Minha lista de blogs

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Decore ambientes seguindo o Feng Shui Entenda a teoria dos cinco elementos para combinar móveis e objetos.Ba-guá relaciona cantos da casa com áreas d



Uma das escolas mais antigas de Feng Shui, a Escola da Forma, observou a relação das energias da natureza e as mudanças climáticas de cada estação que altera as paisagens e criou a teoria dos cinco elementos: água, madeira, fogo, terra e metal. Eles possuem representações e significados distintos e podem ser combinados na decoração de qualquer ambiente para ativar a energia vital (chi) e conquistar equilíbrio físico e mental. Confira abaixo:

* Água- expressa recolhimento, aceitação e introspecção, que estão relacionados ao clima do inverno. As formas são sinuosas e as cores são o preto e o azul-escuro. Espelhos e vidros também simbolizam a água.

Onde usar:No guá do trabalho, regido pelo elemento água. Na entrada da casa com fontes ou espelhos.

* Madeira- significa o início, o crescimento, a expansividade. Por isso, sua estação é a primavera. O formato é cilíndrico e a cor é o verde. As plantas são a expressão maior desse elemento.

Onde usar: No guá da família e da prosperidade, comandados pela madeira. Nos ambientes com quadros de natureza.

* Fogo - simboliza a maturidade, o êxtase e a energia no grau mais elevado. O clima é o verão, a cor é o vermelho e as formas triangulares. Velas e luminárias são objetos mais representativos.

Onde usar: No guá do sucesso, regido pelo fogo. No escritório com uma bela luminária.

* Terra - representa a transição entre o verão e o outono, como uma pausa para a transformação. As cores são amarelo e marrom e o formato é quadrado. Os objetos que expressam a sua força são os de cerâmica.

Onde usar: No guá do relacionamento e no guá da espiritualidade, comandados pelo elemento terra. No centro da casa com objetos de cerâmica ou tons de amarelo.

* Metal - um elemento mutável, ligado ao outono, que lembra meditação, concentração e finalização. Suas cores são o branco e tons pastel, suas formas são esféricas e ovais e os objetos feitos de metal e pedras como o granito e cristais simbolizam sua energia.

Onde usar: No guá dos amigos e no guá da criatividade, regidos pelo metal. Na sala de estar com vasos redondos e no quarto das crianças com móbiles coloridos.

A combinação dos cinco elementos é sempre a melhor opção. Numa sala você pode ter a água representada em um espelho, a madeira numa mesa lateral, o fogo em um abajour, a terra em um tapete com formato quadrado e o metal em uma escultura feita desse material. Em um escritório você pode ter a água em um jarro de vidro, a madeira numa mesa, o fogo em uma vela, a terra em um quadro com tons de amarelo e o metal em cristais de quartzo. Lembre-se: você pode usar uma cor, um formato, um objeto, um quadro e - quando possível - o próprio elemento para compor a decoração de um ambiente.

Provavelmente você já sentiu o poder dos cinco elementos em lugares numa casa, restaurante ou hotel em que o clima é tão agradável que não dá vontade de ir embora.

Esse poder também pode ser forte quando há a predominância de um elemento, como, por exemplo, uma pousada toda construída em madeira, que transmite uma sensação mais aconchegante ou quente, e um estúdio com o teto alto, cheio de vidros e metal, que parece ser mais impessoal ou gélido.

Por isso, observe a sua casa ou local de trabalho e avalie se você tem uma boa composição dos cinco elementos em cores, objetos, móveis, decoração e arquitetura. Talvez você tenha tendência a usar mais um determinado elemento e isso pode ser uma questão de sua personalidade ou da sua energia do momento. Mas o ideal é equilibrar os ambientes incluindo alguns itens de outros elementos. Você pode se guiar pela lista acima, combinando principalmente cores e/ou objetos. Isso contribuirá para movimentar a energia, ativar o chi (energia vital) e assim melhorar a sua sensação de bem-estar.

Observação

Para identificação dos guás é preciso aplicar o baguá sobre a planta baixa da casa considerando a porta de entrada. No entanto, cada imóvel possui um formato de planta e uma energia diferente, por isso é importante fazer uma consultoria de Feng Shui para uma análise personalizada e sugestão de curas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário