quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
O Poder da Pedras!
Pedras e rochas são partes desta terra antes de qualquer outra forma de vida e elas têm presenciado a evolução deste planeta. Há muito tempo a humanidade utiliza do reino mineral e é nele que estão as coisas mais valiosas e objetos de desejo para muitas pessoas como o ouro, a prata, o petróleo e as pedras preciosas. As pedras têm o poder de receber e transmitir energia, por isso vêm sendo utilizadas pelas mais diferentes civilizações desde a antiguidade até os dias de hoje para curar, para proteção, para transmutar vibrações, para meditação, entre muitas outras coisas. Elas possuem vibrações variadas de luz e som e no xamanismo norte americano são chamadas de Seres Pedra, pois são detentores dos registros da Mãe-Terra. As pedras possuem um espírito, um talento e um poder específico. Amplificam pensamentos, expandem a consciência, auxiliam nos processos de cura e protegem de energias negativas.
Na nossa Umbanda as pedras têm ligação com os Orixás e são colocadas nos altares, utilizadas na confecção de guias, instrumentos em trabalhos de energização e cura e até utilizadas pelos Guias Espirituais em seus trabalhos. Nada melhor do que agora conhecermos algumas dessa pedras e os benefícios que elas podem nos trazer, não é mesmo? Então vamos lá:
AMETISTA: para meditação, tranquilizar os pensamentos, acalmar e trazer a paz. Ensinar humildade abrindo a mente para vibrações superiores.
ÂMBAR: é uma resina fossilizada. Para depressão, dores corporais, melhora o humor, protege crianças. Deve ser sempre limpo após o uso.
ABALONE: é uma concha. Utilizar na cerimônia de purificação e limpeza, representando o elemento água.
ÁGUA-MARINHA: harmoniza ambientes, desbloqueia a comunicação, reduz o stress, estabelece ligação com a natureza, alegria nos relacionamentos.
AMAZONITA: reforça qualidades masculinas, acalma o sistema nervoso.
CORNALINA: conexão com a energia da Terra, traz segurança, abre caminho para o novo, aumenta a motivação, estimula pensamentos.
CRISOCOLA: é a pedra dos terapeutas holísticos. Alivia os medos, para parturientes, atenua as tristezas e raivas, equilibra emoções.
CRISOPRÁSIO: introspecção. Abre para novas situações, problemas mentais, acalma, torna as pessoas menos egoístas.
QUARTZO: reflete a pureza. É um coringa, usado para cura, para ampliação dos poderes xamânicos, é o mais utilizado nas suas diversas formas.
QUARTZO AZUL : aumenta o conhecimento sobre a espiritualidade
QUARTZO ROSA : é a pedra do amor incondicional. Acalma as mágoas, equilibra emoções, atrai o perdão, o amor próprio, auxilia nos traumas de infância.
QUARTZO FUMÊ : purifica chacra o básico. Aumenta a esperança, trabalha a aceitação, o desapego.
QUARTZO VERDE: para a cura física (principalmente para o coração). Traz prosperidade. É conhecido também como aventurina.
CITRINO: liga-se com o Sol. Criatividade, dissipa emoções negativas, clarifica pensamentos, estimula a consciência cósmica.
ESMERALDA: para equilíbrio físico, emocional e mental. Para sabedoria, aumenta a capacidade psíquica, reforça a imunidade, traz renascimento. Não se aconselha a usar com outras pedras.
GRANADA: informações de vidas passadas, paciência, amor e compaixão, coragem. Limpa pensamentos impuros
LÁPIS-LÁZULI: Para clarividência, intuição. Relaciona-se com a mente, paz, espiritualidade, iluminação, amplia o poder pessoal.
MALAQUITA: A preferida dos xamãs da África. É a pedra de cura. Para proteção, para as crianças dormirem em paz, relaxamento.
OBSIDIANA: ajuda a esquecer amores antigos, aguça as visões, ajuda a liberar raiva, ensina o desapego. Deve-se conhecer bem a pedra antes de usá-la.
PEDRA-DA-LUA: desperta o lado feminino, sensibilidade, conecta-se com o subconsciente, acalma as emoções, traz paz de espírito.
SODALITA: Para mudança de atitudes, equilibra o metabolismo, compreensão intelectual, equilíbrio yin e yang, fortalece a comunicação, desperta a terceira visão.
TURMALINA NEGRA: repele energias negativas.
FENACITA: trabalha com os chacras superiores. Conecta-se com energias angélicas.
MOLDAVITA: harmonização com o Eu Superior, ajuda a dar “ground” equilibrando corpo e mente.
Todas as pedras devem ser limpas e energizadas após o uso. Para fazer a limpeza coloque-as em um recipiente com água e sal grosso por algumas horas e para fazer a energização coloque-as, pelo menos pelo mesmo tempo em que ficaram no sal grosso, em água corrente ou recebendo as energias do sol, da chuva, de plantas. Pedras pretas, ou pedras da noite, devem ser energizadas na terra ou à luz da lua.
Espero que aproveitem mais que a beleza, mas também o benefício energético das pedras.a natureza nos permite trabalhar com esses elementos, mas é necessário que cada um faça sua parte reconhecendo sua real necessidade, para que utilize essa energia da maneira correta.O que mais acho legal das pedras é que elas possuem uma dualidade tal qual o ser humano. Se o dono da pedra for “tranca” ela vai potencializar essa energia. Pedras têm que ser cuidadas e preservadas porque são parte da natureza e parte da nossa história.
Sobre as pedras, duas coisas:
1) Tenho a sensação que os Guias e Entidades ficariam felizes que os médiuns tivessem esses conhecimentos ativos na memória porque iria facilitar muito o trabalho.
2) Depois de conhecer um pouco mais sobre as pedras parei de usar aquela expressão “jogar pedra na cruz”.
Esses ensinamentos são de extrema importância, pois as pedras são comercializadas com muita frequência, em feiras de artesanatos, em Aeroportos entre outros locais, representam uma das riquezas do nosso país. Mas, na grande maioria das vezes, os consumidores não sabem como cuidá-las e acabam deixando-as em um canto da casa absorvendo todas as energias negativas e quando já estão suficientemente carregadas refletem essa carga energética negativa, e na verdade o simples fato de colocá-las junto à terra dos vasos de plantas neutralizaria e positivaria sua ação. Independentemente da crença, o conhecimento sobre as pedras é suma necessidade para as pessoas que apreciam e desejam fazer uso de seus benefícios.Na Bíblia há passagens no êxodo, Deuteronômio onde Deus (Javé) pede a Moisés a construção de um altar para as oferendas em pedra.
Jesus solicita a Simão Pedro a edificação de sua igreja sobre uma pedra.
Há uma lenda de Prometeu que relaciona a ligação entre a alma e a pedra.
Esta simbologia nos acompanha a milhares de anos nos trazendo significados pertinentes entre sua força e poder levando sua potencialização a todos, mas precisamos atentar a sua sutileza, manipulando-a de forma benéfica, pois é absorvedora e irradiadora, portanto devemos conhecer seus fundamentos e respeitar esta grande fonte de energia da natureza.Muita ametista, sodalita e quartzo azul pra todos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quantas vezes já ouvimos: ” tal pedra me atraiu, tal pedra me escolheu…”
ResponderExcluirSe tivermos em conta que fazemos parte de um TODO e temos no nosso corpo impresso informações de todos os tempos ficará muito claro o porque isso acontece. Importante é reconhecermos esse chamado ancestral e tentar entender o que ele está nos querendo dizer.
Certa vez entrei em uma loja com muitas pedras e tive uma tontura “inexplicável”, hoje sei da força desses elementos.As pedras são instrumentos poderosos que temos em nossas mãos, mas os procedimentos para limpeza e energização devem ser realmente praticados. Boas pedras para pessoas que têm problemas com a pressão arterial são a cianita azul, o cristal com rutilos, a esmeralda e o epídoto.beijinhos no coração.
laurabeu!
ResponderExcluirAdorei a aula sobre as pedras.
Tenho em minha casa uma mesinha com alguns cristais mas lhe confesso que desconhecia que deveria cuidar deles.
Agora mesmo ao levantar-me do PC vou iniciar a limpeza e trato deles!
Obrigada,um beijo!
Sonia Regina.