Minha lista de blogs

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A dura vida dos homens na conquista


Quando o assunto é conquista, a vida das mulheres não é nada fácil. Temos que estar sempre bonitas, de preferência esbeltas, com unhas feitas, depilação em dia, cabelos bem cuidados... Isso sem falar nas roupas, que nos tomam tanto tempo, especialmente quando nenhuma parece nos satisfazer. Sair para um encontro é a verdadeira epopeia do universo feminino. Mas e os homens, como fazem? Certamente há cuidados com a própria aparência, porém estes são bem menos trabalhosos. Nada de horas dedicadas a cabelos e unhas, nada de vestir todas as roupas do armário antes de escolher a ideal... Quer dizer, em se tratando de conquista, os homens têm uma vida muito mais fácil que a das mulheres, certo? Errado! O máximo que podemos dizer é que a preparação para um encontro pode ser mais simples, mas todo o resto requer deles bastante esforço e dedicação, o que muitas vezes complica suas vidas. Vejamos porque.

Pensemos nos primórdios de um relacionamento. Seja no ParPerfeito ou fora dele, o interesse pode partir de um dos dois ou mesmo de ambos, simultaneamente. Só que alguém precisa tomar a iniciativa, ou tudo não passará de interesse, e é aí que começa o “trabalho” masculino. Mesmo tendo o mundo passado por notáveis transformações, fazendo com que a sexualidade seja pensada de maneira mais aberta que em outros tempos, a iniciativa ainda é algo muitas vezes atribuída ao homem. É ele quem deve falar, se apresentar, mostrar o interesse de alguma maneira. Acontece que isso não está nos genes dos homens, não é uma coisa “natural”, como muitas mulheres pensam. É algo que se aprende com a experiência e que, por isso, desperta insegurança, medo de rejeição, dificuldade em saber como fazer, o que dizer... Parecer um conquistador pode ser uma reação que camufla toda a ansiedade despertada por essas situações, fazendo com que os “nãos” não sejam tão sentidos negativamente. Outros, no entanto, simplesmente se retraem, tornam-se ainda mais assustados e se crêem pouco capazes de saber como agir diante de uma mulher.

Por tudo isso, vamos à primeira dica para mulheres e homens. Mulheres, pensem nessas coisas sempre que estiverem em uma situação de conquista. Valorizem o esforço dos homens, mesmo daqueles que te parecerem desajeitados ou ansiosos. Nem sempre eles sabem como abordá-la, mas estão fazendo o possível para dar o melhor deles. Homens, lembrem-se de que vocês não precisam ser um “poço de segurança”, ainda que isso possa ser o que elas esperam. Não confundam insegurança com fraqueza ou falta de habilidade, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Se necessário for, conversem com elas sobre o que estão sentindo diante da situação, certamente muitas serão compreensivas.

Passando da etapa inicial, chegamos às reações das mulheres diante da abordagem masculina. Tenho recebido muitas mensagens de homens em dúvida quanto à veracidade de um “não” feminino. “Será que elas estão apenas fazendo charme?”, eles perguntam. “Devo insistir ou desistir?”, eles querem saber. E finalmente vem a pergunta principal: “como saber quando o ‘não’ quer realmente dizer ‘não’?” Mulheres hão de reconhecer que ter esse discernimento é uma tarefa complexa. Estamos acostumadas com a objetividade dos homens, cujo “não” é suficiente para que compreendamos seus desejos e intenções (ainda que possa haver mudanças de ideia). Agora se coloquem no lugar deles. Como saber quando a negativa é real ou quando é apenas parte de um jogo de sedução? É claro que há outros dados além da simples resposta dada. O modo de agir, a maneira de tratar, a disponibilidade para novos encontros, o tipo de conversa... Tudo isso pode dar aos homens algumas “pistas” sobre as intenções femininas, e é preciso de alguma sensibilidade para percebê-las. Mas, visto que cada uma é única e tem seu próprio jeito de ser, certos comportamentos podem ser interpretados erroneamente. Como li em algum lugar do qual não me recordo mais, “um sim é sempre um sim; um não é sempre um talvez”. Ou seja, na dúvida, é melhor insistir.

Chegamos, então, à segunda dica para homens e mulheres. Mulheres, tentem ser mais claras com eles, poupando-os de tanta incerteza e ansiedade. Quando estiverem na dúvida, digam que estão na dúvida. Quando a intenção for um “sim”, mas vocês quiserem fazer charme, façam isso de uma maneira que seja mais evidente para os homens. Quantas oportunidades podem ser perdidas quando eles não entendem o que queremos e simplesmente desistem de nós? Não pensem que os homens entenderão precisamente nossas intenções, a não ser que as deixemos claras. Homens, se vocês ficaram na dúvida, por que não insistir? O pior que pode acontecer é a confirmação do “não”, que não é motivo para o desânimo ou a desistência. Lembrem-se de que a rejeição de uma não é sinônimo de rejeição de todas, e há infinitas possibilidades disponíveis. Pensem sempre que assim como vocês pode estar perdendo, elas certamente também estão. Quando estiverem na dúvida quanto à veracidade do “não”, tentem buscar outros indícios das intenções delas. Pense se ela mostra que gosta de estar com você, se te telefona ou fala com você via Internet com frequência, se mostra interesse nos seus assuntos, se às vezes parece dar certas “indiretas”. Tudo isso pode colaborar para que vocês entendam melhor o que elas querem dizer. É preciso usar a sensibilidade para “ler nas entrelinhas” o que não é dito com palavras.

Outro assunto que vem sendo abordado nas mensagens enviadas por homens diz respeito às expectativas delas em relação a eles. Especialmente os mais velhos costumam se queixar das cobranças que lhes são impostas, tanto pelas mais novas como pelas mais velhas. Elas geralmente esperam que eles sejam provedores, lhes transmitam estabilidade e segurança, sejam companheiros, lhes dêem filhos, sejam bons parceiros sexuais, entre outros. Esquecem-se, no entanto, de que eles também precisam de um “porto seguro”, tendo a mesma necessidade de se sentirem cuidados, amados e compreendidos.

Assim, aqui vão as últimas dicas. Mulheres, não esperem que os homens sejam uma fortaleza. Apesar de às vezes disfarçarem bem, eles são tão humanos quanto vocês, e também têm medos, ansiedades e dúvidas, também precisam de apoio, compreensão, carinho, companheirismo, amizade e segurança. Homens, lembrem-se dessas mesmas coisas, e não se cobrem ser racionais e objetivos o tempo todo. Permitam-se colocar suas inseguranças para elas, conversar sobre tudo o que lhes incomoda e tudo o que vocês não conseguem entender em si próprios ou nelas. Homens e mulheres, lembrem-se de que qualquer relação é uma via de mão dupla. Se é relativamente fácil sabermos o que esperamos do outro, é importante saber também o que ele espera de nós. Certamente cobrar do outro é mais fácil do que identificar o que nós não estamos fazendo, o que estamos deixando de dar ao outro.

Após tudo isso ter sido dito, uma conclusão se faz necessária: na conquista, a vida dos homens é bastante complicada, e está muito longe de ser mais fácil do que a das mulheres. A verdade é que cada gênero tem suas vantagens e desvantagens, facilidades e dificuldades. O mais importante é ser claro quanto ao que se está pensando, podendo expor dificuldades, incertezas e ansiedades da maneira mais franca possível. É essencial também saber como o outro está se sentindo, conhecendo suas inseguranças e seus medos. Dessa maneira muitos mal-entendidos podem ser evitados, e será possível uma relação entre dois seres humanos que possuem o que chamamos de “defeitos” ou “fraquezas”. Quer dizer, uma relação entre pessoas reais

Nenhum comentário:

Postar um comentário