Minha lista de blogs

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Traição masculina



Pergunta:

É normal perdoar a traição masculina, visto que não existe fidelidade total por parte dos homens? ( pelo menos é isto que eu acho). Já li que os homens sentem necessidade de conhecer algo diferente, mas quando o fazem não deixam de amar suas esposas ou namoradas e na maioria das vezes voltam pra elas. Ou esta posição é uma desculpa esfarrapada para traírem sem tanta culpa?



Resposta:

Existem homens que são fieis. Já ouvi até um deles dizer que uma só mulher já dá tanto trabalho que não sabe como tem homens que conseguem ter várias. Normalmente, um homem é fiel quando está na fase de apaixonamento ou quando atingiu a maturidade, depois de ter tido experiências que o levaram a prescindir de aventuras amorosas, sobretudo quando se dá bem com sua parceira. A maioria, no entanto, não se encaixa nesse grupo.

Enquanto a mulher busca um homem e se satisfaz com ele quando tudo corre bem, os homens sentem uma enorme atração pelo mistério que cada mulher representa para eles. É um fenômeno psico-social. A meu ver existem dois tipos de traição: a traição, propriamente dita, em que o homem está numa péssima relação com a mulher, quer seja por problemas de decepção por não encontrar nela o que idealizou; quer por estar insatisfeito consigo e deslocar seus problemas para ela; seja para agredi-la, vingar-se ou mesmo por desejo de romper a relação e, na moita, sem nada dizer, estar à procura de uma outra com quem venha a viver.

Já a infidelidade ficaria dentro desse quadro a que se refere. O homem tem relações ocasionais com outras, sem pensar sequer por um minuto em desfazer o compromisso com aquela com quem tem uma relação estável e que ele valoriza e não quer perder. No meu entender, seria de mau gosto da parte do homem ir contar aquela que ama que andou com outra mulher. Isso envenenaria a relação talvez para sempre, e ele se tornaria uma criatura infeliz por pura ingenuidade. Esses seriam homens infantilizados que agem com a mulher como se elas fossem a mãe, que tudo perdoa e compreende.

A confissão só tem sentido quando existe o desejo de agredir para romper ou torturar, e aí estaríamos voltando ao primeiro caso, onde o ressentimento já destruiu o bom relacionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário