário se ele aceitaria dar uma olhada nestes gatos ou se ele conhece alguém que faça esse tipo de acompanhamento. Alguns veterinários cuidam com prazer de gatos abandonados.

Gatos não castrados nas ruas procriam com uma velocidade assustadora. Isto significa mais e mais filhotes sem um lar. Castre os gatos de rua dos quais você cuida o mais breve possível.

O melhor horário para alimentar os gatos é logo de manhã cedo ou no fim da noite. O movimento nas ruas é menor e os gatos ficam menos expostos.

Evite dar somente ração seca para os gatos de rua, a não ser que você coloque muita água junto, pois este tipo de alimento provoca sede.

Ao alimentar os gatos, tome cuidado para não fazer sujeira e usar sempre um pratinho ou tigela para colocar a comida, evitando que ela tenha contato com o chão. Não deixe sacos ou latas pelo chão. Jogue-as na lixeira, de preferência em sacos plásticos fechados.

Não deixe restos de comida no local. Espere que os gatos tenham terminado e recolha tudo. Assim você evita que a comida atraia outros gatos, ajudando a prevenir a disseminação de doenças como a AIDS e a leucemia felinas. E, ao mesmo tempo, evita que sejam atraídos para o local outros animais, como ratos e baratas.

Não se esqueça de que os gatos também precisam de muita água.

Procure fazer amizade com as pessoas que moram ou trabalham por perto do local onde ficam os gatos. Converse com as crianças e incentive-as a acariciar os animais, se eles forem mansos.

Divulgue os endereços de lugares onde se faz castração gratuita ou por um preço baixo. Você pode não acreditar, mas muita gente sem condições financeiras acha que está fazendo um bem aos gatinhos, abandonando-os na esperança de que alguém olhará por eles. Algumas pessoas não fazem isso por mal, mas por pura ignorância. Combata a ignorância. Esclareça sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário