Minha lista de blogs

domingo, 22 de agosto de 2010

A seborréia e uma doença de pele que aparece com bastante freqüência em cães,



A seborréia e uma doença de pele que aparece com bastante freqüência em cães, muitas vezes crônica e caracterizada pela formação de caspas em grande quantidade, podendo ou não ser acompanhada de alterações da oleosidade da pele e dos pelos e, em alguns casos também inflamação. Em casos um pouco mais adiantados costumamos ver infecções bacterianas secundarias.
Os problemas de pele são muito freqüentes em cães, isso porque, embora não pareça, a pele canina e muito sensível e, quando comparada a pele humana, apresenta diferenças significantes, por exemplo:
- a pele humana e composta por 10 a 15 camadas celulares e tem variações de espessura de acordo com a região do corpo, chegando a 1,5 mm de espessura, tem seu PH em torno de 7,0 e se renova a cada 28 dias.
- A pele canina por sua vez e composta de 3 a 5 camadas celulares, tendo variações pelo corpo de 0,1 a 0,5 mm de espessura, podendo atingir 1,5 mm somente nas região nasal e coxins plantares, tem seu PH variando entre 5,5 a 6,5 e se renova a cada 20 dias.
A seborréia pode ser de causa hereditária, ou seja, vindo de pais ou familiares desse cão e que já tenham apresentado ou são predispostos a apresentar seborréia, ou ainda pode ser uma manifestação através da pele de que algo no organismo não vai bem, podendo ainda ser mais localizada em algumas regiões.
Os tratamentos são bastante variados e vão depender da forma de apresentação da seborréia. E preciso investigar se e uma seborréia primaria, por causa genética, ou uma manifestação de algum outro problema que precisara ser tratado também.
Em alguns casos somente banhos e um suplemento poderão resolver enquanto em outros será necessário o uso de medicamentos mais específicos.
Os cães que apresentam a seborréia primaria (de ordem genética) deverão ser sempre controlados porque não terão uma cura definitiva, e sim um controle apropriado da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário