Minha lista de blogs

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Tinta de cabelo errada? Saiba como limpar os fios.Dez dicas para deixar seus cabelos com extra-brilho









Não é difícil imaginar a cena: você vai ao cabeleireiro pede uma tintura ou um corte diferente. Senta, espera o resultado ansiosa e assiste toda aquela transformação pelo espelho. Ao terminar o serviço o cabeleireiro pergunta: gostou? Tarde demais, o estrago já está feito.

Muitas mulheres saem do salão de beleza insatisfeitas com o penteado, corte ou tintura. Para evitar esse tipo de constrangimento, é preciso ficar atenta com a tonalidade da pele. “O cabelo faz parte de um todo, por isso, a cor pode ser escolhida de acordo com a etnia e o estilo de vida de cada pessoa. As mulatas ficam bem com os tons chamados de quentes: castanhos avermelhados, acajus, marrons. Já as de pele mais clara, ficam bem com tons mais suaves com nuances douradas, acobreadas ou mesmo as acinzentadas”, orienta a coordenadora técnica da Wella, Alessandra Meder.

Outra opção é fazer um teste antes de escolher definitivamente a cor desejada. “Muitos profissionais fazem o teste da cor para verificar a tonalidade e reação do produto no couro cabeludo. Esse tipo de procedimento é feito em uma mecha perto da nuca, para que a diferença não fique evidente”, explica o cabeleireiro Wilson Duarte.

Na maioria dos casos, retirar a tintura do cabelo leva tempo, paciência e nem sempre o resultado é instantâneo. Cada coloração tem sua matizadora, ou seja, sua cor complementar. Os tons mais claros podem ser cobertos por tonalidades mais fortes. Já as cores escuras precisam de ação química e produtos de descoloração. Esse tipo de procedimento deve ser feito por um especialista da área e com produtos próprios para a situação.

“Na busca pela economia as mulheres acham que retirar ou modificar a tintura do cabelo é fácil e pode ser feita em casa. Esse tipo de tratamento deve ser feito em salões de beleza com acompanhamento, mesmo em situações simples como os retoques de raiz. É importante lembrar que o acompanhamento é feito desde a aplicação até a lavagem e retirada do produto”, alerta Wilson.

Segundo o dermatologista e médico cosmiatra Jardis Volpe, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, a recomendação é que as pessoas não passem tintura nos cabelos, sobretudo, as que têm fios mais frágeis e com tendência à queda. O alerta também é de evitar realizar dois tipos de química no mesmo dia. "Submeter os cabelos a químicas consecutivas pode enfraquecê-los ainda mais e promover o aumento da queda", comenta o dermatologista. Todos os médicos presentes no encontro chegaram ao consenso de que o correto é esperar pelo menos 15 dias entre uma e outra química.

A cor dos cabelos diz muito sobre você e o interessante é que a cor pode ser modificada de acordo com a estação, tendência, humor. Mas para isto é necessário usar produtos de qualidade nas mãos de um especialista de confiança.Dez dicas para deixar seus cabelos com extra-brilho...........

Dez em cada dez mulheres se preocupam com as madeixas e investem boa parte de seus salários em produtos que deixem a aparência dos fios mais saudável. Entre os maiores desejos da ala feminina é conquistar cabelos lisos, com volume controlado, sem frizz e, de preferência, com muito brilho. E é justamente sobre isso que nós vamos falar agora. Confira dez dicas rápidas e práticas, publicadas no site style.com, para ter o tão desejado cabelo brilhante.

1. O cabelo liso parece incandescente quando exposto à luz e esse efeito extra-brilho não é ilusão. A dica é usar chapinha, que ajuda a plissar a cutícula do fio e cria uma superfície para refletir luz. Na hora de escolher a chapinha, opte pelas de cerâmica, que protegem contra o calor excessivo;

2. O cabelo que tem tons claros e escuros parecem ser mais brilhantes do que as madeixas que têm uma cor só. Que tal investir em mechas? Se seu cabelo tem base escura, faça mechas mais claras. Se você já é loira, escolha tons mais claros ainda para fazer mechas;

3. A alimentação influencia na saúde do cabelo. Portanto, inclua no cardápio alimentos com ômega, como anchova e azeite de oliva. Seu cabelo fica hidratado e brilhante;

4. Procure produtos para turbinar o efeito brilho dos fios que contenham óleo de argan. Além de dar brilho, ele condiciona os fios;

5. Cabelos claros são mais porosos e suscetíveis ao acúmulo de sujeiras, portanto ficam mais brilhantes quando estão bem limpos, ou seja, quando acabam de ser lavados. Já cabelos castanhos ou acaju ficam mais brilhantes no dia seguinte da lavagem;

6. Um bom produto de silicone também ajuda a manter o brilho nos fios, mas podem deixá-los pesados se não for usado corretamente. Para cabelos finos, escolha um silicone com spray e aplique-o ainda com cabelo úmido do meio para ponta. Já para madeixas grossas, aplique o produto (mais ou menos do tamanho de uma ervilha) nas mãos e vá distribuindo pelos cabelos ainda úmidos;

7. Invista em tratamento de queratina que aumenta o brilho e combate o frizz por 3 meses. Para preservar o resultado, use shampoo livre de sulfato;

8. Cabelo brilhante é sinônimo de cabelo nutrido. Use produtos à base de vitamina E. Os antioxidantes aumentam a circulação, que estimula o crescimento;

9. Use o shampoo certo. Se seu objetivo é turbinar o brilho, opte pelos produtos que têm proteína e óleos nutritivos;

10. Evite escovar os cabelos com cerdas de nylon que são agressivas e podem aumentar a quebra. Use escovas de cerdas naturais, que distribuem os óleos nos cabelos, deixando-os mais brilhantes.
Vilões: entenda os perigos do secador e da chapinha...............A busca pelo cabelo impecável pede algumas loucuras de vez em quando. A praticidade e os avanços tecnológicos se tornam cada vez mais aliados da beleza. A fim de garantir o visual perfeito, a população feminina aderiu ao costume do secador e da chapinha para finalizar o look. A rotina que faz a cabeça das mulheres pode ser um erro fatal aos fios.

O uso frequente do secador seguido da prancha modeladora danifica o cabelo devido à alta temperatura dos aparelhos, até 200ºC. Por isso, é importante dar um intervalo de dois dias no uso para preservar a hidratação e o brilho dos fios. “O uso do aparelho se tornou tão comum, que as mulheres não imaginam o tamanho do problema que ele pode causar. Uma dica é usá-lo alternando os dias e com certa distância para não queimar o cabelo”, afirma o cabeleireiro Wilson Soares.

Para aquelas que não abrem mão do efeito liso, a opção é usar produtos antitérmicos antes de usar o aparelho. Isso minimiza os danos. “Os produtos finalizadores tem função termo protetora, que forma uma película em volta do cabelo. Essa proteção faz com que o calor não retire a umidade natural do fio e deixe-o com uma estrutura saudável”, explica a coordenadora técnica da Wella, Alessandra Meder.

Além dos protetores, máscara de hidratação, reparador de pontas, shampoo anti-resíduos, podem ser uma boa opção na finalização do penteado, hidratando os fios das agressões. Para aquelas que têm o cabelo fino, é importante evitar ao máximo a prancha. “O cabelo fino é muito sensível a alta temperatura. O uso acaba com a umidade do cabelo deixando-o completamente ressecado. Já as mulheres com cabelo grosso não precisam se preocupar, mas é sempre bom moderar no uso”, alerta Wilson.

A chapinha, vista como vilã por muitos cabeleireiros deve ser usada com o cabelo totalmente seco, para que não haja choque de temperatura e consequentemente ruptura dos fios. Essa proteção evita que os cabelos fiquem ressecados, quebradiços e sem vida.

Depois do longo uso de secadores e pranchas, é normal que o cabelo fique rebelde, com frizz e quebradiço. A dica é procurar um especialista e garantir tratamento intensivo. As opções são várias: máscaras hidratantes, cauterização, ampolas nutritivas, reconstrução à base de queratina, proteína e aminoácido. Assim, é possível hidratar o cabelo e devolver a saúde aos fios.Aprovado: linha Shitake Plus, da Bio Extratus.A linha Shitake Plus, da Bio Extratus é ótima para recuperar os cabelos desvitalizados. Logo na primeira lavagem já senti diferença na maciez e no brilho dos fios. A linha é composta por shampoo, condicionador, máscara, elixir nutritivo e finalizador. Optei por usar o combo de produtos a cada 15 dias para não pesar e carregar no couro cabeludo, mas para os casos mais agressivos, a linha pode ser usada diariamente. A ideia é cuidar do cabelo, reconstruindo a fibra capilar, devolvendo o brilho, leveza e vitalidade. Vale experimentar. SAC: (31)3855-3002.Mantenha os fios no lugar: evite a queda de cabelo.A queda de cabelo é um dos assuntos que mais preocupa homens e mulheres. As entradas e os fios fininhos são os principais sinais de que alguma coisa está errada com o organismo. Mas, não se preocupe, o problema tem solução.

Segundo a dermatologista Carla Albuquerque, a queda de cabelo pode ser causada por diferentes fatores. “Os problemas mais comuns são: distúrbios hormonais, estresse emocional, anemia, baixo nível de ferro baixo no sangue, falta de vitaminas, alterações na tireóide e químicas, como alisamentos e tinturas, por exemplo. Não podemos esquecer a “alopecia androgenética”, uma queda de cabelos determinada geneticamente, que pode ocorrer tanto em homens (com maior frequência) quanto em mulheres”, explica.

É importante procurar um especialista para descobrir o problema e direcionar o tratamento de maneira específica. De nada adianta investir em shampoos e loções anti-queda se a causa é uma anemia, por exemplo. Cada caso é um caso e dever ser e avaliado cuidadosamente pelo dermatologista.

“O ideal é evitar receitas caseiras e conselhos de “curiosos” e procurar um especialista para uma avaliação detalhada, com exame clínico e exames laboratoriais. Uma vez diagnosticada a causa da queda, podemos tratá-la de maneira mais específica e efetiva”, finaliza Carla Albuquerque.

Fique atento:

- Prefira alimentos com:

Beta-caroteno (encontrado nos vegetais alaranjados como a cenoura, e também em folhas de cor verde-intensa como a rúcula e o agrião)

Vitamina A (encontrada no bife de fígado, gema de ovo, leite e derivados)

Vitamina B (carnes magras, cereais integrais, legumes, grãos e nozes)

Zinco (ostras, fígado, leite e farelo de trigo) Aminoácidos e ferro (carnes vermelhas)

Dicas...

- Evite químicas, como escovas progressivas, alisamentos e tinturas
- Evite mega-hair
- Não tracionar demais os cabelos durante a secagem/escova
- Hidrate os fios uma a duas vezes por semana
- Evite banhos quentes e demorados
- Procure manter uma distância de pelo menos 15 cm entre o secador e os fios de cabelos
- Evite temperaturas muito altas quando usar o secador..........Cabelos brancos: e agora, disfarçar ou valorizar? Chega uma certa fase que os homens têm que decidir: assumir ou disfarçar os cabelos grisalhos? Essa escolha pode parecer difícil, mas independente do que optar, saiba que existem tratamentos para te ajudar nessa tarefa.

Conversamos com dois especialistas para saber o que os homens que optaram pelo visual grisalho devem fazer para cuidar dos fios, afinal esse tipo de cabelo é mais frágil, quebradiço e tende a ficar amarelado, se não for tratado. De acordo com Rick de Kastro, cabeleireiro do RW Persil Hair Design, o ideal nesse caso é usar shampoo de pigmento roxo. “A pessoa deve lavar uma ou duas vezes por semana para manter os cabelos sempre brancos, pois a poluição e o cloro, por exemplo, deixam os cabelos amarelados com o tempo”.

O hairstylist Paulo César Schettini dá a dica de hidratar e usar tonalizantes acinzentados para valorizar os grisalhos. “O ideal é passar o tonalizante de 30 a 30 dias, e shampoo cinza, semanalmente, para não perder a cor”, orienta.

Já os homens que preferem disfarçar os fios brancos podem encontrar uma ótima solução no reflexo inverso. “Esse tratamento é feito com uma touca descartável, em que são puxados fios bem finos e são coloridos com a cor natural do cabelo. O resultado é incrível. É possível rejuvenescer mais de 10 anos!”, garante Rick. A recomendação é fazer a cada 45 dias.

Agora se você é daqueles que sonha em se livrar dos grisalhos, mas tem medo que o cabelo desbote por causa da coloração, não se preocupe. Rick garante que, apesar do cabelo branco ser mais resistente do que os demais, é possível cobri-los sem que ocorram grandes desbotamentos dos fios. “Devemos fazer um bom diagnóstico e usar uma coloração de qualidade”, diz.

Ao ser questionado sobre qual é o ideal atualmente: disfarçar ou valorizar os grisalhos, Schettini logo dispara: disfarçar. Já Rick diz que depende de cada pessoa, mas indica reflexo inverso para os homens que tem mais de 60% de fios brancos e tonalizante da cor natural para aqueles que têm poucos fios brancos. Grisalhos ou não, o que importa é você se sentir bem e, claro, cuidar bem do cabelo independente do que escolher!....................Cabelos com efeito de 'queimados pelo sol' continuam em alta.Para quem achava que a moda do efeito sun kissed nos cabelos já estava ultrapassada, engana-sa. Ela continua mais em alta do que nunca. Os cabelos com mechas mais claras, que tem aquele efeito de "queimado naturalmente pelo sol", tem sido opção de muitas celebridades, como Jessica Biel e Ashlee Simpson, e até feito parte de campanhas de moda.

Mas a novidade é que ao invés de fazer as mechas californianas, método que clareia somente as pontas dos cabelos com água oxigenada, a opção que está sendo mais vista e que tem agradado muito, é a de fazer mechas mais desestruturadas da metade do cabelo até as pontas com tons mais naturais, como mel, acobreado e loiro médio.

De acordo com o cabeleireiro Marcelo Copa, do Salão da Praia no Rio de Janeiro, as mechas que dão esse efeito clareador combinam com pessoas que tem cabelos casatanhos, marrom e loiro escuro. "Quem tem cabelo castanho pode fazer mechas acobreadas, quem tem madeixa marrom pode optar por mechas mel e já quem tem cabelo loiro escuro, pode fazer mechas loiras mais claras", diz.

A vantagem desse procedimento é que a pessoa não precisa ficar indo ao cabeleireiro para retocar as mechas já que elas não são feitas desde a raiz. Para manter esse efeito de "queimado naturalmente pelo sol", o cabeleireiro indica que as mechas sejam retocadas de seis em seis meses.

Mas quem recorre às mechas e às tinturas de cabelo para mudar o visual e até ficar mais bonita, não está livre de redobrar os cuidados com as madeixas, já que esse tipo de procedimento resseca o fio. A dica é fazer tratamentos à base de proteína a cada 15 dias, além de usar shampoo hidratante, leave-in e máscara de hidratação regularmente", indica Marcelo.Aprovado: 3 Minutos Milagrosos, Pantene Pro-V..O último lançamento da Pantene promete restaurar os danos acumulados nos cabelos em apenas 3 minutos. Os agentes condicionantes com vitaminas e ácidos graxos revertem os males causados pela chapinha, secador e poluição. Com esta incrível promessa, lá fui eu testar a ampola nos meus fios descoloridos (e, portanto, ressecados apesar de tantos e tantos cuidados). Apliquei a ampola no banho (como meu cabelo não é longo, usei apenas metade do tubo) e sequei depois. O resultado é um cabelo incrivelmente macio. Minha escova caseira teve resultado leve como a escova de um salão, tudo porque o cabelo estava mais hidratado. O preço é bom também, R$ 4,99 para a ampola individual e R$ 13,99 a embalagem com três. SAC: 0800 70155515.

Nenhum comentário:

Postar um comentário