Minha lista de blogs

domingo, 22 de agosto de 2010

DICAS>E INFORMAÇÕES>Gatinhos.AMOR INCONDICIONAL>





O AMOR INCONDICIONAL que o gatinho nos oferece,há de ser espalhado pelo homem,porque somente assim poderemos,viver em um mundo melhor.---1--- BANHO DO GATO





Os banhos dos gatos devem ser periódicos para a manutenção da saúde e pelagem perfeita. Lembre-se que gato toma banho e gosta muito, basta acostumá-lo desde pequeno.

Primeiramente, suas unhas devem ser aparadas com tesoura apropriada e suas orelhas limpas com solução anti-séptica.

Em seguida, deve-se colocá-lo em água quente, mais próxima possível de sua temperatura corporal (38,6º C). Para se colocar o gato dentro da água, é preciso pegá-lo com uma mão sob as patas traseiras e segurá-lo com a outra na pele do pescoço (nuca).

De preferência, colocá-lo embaixo de um chuveiro ou chuveirinho e molhá-lo, esfregando um sabonete neutro para retirar a sujeira mais grossa. Em seguida, aplica-se um xampu apropriado para a pelagem do gato, para isso, utiliza-se uma esponja para distribuir o produto em todas as partes do animal. Deve-se enxaguar muito bem para retirar todo o excesso de espuma e resíduos.

Na última lavagem, aplica-se um xampu hidratante ou com condicionador, para devolver o PH natural do pêlo. Novamente deve-se enxaguá-lo e o gato deverá ser envolto em uma toalha felpuda, para secá-lo.

Na última fase do banho, deve-se utilizar um secador de cabelos, de preferência o mais silencioso possível, numa temperatura de morno para quente, tomando o máximo cuidado para não colocar muito próximo do animal, e não queimar a sua pelagem. Neste momento, é importante o uso de bons pentes e rasqueadeiras para penteá-lo e retirar os pêlos mortos.

A escovação deverá ser feita sempre no sentido contrário ao nascimento dos pêlos, para que a aparência fique volumosa e bem solta. No final, o uso de um talco apropriado e bem perfumado é aconselhável para as pelagens claras e o toque de estilo é aplicar umas borrifadas de um excelente perfume próprio para gatos.
---2---COMO ESCOLHER UM FILHOTE DE GATO?





Escolher um filhote de gato não é uma tarefa fácil.

Devemos observar não só a beleza do gatinho, mas também a saúde física e, principalmente, a comportamental desse filhote.

O comportamento dos pais não pode deixar de ser observado, pois a personalidade do gato será determinada geneticamente, ou seja, "tal pai, tal filho". Parte da personalidade deste gatinho será determinada também pelas experiências que ele teve ainda cedo com seus irmãozinhos, adquirindo as essenciais lições futuras.

É muito importante para o filhote que ele tenha tido um contato físico, principalmente através de lambidelas, dadas pela sua mãe, porque assim ele aprende a ser tocado. Devemos observar também a atitude que o gatinho tem frente às pessoas, isto é, se ele permite ser manipulado, se tolera carinhos vindo de pessoas.

O mais importante não é "como" escolher o filhote, mas "quando" devemos escolhê-lo, porque o gato pode ter um período de socialização, no qual ele estaria se sensibilizando e reconhecendo os
elementos que lhe serão para sempre amigáveis.

Esses itens funcionam muito mais como dicas, já que cada gato é um indivíduo único. Além disso, muitas vezes nos deparamos com um gatinho órfão, e, nesse caso, o mais importante é tratá-lo com muito amor e carinho.
---3---dicas para quem tem gatinho de raça.PREPARAÇÃO DO SEU GATO PARA EXPOSIÇÃO





É necessária uma perfeita preparação do gato para a exposição, pois hoje em dia existe um alto nível de animais na pista.

Passos da preparação:

Grooming: são todos os atos que utilizaremos para destacar as características da raça. A preparação de um persa, por exemplo, começa não só na véspera do evento, mas em todos os cuidados que devem ser constantes.

Para um bom grooming, teremos que agir por partes: olhos, orelhas, juba, bochechas, corpo e cauda. O grooming deve ser feito 15 dias antes da exposição, deixando para a véspera somente retoques na cabeça.

Banho: para um perfeito condicionamento, devemos dar banhos nos gatos uma vez por semana em temporada de exposição, pois isto faz com que a pelagem cresça mais, conseguindo, assim, mantê-la em melhor estado.

Os passos do banho são: escovação, banho desengordurante, banho normal, banho para volume, banho para cor, enxágüe final e secagem.
--4----A INDESEJÁVEL MARCAÇÃO DE TERRITÓRIO






A demarcação de território pode ser porque os gatos se sentem ameaçados em seu próprio território ou por motivos emocionais, como, por exemplo, o estresse. Isso só acontece quando o gato tem contato com outros gatos, pois os que vivem sozinhos dificilmente demarcam o território.

Para evitar todo esse transtorno, a melhor forma, para quem possui vários gatos, é separá-los.

O conselho para os que possuem gatos apenas para companhia é castrá-los desde cedo, pois ao castrá-lo adulto, ele pode já estar habituado à demarcação.
---5----EXPRESSÃO CORPORAL: APRENDA A LINGUAGEM DE SEU GATO





expressão corporal dos gatos pode nos dizer, na sua essência, muito de seu sentimento, expressão e comunicação. São várias as formas pelas quais eles podem se expressar:

A cauda é um importante instrumento para o equilíbrio do gato. Por exemplo, se ele estiver em uma superfície estreita, usará a cauda para equilibrar-se.Além disso, quando o gato balança a cauda, busca tanto equilíbrio físico, como emocional;

Os felinos também usam as orelhas para expressar de forma muito nítida o que querem, geralmente significando:

Descontração, alerta, agitação, defesa e agressão;

O arqueamento do dorso é também uma forma de expressão corporal, pois ao fazer esse movimento, o gato busca "aumentar" o seu tamanho para desencorajar algum agressor;

O enroscar dos gatos entre as pernas não só significa um desejo de contato físico, mas também o de realizar uma amistosa troca de cheiros; os gatos ainda podem massagear o dono com as patas dianteiras, e isso significa uma reminiscência do comportamento infantil do mesmo quando é amamentado.

Por fim, o gato oferece a barriga para as pessoas acariciarem, mas isso apenas quando possuem um grau elevado de intimidade.
---5---- GATOS E CRIANÇAS





O gato ensina a criança que ela não é o centro do universo, pois ela aprende valores como convivência, humildade, amor, respeito, amizade, enfim, integração ao universo como um todo.

O convívio com o gato desenvolve também a responsabilidade e o cuidado com o outro, ensinando a criança, assim, a respeitar ao próximo.
---6----OS TRAMITES PARA EXPORTAÇÃO DE UM GATO





Primeiro: é muito bom saber de quem você está importando o gato. Cheque as informações para ver se o criador já enviou algum animal para o Brasil.

Cuidado com fotos, pois elas enganam muito, por isso é indispensável saber de quem se está comprando realmente. O criador exportador
deverá providenciar:

Atestado de sanidade assinado por um veterinário oficial

Atestado de vacina contra raiva, expedido pelo escritório local do Departamento de Agricultura.

Esses documentos devem ser autenticados pelo Consulado Geral do Brasil.

Segunda parte: quando o animal chegar ao Brasil, a receita federal deve conferir, juntamente com a vigilância sanitária, a documentação para, então, emitir a DSI.
---7----O NAMORO DO GATO: PODE O GATO RECUSAR O NAMORO OU VICE-VERSA?





Antes de mais nada, o animal deve ser submetido a um exame clínico e físico minucioso, feito, de preferência, por um médico veterinário experiente no assunto.

Os motivos da falha de criação podem ser desde uma simples incompatibilidade de temperamento entre o casal, até mesmo um problema grave de saúde ou um defeito congênito do aparelho reprodutivo.

Existem muitas causas para não ocorrer o acasalamento. Às vezes as fêmeas são muito agressivas, ou o gato pode não se interessar pela fêmea por ela não estar no dia certo (no cio); também é possível a gata ter um comportamento medroso ao se deparar com um gato em um ambiente estranho e, por isso, ela pode ter uma inibição do cio.
---8----ACNE FELINA











Lesões são encontradas com mais freqüência na região do queixo e do lábio inferior


A acne é uma doença de pele de gatos que afeta principalmente o queixo dos gatos. A maioria dos proprietários leva seus gatos ao veterinário com a queixa de que o gato está com o “queixo sujo”.

É uma desordem de pele bastante comum no gato, podendo ocorrer em qualquer idade. No entanto, é improvável que ocorra em gatos com menos de um ano de idade (“adolescentes”), pois é uma doença principalmente de animais adultos.

As lesões da acne são encontradas com mais freqüência na região do queixo e do lábio inferior, sendo de mais difícil visualização em gatos que apresentam pelagem escura. Cicatrizes e cistos podem ser observados em casos crônicos e severos.

A lesão típica é um comedão (“pontos pretos”) e, ocasionalmente, espinhas superficiais podem ser observadas. À medida que a lesão progride, o folículo piloso pode ser recoberto com secreções. Caso isto aconteça, o queixo torna-se inchado e inflamado. O gato torna-se sensível e resistente ao toque da área afetada.

Causas e diagnóstico

A causa da acne felina permanece desconhecida. Na realidade, é provável que existam diversas causas, sendo que as mais prováveis incluem:

1. hábito de autolimpeza pouco freqüente.

2. produção ou composição anormal de sebo, que é uma substância oleosa e macia produzida pelas glândulas da pele.

3. obstrução do folículo piloso quando o pêlo não é adequadamente removido.

4. defeitos na produção de queratina, que é uma proteína que mantém a camada de proteção da pele.

Em seres humanos, a acne está relacionada com níveis hormonais e com a presença de bactérias na pele. Uma clara associação entre hormônios, bactérias e desenvolvimento da acne ainda não foi demonstrada em gatos. É possível que exista um fator genético envolvido.

Para se eliminar outras possíveis causas de infecção da pele, diversos testes diagnósticos devem ser realizados. Quando necessários, tais testes geralmente envolvem a remoção de material da superfície da pele, a fim de investigar pequenos parasitas e a realização de cultura bacteriana e/ou fúngica.

Tratamento

O tratamento tópico (em uma determinada área) geralmente é adequado para a maioria dos casos de acne, mas casos severos podem necessitar de terapia sistêmica por via oral.

A tricotomia (retirada dos pêlos) do queixo é o primeiro passo do tratamento, permitindo a limpeza profunda dos folículos cobertos e a aplicação de medicação nas lesões. Uma vez que o queixo de alguns gatos pode estar extremamente sensível, a sedação pode ser necessária.

O tratamento deve ser continuado em casa. Os poros da pele abrem-se com a aplicação de calor na região. Um pano deve ser colocado em água quente e, a seguir, retirado o excesso de água. Em seguida, o pano deve ser colocado no queixo do animal por 2-4 minutos.

A aplicação da medicação tópica deve ser realizada após a remoção do pano. Existem diversos medicamentos disponíveis e a escolha é parcialmente determinada de acordo com a presença ou ausência de infecção. Se a infecção estiver presente, drogas antibióticas e antifúngicas podem ser administradas por via oral.

A Vitamina A por via oral ou tópica tem sido utilizada, mas a resposta varia muito e a medicação pode ser extremamente irritante à pele.

Prognóstico

A acne poderá ser um problema recorrente em muitos gatos. Ao primeiro sinal de recorrência, inicie o uso de compressas mornas e a aplicação da medicação tópica. Se isso não controlar o problema, seu gato necessitará ser reavaliado pelo seu veterinário.---9----C O R E S






Algo muito interessante na criação de gatos é a possibilidade de prevermos as cores que resultarão de um determinado acasalamento.
Isso é possível graças à genética, basta conhecer as cores dos pais e se possível de seus antepassados (através do pedigree).

Tudo isso porque o macho e a fêmea possuem códigos genéticos diferenciados e as cores que são apenas duas (preto ou vermelho) estão diretamente relacionadas ao cromossomo “X“.
Ao revisarmos nossas aulas de biologia lembramos que o macho possui dois cromossomos variados, um “X” e um “Y” sendo então identificado por “XY” já a fêmea carrega dois cromossomos “X” identificando-se então por “XX”.

É justamente o gene “X” que carrega o código genético para determinação da cor, assim sendo fica fácil deduzir que os filhotes machos herdarão sua cor apenas da mãe e os filhotes fêmeas receberão uma cor da mãe e uma cor do pai (porque herdam um “X” de cada).
É por isso que os filhotes machos possuem uma única cor e as fêmeas podem ter duas, surgindo assim gatas escamas.

Existe uma possibilidade genética para obtermos machos escama, mas é uma exceção a regra e um caso muito raro de acontecer.

As cores básicas são o preto (black) e o vermelho (red), todas as outras cores são derivadas dessas, como vemos a seguir:

*Preto: ele se dilui em Azul ou muta em Chocolate ou Cinnamon. Por sua vez o chocolate dilui em Lilac e o Cinnamon dilui em Fawn.

*Vermelho: se dilui em Creme.

O que determina se um gato será vermelho ou preto é o gene laranja e este é diretamente ligado ao sexo e por sua vez ao cromossomo “X”.

Por exemplo: Se uma fêmea preta acasala com um macho vermelho o resultado será: filhotes machos “pretos” ou “azuis” e filhotes fêmeas escamas “preto e vermelho” ou “azul e creme”.
Neste exemplo surge o gene para densidade da cor “D”, que provoca a diluição e que poderá se apresentar nos filhotes caso os pais o carreguem.
Assim como o gene para densidade da cor encontramos ainda uma série de outros genes como, por exemplo, o gene inibidor da cor (“i”) que se apresenta nos gatos silvers ou smokes, o gene do albinismo que controla a cor dos siameses, birmaneses, himalaias e etc., o gene dominante branco (“W”) que controla se um gato será branco ou não, além disto, ainda temos os genes que determinam as marcações que o gato apresenta em sua pelagem e assim por diante.---10---EVITANDO A PIF






PIF é a sigla para uma doenca viral felina chamada peritonite infecciosa felina.
Essa doenca deve ser a doenca mais mau entendida do planeta! Comecando pela péssima escolha do nome que foi dado antes de que se soubesse que nao se trata de forma alguma de um tipo de peritonite mas sim algo muito mais parecido com uma vasculite.
Um nome que faria mais sentido seria "doenca imune induzida por estress".
E de certo modo, é possivel de ser prevenida desde que os devidos cuidados sejam tomados e o organismo do gato respeitado.

E muito importante também que se entenda o que significam os estresses para o organismo do gato.
Stress percebido pelo corpo pode ser qualquer coisa desde um cheiro ruim ate um medicamento, é alguma coisa que faz o corpo e o organismo reagirem a algo adverso. Isso pode ser quimico, fisico ou emocional.

Evitar todas as formas de stress severo irá prevenir a PIF.
Em se tratando de gatos, é sempre util que se entenda o instinto predador deles e quais causas os levam a sentir um severo stress emocional. O resultado é que os maiores stresses podem ser considerados pelo desmame precoce, mudanca de lar, se sentir ameacado por humanos ou outros animais, ou seja, tudo que possa faze-los sentir a seguranca deles em risco.

Ja os stresses fisicos severos podem ser considerados coisas como falta de nutricao adequada, falta de proteina na alimentacao, ser alimentado raramente, trauma fisico ou acidente, doencas como mycoplasma, cirurgia de castracao (especialmente muito precoce)
Fatores quimicos de stress sao normalmente os maiores desencadeadores da PIF. Nisso, se incluem vacinacões precoces especialmente dadas antes dos 3 meses de idade, varias vacinas administras de forma conjunta e qualquer vacina dada com menos de um mes de intervalo. Os únicos estresses quimicos considerados mais violentos para o organismo do que as vacinas sao os esteroides como predinisona, dexamethazona, cortisona etc...

Fumantes na casa, produtos quimicos utilizados na limpeza e qualquer tipo de agressor quimico também devem ser evitados, mas raramente sao creditados a eles serem agentes pre dispositores para o desenvolvimento da PIF.
Sao necessários cerca de 3 grandes estresses em cerca de 1 mês para alcancarem o nivel de estresse que se acredita predispôr o corona virus regular a mutar para PIF.

Infelizmente a maioria dos veterinariosé muito mau infomados quanto as causas e predisposicoes a PIF.
Muito tristemente a maioria das pessoas que passa por um caso de PIF nao faz a conexão das causas com o desencadeamento da doenca. A PIF leva um certo período de tempo para se desenvolver mas isso nao e obrigatório.Sendo assim, alguns filhotes sao tratados de forma indevida quanto a prevenção da PIF e logo revendidos indo para suas casas antes mesmo de a doenca ter se desenvolvido por completo ou mesmo ser diagnosticada (o diagnostico é difícil) por isso as conexões com os estresses que predispuseram o gato ou filhote á doenca não são feitas e observadas como deveriam.

A maioria dos criadores de gatos costuma desmamá-los precocemente, vaciná-los precocemente, depois eles sao vendidos e mudam de lar, por vezes sao castrados, enfrentam os novos desafios de um novo lar, causando dessa maneira, estresses suficiente para em cerca de um mês predispor a mutacão do corona-virus para a PIF. Essa conexão não raramente é feita antes da PIF ser diagnosticada.

Nesse meio período, os problemas causados pela PIF costumam ser tratados com antibioticos que aceleram ainda mais o desenvolvimento da doenca, o que se agrava ainda mais conforme o animal não responde ao tratamento e os veterinários comecam a administrar imunossupressores. "ESSA É UMA DAS GRANDES RAZÕES QUE CONSIDERO ESSA DOENCA TAO MAU COMPREENDIDA".

Portanto, para evitar a PIF, deve-se evitar esses fatores que ocasionam estresses severos nos gatos e mantê-los sempre com a nutricão adequada.---11----GATO PERSA X HIMALAIA






O gato Himalaia é sossegado como os demais Persas, mas um pouco mais ativo
O Persa é o mais pacato dos gatos. O Himalaio faz parte da turma, mas seu grau de atividade obteve 5 pontos em vez dos 4,2 dados aos demais Persas.
O Himalaio costuma estar mais atento aos acontecimentos ao seu redor e movimenta-se um pouco mais. O Himalaio segue um pouco mais o dono pelas dependências da casa,

Alguns exemplares brincam um pouco mais que os Persas. Interagem mais com o dono nas brincadeiras e brincam mais sozinhos, além de o acompanharem um pouco mais pela casa.

Os olhos do Himalaio chamam muito a atenção. Os grandes e redondos olhos azuis do Himalaio - obtê-los no desejado azul intenso encontrado nos Siameses é um dos desafios da criação - ganharam 9,8 pontos contra 7,6 dos olhos cobre ou dourados dos Persas tradicionais. As pessoas se encantam com olhos azuis. É comum o comprador de filhote optar por um Himalaio por causa dos grandes olhos azuis.

O Himalaio mia pouco e baixo como fazem os Persas, mas sua vocalização é um pouco mais intensa
O Himalaio obteve 6,1 pontos em insistência para pedir coisas miando em vez dos 5,8 pontos dos outros Persas e 3,4 pontos em chamados da fêmea no cio em vez dos 2,7 dos demais.
No cio, a fêmea faz o chamado do macho com mais freqüência. O Himalaio mia um pouco mais que os demais Persas, seja para conversar com o dono, seja para pedir coisas. Há mais fêmeas que chamam o macho entre os Himalaios que entre os outros Persas.
---12----GATO PERSA






A origem OFICIAL do Persa remonta ao século XVI, época das grandes navegações européias em direção ao Oriente. Com a intensa exploração do comércio nesta região, começaram a chegar à Europa gatos de pêlo longo, provenientes da Turquia, e gatos mais encorpados, também de pêlo longo, vindos da antiga Pérsia (atual Irã).

Estes dois gatos foram cruzados entre si e seus descendentes originaram o atual Persa.
A primeira descrição precisa da raça aparece no livro de história natural de Georges Louis Leclerc Bufon (1707-1788) e o Persa apareceu pela primeira vez em uma exposição especializada no ano de 1871, na Inglaterra em uma exposicao organizada por Harrison Weir gerando um enorme interesse no palácio de Cristal, em Londres, onde participaram a rainha Vitória e o Príncipe de Gales como proprietários e expositores de exemplares Persas.

Em 1910, foi criado, na Inglaterra, o "Governing Concil of the Cat Fancy of Great Britain", quando foram estabelecidos os primeiros padrões da raça Persa, sempre ocupando uma posição de destaque dentro da aristocracia Felina.
Aquele gato parecia um brinquedo de pelúcia e tinha um comportamento completamente distinto dos felinos — um comportamento altamente dependente. Por causa disso, ainda hoje o Persa é o campeão de popularidade entre os gatos domésticos criados em todo o mundo.
Após aproximadamente um século, iniciam-se suas transformações, em primeiro, com cruzamentos de Persa com Angorás, para tornar sua pelagem longa e espessa, em uma pelagem mais sedosa e fina.
No final da decada de 1870 um grupo de criadores, começa os cruzamentos seletivos, com trabalhos genéticos, com a finalidade de obter um padrão ideal para a raça.

POREM, diz a historia nao tao divulgada q os persas remontam a uma epoca bem mais antiga,q eram gatos criados na Persia como animais de estimacao de luxo,usados como presentes e agrados para mulheres e chefes de estado.
Na epoca de DARYL TERCEIRO os harens eram cheios de mulheres e pasmem,de gatos persas!
Eles alem de serem adoráveis mascotes e "agrados" as mulheres assim como sedas e ouro,serviam tbem com o propósito de aliviar cólicas menstruais,uma vez q na epoca nao existiam bolsas térmicas,os gatos eram mantidos no colo a fim de aquecerem devido a vasta pelagem e assim aliviar o desconforto das colicas.
Os gatos persas so existem ate hoje porq qndo ALEXANDRE-O GRANDE invadiu a Persia,mais precisamente PERSEPHOLIS,se encantou com a beleza e docilidade dos animais,ordenando as suas tropas q nao tocassem e nao fizessem mau algum a tao adoráveis criaturas. Conta-se q alexandre e muitos homens de suas tropas inclusive levaram com eles vários exemplares e q isso ajudou mto a difundir e disseminar a raca mundo afora.


O Persa é o mais popular dos gatos de estimação, fato que se explica pela extrema beleza da pelagem e por seu temperamento mais calmo. Isso ocorre também graças aos criadores e aos clubes de criação, que trabalham para que a raça continue ganhando adeptos em todo o mundo. Essas características vêm sendo desenvolvidas e aguçadas através de cruzamentos programados pelo homem desde o século XVI.

Esta raça chama atenção pela exuberância da sua pelagem, que pode apresentar até cem cores já reconhecidas pelos maiores clubes de criação do mundo. Para que esta pelagem se mantenha sempre bela, são necessários alguns cuidados básicos, como escovações pelo menos três vezes por semana. Na época da muda, a escovação deve ser diária.

A escovação mantém a pelagem limpa, sem bolos ou nós e evita um outro problema muito comum entre gatos de pêlo longo: a ingestão de pêlos mortos durante a higienização natural (as lambidas). O acúmulo destes pêlos no estômago forma uma estrutura chamada pilobezoário, que é uma bola de pêlos mortos. Isso pode causar desde irritação da mucosa gástrica (gastrite) até úlceras e obstruções intestinais.

Outro cuidado que devemos tomar com os Persas é a limpeza dos olhos. Ela deve ser semanal e feita com soro fisiológico ou água filtrada e fervida.

Uma característica muito famosa do Persa, a cara achatada, encontra atualmente certa resistência dos criadores em termos de sua perpetuação. Foi comprovado que os exemplares com esta característica têm problemas respiratórios, secreção lacrimal intensa, conjuntivite, rinite alérgica e problemas locomotores devido à compressão do cérebro pela caixa craniana alterada. Notem q isso refere-se a exemplares extremados em demasia,com o nariz acima dos olhos,oq comecou a acontecer uma deternimada epoca,desde 1993 a FIFE comecou a alertar contra isso e hoje dificilmente sao vistos exemplares assim.A maioria das pessoas e mesmo criadores,sequer chegaram a ver animais com essa caracteristica!

Acasalamentos feitos na década de 50, logo após a 2ª Guerra Mundial, produziram focinhos mais curtos em Persas vermelhos (red) e em listrados de vermelho (red tabby). Foram apelidados de Peke-Face , em alusão aos cães pequineses, de cara chata.
Cerca de 20 anos depois, na década de 70, muitos Persas de cores variadas chamados de Pig-Face (cara de porco), tinham as feições mais chatas ainda. ---13---

Nenhum comentário:

Postar um comentário