Minha lista de blogs

domingo, 22 de agosto de 2010

ATENÇÃO:Giardíase - O que é? Como prevenir?





Giardíase - O que é? Como prevenir?

A Giárdia é um protozoário microscópico que parasita o intestino dos mamíferos, inclusive de seres humanos. Ela se apresenta em 2 formas básicas:

* Trofozoíto: estágio ativo e móvel que se encontra aderido no intestina delgado.

* Cisto: é o responsável pela transmissão da doença, pode sobreviver por vários meses em ambiente úmido e frio porem é sensível em condições de baixa umidade e de temperaturas elevadas.

O ciclo da Giárdia é muito simples, trofozoitos em condições apropriadas, ou seja, aderidos ao intestino de um mamífero ao qual estejam parasitando começam a eliminar cistos que são excretados junto as fezes dos animais contaminados e ficam expostos ao ambiente. A infecção ocorre através da ingestão de água, alimentos ou fezes contaminadas. Assim que esses cistos atingem o intestino delgado do novo hospedeiro sofrem a ação de enzimas e são liberados novos trofozoitos que iniciam a infecção e dão continuidade ao ciclo quando, dentro de 1 a 2 semanas começam a ser novamente eliminados nas fezes do novo hospedeiro.


Quando já localizada no intestino do hospedeiro fica aderida ao intestino formando uma espécie de tapete impedindo a absorção dos nutrientes podendo chegar a impedir ate 50% do trabalho intestinal causando doenças nutricionais como a síndrome da ma absorção podendo levar adultos e principalmente filhotes a altos graus de desnutrição e ate a morte.

Os sinais clínicos mais comuns da Giardíase são:

* Diarréia: pode ser de fezes pastosas ou líquidas e pode acontecer de forma intermitente, ou seja, vai e volta.

* Vômito: animais que começam a vomitar sempre ou ocasionalmente sem nenhuma causa aparente.

* Gases: Flatulência e aumento dos movimentos intestinais.

Alguns cães após serem infectados adquirem uma espécie de resistência a giárdia e podem ser portadores assintomáticos, ou seja, tem a doença mas não manifestam nenhum sintoma e podem estar contaminado outros animais.

Para o diagnóstico é necessário fazer exame de fezes, como o resultado vai depender de encontrar ou não cistos nas fezes e a eliminação dos cistos pode não ocorrer todos os dias, as vezes é necessário que se repita o exame no prazo de 5 dias para um melhor diagnostico. Filhotes de cães são infectados com muito maior freqüência, daí a importância de repetidos exames de fezes nessa fase.

Como medidas de controle recomenda-se não deixar fezes expostas ao ambiente, lavar o local onde o animal defecou com água e desinfetante e evitar que o local fique úmido pois o cisto da Giárdia sobrevive bem em lugares assim. Exames de fezes periódicos (3 em 3 meses) são indicados.

Existem alguns medicamentos para eliminar a Giárdia mas, como sua total eliminação e difícil recomenda-se sempre repetir o exame de fezes para ter certeza que o tratamento foi eficaz.

Recentemente chegou ao Brasil a vacina importada contra Giárdia

Nenhum comentário:

Postar um comentário