Minha lista de blogs

domingo, 22 de agosto de 2010

Vacina V8. O que é?




Vacina V8. O que é?

A famosa vacina V8, contra oito doenças, com certeza você conhece, mas sabe exatamente do que se trata? Vamos tentar explicar um pouquinho dessa famosa vacina:

Trata-se de uma vacina para uso exclusivamente em cães e pode ser aplicada a partir de 6 semanas de idade. As duvidas começam já na leitura do rotulo da vacina onde constam somente 6 nomes de doenças, então porque V8? Isso acontece porque o adenovírus tipo 2 na verdade protege também contra as doenças causadas pelo adenovírus tipo 1 e a leptospirose que também aparece no rótulo tem 2 sorotipos diferentes, fazendo com que somente 6 nomes apareçam no rótulo enquanto imunizam contra 8 doenças.

Vamos a uma breve descrição das doenças:

CINOMOSE

Doença viral altamente contagiosa entre cães. De difícil tratamento a cinomose acomete com facilidade cães não imunizados e acaba levando a morte um numero altíssimo de cães sintomáticos. Em geral começa como um resfriado, as vezes o cão acometido apresenta um quadro de diarréia e em seguida acomete o sistema nervoso central, causando falta de coordenação principalmente nos membros posteriores e convulsões. Dos cães que conseguem se curar muitos deles acabam ficando com sequelas para o resto da vida.

HEPATITE INFECCIOSA CANINA

Causada pelo adenovirus tipo 1 é caracterizada por lesões hepáticas que podem causar aumento do fígado, dor, ascite (barriga d água) e icterícia (mucosas amareladas).

ADENOVIRUS TIPO 2 e PARAINFLUENZA

Esses dois agentes virais causam doenças respiratórias que, por si só não seriam muito graves mas, o que geralmente ocorre é uma contaminação secundaria por bactérias podendo tornar o caso bem mais grave evoluindo para uma pneumonia ou broncopneumonia.

PARVOVIROSE

Virose que acomete principalmente filhotes, em geral causando vomito e diarréia de sangue por alguns dias. Leva a uma profunda desidratação e a morte quando não tratada. Muitos cães, mesmo socorridos a tempo, podem não resistir a doença. No caso de filhotes entre 4 – 12 semanas de idade acometidos pelo vírus de forma sintomática ou não pode causar também miocardite, podendo levar a deficiência aguda do coração.

CORONAVIROSE

Também causa um quadro de vomito e diarréia, as vezes com sangue, porem em geral mais brando que a parvovirose, podendo se tornar complicado se houver contaminação secundaria por bactérias.

LEPTOSPIROSE

Estão presentes na vacina 2 sorotipos de leptospirose: L.canicola e L.icterohaemorrhagiae. Os sorotipos não são diferenciados clinicamente, somente em laboratório. A leptospirose é transmitida através da urina do rato podendo causar uma serie de sintomas desde apatia, vomito, icterícia a lesões renais severas e morte.O tratamento deve ser instituído o mais rápido possível e, mesmo tratados a tempo, alguns cães não resistem a doença.

Antes de ser vacinado o cão precisa ser avaliado pôr um veterinário para ter certeza que seu organismo esta apto a receber a vacina, alem de veterinários darem carteira de vacinação assinada e uma segurança maior de que a vacina usada é de boa procedência e foi bem acondicionada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário