Minha lista de blogs

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Tem dificuldade em se aproximar de alguém? Experimente usar essa estratégia!


Você vai encontrar aqui estratégias indicadas para facilitar sua aproximação de alguém que tenha dificuldade de se abrir com você. Seguindo os passos aqui colocados, não terá dificuldades para estabelecer o relacionamento desejado num período de tempo às vêzes surpreendentemente curto.

A palavra "rapport", que vem do francês, quer dizer "relação". Você vai aprender a usar a técnica do "Rapport". Fique tranquilo: O objetivo não é adquirir poderes semi-hipnóticos sobre o outro e penetrar em sua mente. Ao usar essa técnica fará com que a pessoa se sinta tão à vontade com você que irá revelar, naturalmente, coisas importantes para que você possa compreendê-la melhor e com isso tornar-se mais próxima. Assim sendo, podemos dizer que o objetivo de usar o "Rapport" é criar uma ponte até o outro, facilitando o contato e um maior nível de compreensão.

Pesquisa feitas comprovaram que numa comunicação o que menos atinge o interlocutor é o conteúdo das palavras.A linguagem não verbal de uma pessoa (gestos, posturas físicas etc.) e o tom de voz emitido por ela têm um peso muito maior no modo como sua mensagem será apreendida do que o que diz através de palavras . Acredito que isso seja uma surpresa para você.

Leia o experimento abaixo e com um grupo de amigos, tire a prova para ver como funciona.

Experimento: Pede-se a um participante da pesquisa que saia da sala. Combina-se com uma pessoa que ficou na sala que ela comunique aquele que está fora alguma coisa desagradável do ponto de vista do conteúdo logo que ele voltar à sala. Ao fazer a comunicação, deverá usar um tom de voz próprio para comunicar uma notícia agradável, acompanhado de uma linguagem corporal que inspire credibilidade e tudo mais que for necessário para passar a impressão de que está falando de um fato muito positivo. Para surpresa dos experimentadores, comprovou-se que a pessoa testada ouviu o que lhe foi comunicado de forma bastante distorcida, sendo muito mais influenciada pelo tom de voz e pela linguagem não verbal. Ficou, de certa forma, incapacitada de perceber que estava recebendo uma má notícia.

O "Rapport". Para iniciar uma conversa com uma pessoa que o atrai mas ao mesmo tempo o deixa inseguro, esqueça-se de você mesmo e passe a observar a pessoa de forma discreta. Você deve estar muito atento pois a base dessa estratégia que visa facilitar o início de um relacionamento é captar algum aspecto do comportamento da pessoa de quem, em breve, você se sentirá bastante próxima. Escolha algum aspecto do comportamento dela para imitá-lo de forma sutil e elegante. Se quiser, escolha vários, como são sugeridos a seguir.

1) Esforce-se, por exemplo, par perceber em que ritmo a pessoa respira e busque sintonizar e respirar no mesmo ritmo dela.

2) Postura corporal: Faça com que sua postura corporal combine com a postura do corpo do outro ou parte do corpo do outro. Se a pessoa estiver sentada procure sentar-se da mesma forma. Se estiver de pernas cruzadas, cruze suas pernas. Se ela estiver em pé, encostada em algum lugar, encoste-se também. Perceba que você, na verdade, está espelhando essa pessoa e mudará de gestos e posições sempre que for necessário para acompanhá-la.

3) Movimentos corporais: Escolha qualquer movimento do corpo da pessoa espelhada que seja constante, repetitivo, característico de seu jeito de ser. Observe seus gestos predominantes e, por sua vez, repita-os. Incline-se como ela, imite seus balanços corporais.

4) Expressões faciais: Adote suas expressões fisionômicas tais como: veja se ela mexe com a sobrancelha, se enruga a testa ou o nariz, se aperta os lábios, se tem o sorriso aberto ou contido, seu modo de olhar.

5) Qualidades vocais: Fique atento às hesitações quando ela fala, ao tom da voz, ao volume, veja se ela fala rápido ou lentamente, se sabe pontuar sua narrativa etc. e procure acompanhá-la.

6) Palavras processuais: Detecte as palavras e expressões mais usadas. São normalmente palavras-chaves que têm um grande valor para a pessoa. Ouvir você usar palavras tão conhecidas irá contribuir para que ela se sinta mais à vontade com você, pois irá parecer mais familiar, exorcisando o fantasma do desconhecido, que na maioria das vêzes é assustador.

7) Espelhamento cruzado: Outro recurso que você tem a seu dispor é fazer o espelhamento cruzado, que consiste em espelhar um aspecto diferente do comportamento do outro. Um exemplo: balance suavemente uma parte de seu corpo no mesmo ritmo da respiração do outro. Terá o mesmo efeito. Após ter treinado essa técnica com alguém poderá utilizá-la com a pessoa que realmente está lhe interessando. Irá perceber que pouco a pouco ela exibirá um comportamento mais accessível. Quando sentir que a relação foi estabelecida no nível desejado, você poderá começar a mudar seu comportamento, introduzindo seu modo de ser, seus movimentos etc. sendo quase certo que ela irá segui-lo. Aí você se dá conta de que pode conduzir a pessoa em outra direção. A grande regra é : ACOMPANHE, ACOMPANHE, ACOMPANHE ... e depois CONDUZA.

Da mesma forma que há pessoas que tocam músicas de ouvido, sem nunca terem estudado, há pessoas que sem nada aprenderem sobre essa técnicas e outras tantas, usam-nas sem perceber. Podem ser pessoas manipuladoras, sedutoras, que agem sem nenhum aprendizado prévio e conseguem sempre atingir seus intentos.

Na PNL, o acompanhamento e a condução pressupõem uma intenção positiva, ética. É a maneira eficaz de se aproximar de um resultado que estava difícil de ser alcançado. Esse exercício requer que você preste bastante atenção ao outro e que seja flexível o suficiente no acompanhamento para responder ao que vê, ouve e sente do outro.

Claro que terá necessidade de ter em mente um tema para conversarem. Talvez alguma pergunta que você possa fazer, demonstrando interesse pela vida dessa pessoa que lhe é tão especial. Agora, você pode se surpreender se perceber uma abertura espontânea da parte dela, tão fechada no início. Há casos em que ela o toma como alguém já conhecido há muito tempo, o que poderá despertar-lhe o desejo de tê-lo como confidente.

Veja que na Internet, onde a ausência do corpo dá margem a que a imaginação não se deixe cercear, cada um vê naquele com quem está trocando e-mails muitas coisas de si mesmo (o outro funciona como espelho), ou só enxerga as partes positivas. Essa é uma hipótese que encontrei para explicar as paixões fulminantes que costumam fazer com que os dois astronautas tentem retardar o encontro que pode funcionar como água na fervura. Depois do impacto inicial, em que comumente ocorre o esfriamento da relação daqueles que se julgavam totalmente apaixonados, realiza-se um processo de acomodação à nova situação. Retomam o relacionamento num ritmo mais realista (menos especular) embora sem aquele toque mágico do período em que nunca haviam se visto.

Bem, você está de posse de um instrumento poderoso e que deve ser usado com destreza e sobretudo com muita atenção. Para uma pessoa tímida pode ajudar bastante e se você for muito expressivo fisionômica e corporalmente, poderá ter um êxito ainda mais rápido no uso da técnica do "Rapport". Dê um retorno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário