domingo, 22 de agosto de 2010
Castração -Em gatinhos e cachorrinhos. desfazendo mitos
A castração ainda deixa muitas pessoas mal impressionadas. Vamos falar um pouco dela e esclarecer algumas dúvidas. Em primeiro lugar é preciso diferenciar o lado emocional do ser humano do lado prático com que os animais reagem a ação dos hormônios. Cães e gatos acasalam para produzir filhotes, é o ato da reprodução que acontece quando os hormônios agem e o organismo esta pronto e fértil. Junto com ele vem as disputas, afinal, na natureza, os machos vão medir forcas e o mais forte vai sempre ter a preferência de acasalamento. Os hormônios também são responsáveis pelo forte odor da urina, principalmente nos machos, na natureza ela é usada para demarcar territórios e posses.
A castração é a forma mais indicada de evitarmos filhotes que muitas vezes são indesejáveis, acontecem por acidente e correm o risco de não ter um bom lar, comida, bons tratos e um dono que zele por eles. Além disso muitas pessoas tem cães em apartamentos, as cadelas tem cio e sangram durante 15 a 20 dias, muitas delas ainda desenvolvem a famosa "gravidez psicológica" (que na verdade é hormonal) e os machos, quando são dominantes, acabam urinando em diversas partes impróprias na casa como sofá de visitas, tapete novo e cortina da sala por exemplo.
Nos machos a cirurgia consiste na retirada dos testículos, deixando a bolsa escrotal vazia, em bem pouco tempo a pele se retrai e fica uma bolsa pequenina.
Nas fêmeas fazemos a retirada do útero e dos ovários, portanto não temos mais o período do cio que para muitos é um período bastante incomodo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário