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terça-feira, 6 de julho de 2010

Como Proceder com sua Objeção.

Descubra a situação exata

Seja ativ@. Não espere ser perguntad@. Fale com seu professor ou coordenador de curso o mais cedo possível. Descubra quando e como os animais são utilizados no curso que você escolheu. Pergunte que espécies de animais são utilizadas, quantas e para que finalidades. Pergunte se existe uma política de escolha, se outros recursos são oferecidos e, se sim, como e quais são?

Decida onde você se posiciona e quais seus motivos.

De acordo com sua ética pessoal, onde exatamente você traçaria uma linha em relação ao uso de animais? Esteja apt@ a defender sua posição. Leia! Decida o que é um recurso substituível aceitável. Certamente você deve requerer uma prática educacionalmente válida, com tempo equivalente, que exija esforço, qualidade de aprendizagem e crédito acadêmico. Você pode começar só, mas pode haver um aumento em número de pessoas que dêem apoio. Tente descobrir a sua volta se estudantes sentem o mesmo que você. Obtenha o apoio de amig@s e de professores. Contate a 1R quando precisar de apoio. Analise até onde você estaria dispost@ a ir para lutar pelo que acredita: se uma solução cooperativa ao problema não pode ser alcançada, então talvez seja necessário adotar uma tática mais direta.

Converse com seu professor

Com calma, mas com firmeza, explique a seu professor que a prática com animais entra em conflito com suas crenças éticas, morais ou espirituais. Explique que você quer aprender, mas sem ter que matar animais. Peça especificamente por um bom recurso substitutivo, uma vez que você não quer participar da prática com animais e quer encontrar uma solução razoável para o problema. Não deixe que seu professor @ intimide: você se baseia em seus sentimentos e perspectivas. Mas não seja arrogante, e esteja preparad@ para discutir a questão. Antecipe o que seu professor pode perguntar. Se seu professor está aberto à mudança, e você afirma que pode usar um outro recurso que julga mais conveniente, então peça por uma confirmação em escrito. Se a resposta for negativa, então você precisa apresentar seu caso com mais profundidade. É bom que você guarde toda papelada que você adquirir durante o processo. Inclua as ações que você tomou, as datas dos encontros e reuniões, as pessoas envolvidas, temas de debate e decisões tomadas. Não esqueça: mantenha sempre com você cópias de toda papelada e de todo material relevante.

Informe-se!

Entenda o conceito e prática da educação humanitária, e esteja atent@ a cursos de outras universidades que permitem que os estudantes escolham e ofereçam outros recursos, ou que simplesmente não usem animais. Familiarize-se com os métodos substitutivos disponíveis e das questões acerca do seu uso, como seu potencial educativo, custo e qualidade, e de que tipo de equipamento necessita (se requerido). Descubra os detalhes dos objetivos da prática. Proponha uma prática, ou uma combinação de recursos, que possa substituir o uso de animais, e que encontre os objetivos da aula. Descubra quais os procedimentos formais para se resolver isso. Pergunte a alguém da universidade, ou com a 1R, sobre detalhes de pedidos à comitês de ética, diretórios estudantis, e das possibilidades de se eximir formalmente do uso de animais. Procure conseguir o apoio de seu Centro Acadêmico ou Diretório Central de Estudantes. Comece com o processo agora, se for mais apropriado. Informe-se da legislação nacional ou internacional que possa apoiar a sua decisão.

Submeta seu caso

Apresente ao professor um pacote de informações que inclua sua posição e requisição, sua proposta para a substituição com detalhes dos recursos possíveis, e todas literaturas relevantes. Copie o material para o chefe de departamento, diretor, e a quem lhe der apoio, explicando toda a situação. Se sua requisição der resultados, parabéns! Peça sempre uma confirmação.

Pressione!

Se a resposta ainda é negativa, então você deve pressionar. Se encontre com simpatizantes para discussão. Vá ao diretor do Centro ou mesmo à reitoria. Comece com procedimentos formais como apelações de revisão pelos comitês ou colegiado de curso, se você não tiver feito ainda, e parta para organizações nacionais relevantes relatando que seus direitos ainda são negados. Informe às organizações civis de sua situação, e mantenha contato com a 1R. Torne público o problema: use o jornal de sua universidade, e a imprensa local e nacional. Procure por palestrantes e promova debates relacionados à bioética, uso de animais e direitos estudantis. Faça abaixo-assinados. Se a pressão trouxer mudanças positivas, parabéns!

Considere a ação legal

Se a universidade ainda se nega a respeitar seus direitos, e se você está preparad@ a continuar, então existe a opção pela ação judicial. É possível levar sua universidade à justiça federal, e muitos estudantes na Alemanha e Estados Unidos tem ganho tais casos. No Brasil, o caso do estudante Róber Bachinski, da UFRGS, é um exemplo de como este tipo de ação pode dar certo. Considere cuidadosamente o tempo, dinheiro e energia necessários para tal ação. Solicitação formal de alternativas para estudantes que objetam ao uso de animais

Um modelo de pedido que pode ajudar você a defender seu direito de não participar de aulas que envolvam o sacrifício ou o sofrimento de animais para finalidades didáticas agora está disponível para download no site da 1R.

Este pedido pode ser encaminhado ao professor responsável pela disciplina que requer a prática com animais da qual você está objetando, ao diretor, coordenador do centro, ou ao Comitê de Ética no Uso de Animais de sua instituição. Pondere sobre a melhor opção (no caso do professor ser intransigente, encaminhe a uma instância superior), mas em qualquer caso, não esqueça de protocolar o pedido, para oficializar seu posicionamento. O protocolamento deste documento gera um processo oficial dentro da instituição, tornando-o mais legítimo.

Lembre-se de enviar este pedido com boa antecedência, e por favor mantenha a 1R informada do andamento de seu caso.

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