Minha lista de blogs

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Perigo real ao hexa,Brasil tem hoje seu 1º grande adversário pela frente, a forte Holanda, na decisão da vaga à semifinal




Perigo real ao hexa
Brasil tem hoje seu 1º grande adversário pela frente, a forte Holanda, na decisão da vaga à semifinal....

O Brasil tem hoje o grande desafio na Copa. Não apenas porque faz um jogo que pode representar vaga na semifinal, mas também por enfrentar um adversário que, pela primeira vez na competição, deve lhe impor dificuldades reais. A Holanda, rival das 11 horas (de Brasília), no Estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth, também é apontada como favorita à taça. E até aqui faz campanha ligeiramente melhor que a dos brasileiros. A Holanda venceu os quatro jogos que disputou até agora. O Brasil tem três vitórias e um empate.

Até agora, a seleção de Dunga enfrentou dois adversários que não lhe deram muito trabalho na primeira fase, Coreia do Norte e Costa do Marfim, e um, Portugal, que poderia complicar, mas jogou mais preocupado em garantir o empate que o levaria às oitavas de final. Depois, pegou o Chile, um tradicional freguês.

Com a Holanda deve ser diferente, pelo futebol que pratica atualmente ? mais pragmático, com o objetivo de fazer resultado, deixando o jogo bonito em plano inferior ? e pelo histórico de partidas entre ambos.

Foram três duelos, todos eliminatórios, até hoje, com uma vitória dos europeus (2 a 0 em 1974), uma brasileira (3 a 2 em 1994) e um empate por 1 a 1 na semifinal de 1998, mas que o Brasil ganhou nos pênaltis por 4 a 2.

Dunga, espera uma partida aberta como as do passado. "É jogo eliminatório, ninguém pode ficar se cuidando muito, tem de jogar para vencer", justifica. Hoje, uma de suas maiores preocupações será parar Robben, que definiu como um jogador decisivo. O holandês joga pelo setor direito do ataque e, certamente, o lateral-esquerdo Michel Bastos precisará de ajuda.

Esse socorro deverá ser dado por Felipe Melo, que se recuperou de torção no tornozelo esquerdo, treinou ontem normalmente e pode voltar ao time. Caso isso não ocorra, a vaga deve ser de Gilberto, por estar acostumado a jogar pela esquerda. Elano, machucado, segue fora e Daniel Alves joga no meio.

A preocupação holandesa, expressada pelo técnico Bert Van Marwijk durante a semana, é parar o trio Kaká, Robinho e Luís Fabiano. Entende ser isso mais de meio caminho andado para eventual vitória. Hoje, ele contará com sua força máxima.

Para o Brasil, triunfo contra os holandeses, principalmente se vier acompanhado de bom futebol, vai significar o empurrão necessário para a busca do hexacampeonato. Dunga acredita ser bastante possível a seleção apresentar futebol melhor do que nas ocasiões anteriores. "A tendência é sempre melhorar, porque com os jogos vai aumentando a confiança e os jogadores vão pegando ritmo e entrosamento. O vencedor de Brasil e Holanda enfrentará na semifinal Uruguai ou Gana. O perdedor voltará para a casa debaixo de uma enxurrada de críticas.

Campo preocupa. O gramado do Estádio Nelson Mandela Bay está longe das melhores condições. Os dois treinadores têm visão diferente do problema. "Há duas coisas importantes no futebol: a bola e o gramado. São fundamentais. Espero que (o gramado) dê condições para os jogadores mostrarem bom espetáculo"'', disse Dunga. "Está melhor do que imaginávamos", afirmou Van Marwijk, que ontem foi ver a condição da grama junto de seus jogadores. "Ele não pode ser argumento para justificar uma eventual derrota."

Tópicos: , Esportes, Versão impressa

Nenhum comentário:

Postar um comentário