Minha lista de blogs

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Pais tem participação na dependência dos filhos por álcool e cigarro Vício adquirido durante a adolescência é mais difícil de superar

Pais tem participação na dependência
dos filhos por álcool e cigarro

Vício adquirido durante a adolescência é mais difícil de superar.Jovens começam a fumar e a beber cada vez mais cedo e conhecem as primeiras drogas, como o tabaco e o álcool, dentro de casa. De acordo com o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a maior parte das pessoas com problemas com a bebida começam a consumir o produto antes dos 20 anos.

Segundo ele, durante a adolescência o cérebro ainda está se "adaptando para virar adulto", ao entrar em contato com uma experiência que dê prazer, cria-se uma pré-disposição que pode continuar a vida inteira.

A médica Stella Regina Martins, do Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas), diz que os jovens acham que estão no controle, começam a fumar e que podem largar quando quiserem. Consumo de álcool no Brasil começa aos 12 anos e meio

Pesquisa mostra que hábito de beber começa em casa..........O consumo de álcool é um assunto que envolve desde festas e comemorações ao perigo do abuso. Isso porque metade dos brasileiros admite beber com regularidade, independente da lei que só permite a venda de bebidas alcoólicas para maiores de 18 anos.

O hábito costuma começar em casa, muitas vezes estimulado pelos próprios pais ou irmãos mais velhos. E quando chega a adolescência, período repleto de mudanças físicas e emocionais, a bebida é uma forma de ter novas experiências e testar limites.

A prova deste contato estreito com a bebida está num levantamento feito por pesquisadores da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que revela que a idade média para começar a beber no Brasil é de 12 anos e meio.

A reportagem do Jornal da Record entrou no setor de bebidas de um supermercado em São Paulo e flagrou com uma câmera escondida como adolescentes escolhem bebidas e até dão dicas sobre a compra.

Veja também a equipe infiltrada em uma casa noturna frequentada por adolescentes, muitos deles menores, onde se compra bebida alcoólica sem dificuldade.

Segundo médicos consultados pela reportagem, o problema em começar a beber muito cedo é que aos 21 anos o cérebro ainda está em desenvolvimento. Além disso, o álcool pode trazer consequências como redução da capacidade de raciocínio e memória e dificuldade de concentração.

Veja a reportagem completa do Jornal da Record no vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário