Minha lista de blogs

sábado, 21 de agosto de 2010

Pizza pode ser saudável e ainda uma aliada da dieta Duas nutricionistas de São Paulo dão suas dicas para reduzir as calorias da refeição



Pizza pode ser saudável e ainda uma aliada da dieta
Duas nutricionistas de São Paulo dão suas dicas para reduzir as calorias da refeição.Quem é louca por pizza sempre sofre ao fazer dieta. Afinal, ela está entre os alimentos que caíram na lista de "vilões" do cardápio de quem pensar em perder peso.

Mas, segundo a nutricionista Lívia Nogueira, do Oba Hortifruti, em São Paulo, a pizza não precisa ser vetada completamente do seu paladar, já que a forma como ela é preparada pode fazer com que o prato fique saudável e bem menos calórico.

"O ideal é que a massa seja fina, o que garante uma pizza mais leve", recomenda Lívia. Preparar a massa integral é outra dica. "Os grãos integrais liberam glicose lentamente, impedindo que o carboidrato seja estocado como gordura no seu organismo", completa a nutricionista funcional Daniela Jobst, também de SP.

Excelente fonte de cálcio, o queijo é outro ingrediente sempre presente nas pizzas, fundamental para a formação e manutenção dos dentes, ossos e cartilagens. Além disso, é rico em proteínas, importantes para o desenvolvimento do organismo.

Sempre escolha uma mussarela light para montar a sua pizza, ou substitua o ingrediente por ricota temperada, ainda menos calórica

Já o tomate é fonte de minerais como potássio, cálcio, fósforo, sódio, magnésio e ferro, além das vitaminas A, B e C. Pode usá-lo à vontade na receita, mas cuidado com o excesso de sal.

Escolha ainda coberturas verdes (abobrinha, rúcula e escarola, por exemplo) para sua pizza e corte até 100 calorias da refeição. Outra opção bem leve é montar a opção de atum com cebola.

E não deixe os temperos de lado, que trarão ainda mais sabor e benefícios para a receita. O manjericão possui ação antiinflamatória e auxilia na digestão, por exemplo. Já o orégano ajuda a aliviar dores de cabeça e tem ação antibacteriana e antiinflamatória.

"Tomilho, manjerona, coentro, pimentão, salsa, cebola e alcaparra também são ótimas combinações para a pizza”, sugere Lívia. Confira abaixo uma receita de pizza vegetariana preparada pela especialista:

Ingredientes da massa
1 tablete de fermento biológico
1 xícara (chá) de leite desnatado
1 colher (sopa) de azeite
3 xícaras (chá) de farinha de trigo (pode ser a integral)
1 colher (café) de sal.

Ingredientes do recheio
4 de tomate em cubos pequenos
1 berinjela em cubos
1 pimentão vermelho em cubos
3 colheres (sopa) de champignon picado
1 colher (sopa) de orégano
2 colheres (chá) de azeite
2 dentes de alho amassados
150g de queijo mussarela light ralado

Modo de preparo da massa
Dissolva o fermento no leite morno e adicione o azeite, o sal e a farinha de trigo até ficar uma massa lisa que desprenda das mãos. Deixe crescer em um recipiente tampado por cerca de 30 minutos

Recheio
Coloque os tomates, a berinjela, o pimentão, o champignon, o orégano, o azeite e o alho em uma panela. Tampe e deixe cozinhar por 5 minutos. Reserve.

Montagem
Abra a massa em uma mesa enfarinhada e forre uma forma redonda rasa grande. Leve ao forno médio por cerca de 20 minutos. Retire, cubra com os vegetais e coloque o queijo por cima. Volte ao forno por mais 10 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário