Minha lista de blogs

terça-feira, 20 de julho de 2010

A autoestima feminina.


A autoestima tem dois componentes: o sentimento de competência pessoal e o sentimento de valor pessoal. Em outras palavras, a autoestima é a soma da confiança com respeito que se tem de si. Ela reflete o julgamento implícito da nossa capacidade de lidar com os desafios da vida (entender e dominar os problemas) e o direito de ser feliz (respeitar e defender os próprios interesses e necessidades). Assim, a autoestima é a chave para o sucesso ou para o fracasso. É a chave para entendermos a nós mesmos e os outros.

Autoestima é uma experiência íntima. É o que EU penso e sinto sobre mim mesmo,
não o que o outro pensa e sente sobre mim.Nós, mulheres de hoje, somos independentes, modernas, colocamos em primeiro lugar a nossa carreira profissional, e longe vai o tempo em que viviamos sob a asa do parceiro. E se não bastasse toda a correria e stress do dia-a-dia ainda temos que aguentar a falta de sensibilidade dele, um ser conhecido como homem. Aquele que diz que ama, mas que não consegue, por um momento sequer, elogiar, apoiar, ou fazer nos sentirmos realizadas. Situações como esta, que é apenas um dentre tantos exemplos, apenas contribuem para uma consequência: a perda de autoestima.Segundo a psicóloga Olga Inês Tessari, a baixa autoestima gera ansiedade, medo, depressão, fobias e uma série de outros problemas. "Para ser feliz, é necessário que a autoestima esteja num bom nível. Quanto mais, melhor! A mulher que tem uma boa autoestima lida de forma mais adequada com suas tarefas do dia a dia e, principalmente, com ela mesma. Ela aprende a falar não, porque tem mulher que quer fazer tudo por todo mundo e esquece de si e isso não é bom, pois ela acaba fazendo coisas que não lhe agradam".Em alguns casos, a baixa autoestima das pessoas deve-se à sua aparência física, pois estas sentem-se pouco atraentes perante a sociedade. Fato que acontece muito frenquentemente com as mulheres, já que as regras para se estar 'nos conformes' são bem rígidas. Uma espinha indesejada que aparece da noite pro dia ou um quilo ganho sabe-se Deus como, já é motivo para o fim do mundo.

Mas como elevar a autoestima? O primeiro passo é identificar o que incomoda e partir para o ataque. Para isso vale tudo: iniciar dietas, praticar exercícios, renovar seu guarda-roupa, mudar radicalmente o corte de cabelo ou fazer uma cirurgia plástica, quem sabe. Importante: o corpo e a cabeça tem que andar juntos. Por isso, ouvimos dizer que a plástica, além de estética, é psicológica. Depois que a mulher faz a cirurgia, se sente maravilhosa e consegue se liberar, melhorando a sua performance e sentindo mais prazer. Faça tudo o que estiver ao seu alcance para se sentir bem e mais bela do que nunca. Mas não pense você que a "reforma" no corpo é o suficiente para revolucionar sua vida, acima de tudo é preciso que você se goste e se aceite, a consequência disso é que você passa a sentir-se segura e esbanja sensualidade atraindo olhares e atenções. E a partir do momento que você se sente bem, tudo flui melhor. A vida melhora e autoestima é resgatada. Ame-se. Sua vida é sua história. Não tenha vergonha de quem você é. Orgulhe-se!
Ouse e arrisque-se! Vale a pena acreditar em você.
Cuide-se sempre, porque você é muito mais importante do que pensa!...

Texto adaptado retirado dos sites: http://guiadautoestima.com e http://planetadamulher.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário