Minha lista de blogs

terça-feira, 6 de julho de 2010

PROTEÇÃO ANIMAL - TER CONSCIÊNCIA PARA UM MUNDO NOVO.

Existem muitas coisas erradas em nossa sociedade. As pessoas estão cada vez mais insensíveis aos verdadeiros valores.
Mas ser consciente é mais que uma mera obrigação. É uma questão de sobrevivência. A humanidade só sobreviverá se houver mais respeito à vida. E por tabela, aos animais.
Centenas de animais são mortos todos os anos, por pessoas cruéis que maltratam e envenenam animais sem piedade. De fato, nos últimos anos a violência contra os animais têm se intensificado, na mesma medida em que se intensifica a violência entre seres humanos e a sociedade torna-se cada vez mais permissiva e menos chocada.
A cada dia, centenas de animais são sacrificados nos Centros de Controle de Zoonoses de todo o país. Os maiores culpados somos nós, que fechamos os olhos ao abandono. A verdadeira culpada é a sociedade que descarta seus animais como simples objetos de consumo.
Dividir a vida com um animal não é só alimentá-lo e dar-lhe um local para se abrigar. Implica ter responsabilidades, dar-lhe tratamento veterinário, vacinar, castrar, tratar com amor e respeito. Animais não são objetos de decoração, nem bens de consumo. Seja consciente !

QUERO AJUDAR, COMO FAZER ?

Existem inúmeros meios de ajudar na causa animal. Existem muitas formas de participar, de conscientizar, de tentar mudar a realidade. Muitas vezes é preciso somente garra, vontade de lutar, e um pouquinho de boa vontade.
Muitas pessoas ainda têm a idéia errada de que é melhor comprar um animal do que adotar. Pensam que assim a saúde e a longevidade do animal estará garantida, além de muitas vezes julgar que comprar traz mais status. É nosso dever conscientizar as pessoas sobre a importância de se adotar; é nosso dever mostrar e provar que uma vida não se compra.
Algumas pessoas pensam que é interessante comprar um animal e colocá-lo para reproduzir, e ainda alegam que quem compra dá mais valor que quem adota... Lêdo engano ! Boa parte destes animais, ao contrário de serem considerados de extremo valor, pelo fato de serem comprados, acaba tendo o mesmo destino que centenas de animais indesejados sem raça definida - a rua, ou um Centro de Controle de Zoonoses.
Por causa do grande número de animais abandonados, as entidades de proteção animal, os abrigos e os protetores voluntários encontram-se assoberbados, cheios de animais para doar, com mais outros tantos aparecendo todos os dias. Estas entidades e pessoas muitas vezes terminam cheios de dívidas, causadas pelo esforço hercúleo de tentar dar conta de muito mais do que deviam. Terminam mergulhados no desespero, pois o número de animais abandonados, por maior que seja o esforço e a boa vontade dos protetores, só aumenta a cada ano.
É fundamental que se divulgue a castração como forma mais eficiente de controlar o abandono. Não podemos esperar que uma campanha venha do governo ou das autoridades competentes. Difundir a importância da castração é um dever de todos nós, que sofremos com o problema na pele.
Em contrapartida, o que fazer com os animais que já estão nas ruas ? Recolhê-los resolveria o problema ? Em alguns países as entidades de proteção animal mantém as colônias de gatos abandonados em seu local de origem, castrando-os e impedindo que mais animais sejam abandonados nestes locais. Esse método também ajuda a resolver o problema local, a longo prazo. Mas não é suficiente para conter o problema num âmbito geral.
Para captar recursos e tentar fazer um pouco mais pelos animais de rua, diversos grupos têm se reunido e montado lojas virtuais em benefício dos animais. É uma idéia que tem tudo para dar certo, pois você estará comprando produtos para sua casa e seus animais, e ao mesmo tendo ajudando muitos outros, que não tiveram a mesma sorte de ter um lar.
Alguns abaixo-assinados também buscam ajudar na causa animal, cutucando governos e corporações de todo o mundo.
Como se vê, existem muitas formas de ajudar... É só escolher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário